Home Reportagens ‘Hella Mega Tour’ entregue com fluxo de trabalho de produção ao vivo ATEM

‘Hella Mega Tour’ entregue com fluxo de trabalho de produção ao vivo ATEM

Por Ricardo Batalha

A mixagem visual do conteúdo de dois telões IMAG nas laterais do palco e um videowall ao centro foi realizada no ATEM 2 M/E Broadcast Studio 4K com um ATEM 2 M/E Broadcast Panel

A Blackmagic Design revelou que a “Hella Mega Tour”, com as bandas Green Day, Fall Out Boy e Weezer, contou com uma solução de aquisição, controle e entrega da empresa para o conteúdo dos telões ao vivo e de cenários de vídeo exclusivos. A cada noite, as 21 datas da turnê nos EUA contavam com até 45 mil fãs em estádios da Liga Principal de Beisebol, incluindo Wrigley Field, Fenway Park e o Dodger Stadium de Los Angeles, fazendo deste o maior evento em um estádio desde a interrupção de shows de música ao vivo na primavera de 2020.

O diretor ao vivo e proprietário da Vis-A-Vis Video, Stuart Merser, desenvolveu e especificou o fluxo de trabalho de vídeo multicâmera, incluindo vários sistemas de travelling BlackCam que conectavam as câmeras às performances das bandas no palco. “Com espetáculos deste porte e com esta escala de pirotecnia, ter operadores no palco não era uma opção, mas achei que esta era uma maneira para os vocalistas, especialmente o Billie Joe Armstrong do Green Day, interagirem com os fãs”, disse Stuart. “Trouxe a ideia de uma câmera dinâmica automatizada à mesa para não colocarmos ninguém entre a banda e o público”.


A Vis-A-Vis desenvolveu três sistemas baseados nos sistemas de travelling BlackCam. O primeiro era o B60 portando uma URSA Broadcast com uma lente Canon CJ15ex4.3B em uma trilha de 18 metros. A trilha curvada de 90 graus corria ao longo do lado direito em frente ao palco e continuava por um palco semiarena de 9 metros em meio ao público. Um segundo sistema B60 com uma URSA Broadcast cobria o lado esquerdo da beira do palco, enquanto uma dolly B20 carregava uma Micro Studio Camera 4K em uma trilha circular fechada em torno do baterista Tré Cool do Green Day e seu kit.

“Queria transmitir o dinamismo do baterista sem ter um operador de câmera em pé em cima dele”, disse Stuart. “Não colocamos ninguém entre a banda e o público”, acrescentou.

O conteúdo dessas fontes, além de outra URSA Broadcast na frente do palco e mais três Blackmagic Micro Studio Camera 4Ks, era enviado por fibra SMPTE para alimentar uma mesa de produção personalizada montada em torno de um roteador Smart Videohub 40×40.

A mixagem visual do conteúdo de dois telões IMAG nas laterais esquerda e direita do palco e um videowall ao centro foi realizada no ATEM 2 M/E Broadcast Studio 4K com um ATEM 2 M/E Broadcast Panel.

“Desenvolvido e construído para se adequar a turnês, o sistema nos permitiu chegar e sair rápido dos lugares”, analisou Stuart. “Ele tem toda a flexibilidade necessária, possibilitando aos nossos engenheiros rapidamente chegar, conectar, testar, entrar ao vivo e sair novamente”.

Como se não bastasse as paradas programadas incrivelmente apertadas entre os dias da turnê, todos os lugares também estavam expostos aos elementos. “Enfrentávamos de tudo, desde o calor de 38 graus ao meio-dia no Texas até chuvas horrendas no sul”, recordou Stuart. “Pessoalmente, como diretor, não há nada mais eletrizante do que sentir a energia que meus operadores de câmera captam da banda para fazer do show o que ele é. Um diretor só é tão bom quanto sua equipe de câmera, e a minha equipe arrasa todas as noites”, completou..

Para o diretor, “depois dos últimos 18 meses, é fantástico colocar espetáculos musicais na estrada novamente. Espero que os fãs apreciem o esforço, carinho e atenção exigidos de tanta gente nos bastidores”.

Site relacionado: www.blackmagicdesign.com/

 

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados