Home Especiais Hitachi revela nova câmera para produção remota na NAB 2019

Hitachi revela nova câmera para produção remota na NAB 2019

Por Redação

A nova câmera SK-HD1800 conta com sensores CMOS e suporte para HDR

A Hitachi Kokusai Electric America Ltd. (Hitachi Kokusai) anunciou na NAB Show 2019, feira de tecnologia, entretenimento e novas mídias realizada entre 8 e 11 de abril em Las Vegas (EUA), o estúdio de HDTV SK-HD1800 e câmera de produção em campo, o mais recente lançamento em sua linha de câmeras de transmissão. Combinando a tecnologia de imagem CMOS implementada pela primeira vez na câmera ZHD5500, com uma roda de filtro motorizada de quatro posições para operação remota, a nova SK-HD1800 oferece qualidade de imagem para produções móveis.

Os sensores CMOS de obturador global e varredura progressiva do SK-HD1800 adaptam-se facilmente a uma ampla gama de condições de iluminação LED, permitindo a captura de vídeo de alto desempenho em estúdios de TV, igrejas, salas de esportes, locais de concertos e outras instalações onde luzes de LED ou grandes displays de LED são usados. Os avançados sensores 1080p combinam-se com o renomado processamento digital de sinais e tecnologia de circuito de baixo ruído da Hitachi Kokusai para oferecer uma qualidade visual cristalina com sensibilidade superior, alta fidelidade de cores e relação sinal/ruído de 62dB.

“O uso de iluminação e displays de LED em ambientes de produção ao vivo continua a se expandir rapidamente, e nossa câmera Z-HD5500 provou ser extremamente popular por sua capacidade de capturar vídeo de alta qualidade nessas configurações muitas vezes desafiadoras”, afirma John. J. Humphrey, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Hitachi Kokusai Electric America Ltd. “Ao mesmo tempo, recursos como suporte de roda de filtro motorizado e operado remotamente tornaram nossa série de câmeras SK a escolha preferida para produções remotas e móveis. O novo SK-HD1800 oferece aos clientes o melhor dos dois mundos e combina com a família CU-HD1300 de unidades de controle de câmera (CCUs) para suportar com flexibilidade – 2 tendências em evolução na indústria, incluindo fluxos de trabalho HDR (High Dynamic Range), 4K e IP. ”

A nova câmera suporta especificações HDR, incluindo HLG (Hybrid Log-Gamma) e HPQ, que é compatível com o padrão aberto HDR10 para TVs de consumo.

O emparelhamento do SK-HD1800 com uma CCU da série CU-HD1300 da Hitachi Kokusai forma um sistema de câmeras flexíveis que suportam uma ampla gama de infraestruturas de produção e requisitos de produção. A nova câmera suporta conectividade de fibra óptica SMPTE e triax digital e pode ser combinada com uma CCU de fibra ou triax dedicada ou com o CU-HD1300FT de cabo duplo para maior flexibilidade de implementação.

Transpondo eficientemente fluxos de trabalho de produção HDTV e Ultra HD, um módulo de saída 4K opcional para o CU-HD1300 transforma vídeo 1080p adquirido nativamente da resolução SKHD1800 para 4K/UHD e produz o resultado em SDI de 12 Gbps de link único ou 3G-SDI quad-link conectividade. Enquanto isso, uma opção SMPTE ST 2110 para o CUHD1300 permite a integração perfeita do sistema de câmera SK-HD1800 aos fluxos de trabalho de produção baseados em IP, oferecendo suporte à transição de radiodifusores de banda tradicional para redes de mídia mais flexíveis.

Ambas as opções de saída 4K e SMPTE ST 2110 suportam totalmente as capacidades de HDR do SK-HD1800. Melhorando ainda mais a produção HDR, uma opção de firmware para o CU-HD1300 permite que os usuários adquiram HDR otimizado e vídeo de faixa dinâmica padrão (SDR) simultaneamente com uma única câmera, fornecendo ajustes de sombreamento de vídeo separados para saídas HDR e SDR. Isso proporciona benefícios criativos e financeiros em comparação ao uso de câmeras separadas, permitindo a consistência da tomada enquanto reduz os custos operacionais e do equipamento.

Em entrevista para a Panorama Audiovisual na NAB Show 2019, o Vice-presidente de desenvolvimento de negócios, Jonh Humphrey, afirma que a nova câmera pertence à linha premium e incorpora todas as tecnologias disponíveis atualmente a um preço acessível. “Especificamente a câmera conta com o sensor CMOS ( dois sensores 2K up converted) e o motor remoto para produções remotas e móveis ao vivo em competições esportivas e igrejas, por exemplo. O sistema completo, com alta performance CCU da série CU-HD1300, dependendo das opções, sai por US$ 28 mil.” O executivo também mostrou outra novidade na linha de câmeras (veja foto ao lado), um modelo 4K micro para utilização em cirurgias e microscópios, desenvolvida pela divisão de tecnologia médica da Hitachi.

Veja todas as notícias da NAB Show 2019 aqui.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados