A emissora chinesa lançou a primeira unidade móvel da China capaz de produzir Dolby ATMOS 5.1.4 com monitores Genelec no centro do seu áudio
A emissora chinesa Hunan TV lançou a primeira unidade móvel chinesa capaz de produzir Dolby ATMOS 5.1.4, com monitores Genelec no centro do seu áudio. O integrador de sistemas chinês NDT Group liderou o trabalho com o engenheiro sênior de gravação da emissora, Long Hongliang, tanto no projeto quanto na integração dos sistemas de áudio da unidade. “Este projeto representa um marco para a Hunan TV, bem como um passo muito significativo para a indústria de televisão na China”, explica Hongliang. “Não poderia haver riscos na escolha do equipamento, tudo tinha que ser o melhor.”
O interior do veículo é dividido em quatro áreas diferentes: a área de mixer principal, a área de transmissão, os racks de equipamentos e o armazenamento. As dimensões do veículo impossibilitaram a instalação ideal dos monitores, particularmente para os oito monitores surround, além de limitar o tratamento isolante acústico, o que acaba gerando um desequilíbrio nas frequências médias e baixas e certo som estrondoso.
Para resolver esses problemas, o engenheiro de gravação da emissora escolheu os monitores Genelec SAM, que se integram ao software GLM para garantir que todo o sistema de monitoramento seja calibrado, obtendo o resultado de audição ideal. O monitor coaxial de três vias da série The Ones, 8351, ocupa a posição dos monitores frontais. Já nas posições laterais esquerda e direita está um par de monitores bidirecionais 8240, enquanto quatro monitores compactos 8320 são discretamente instalados dentro do teto do veículo. Com uma profundidade de menos de 6 polegadas, esses monitores são facilmente localizados dentro do espaço do teto.
Também há dois subwoofers SAM 7260 adicionando uma base sólida em baixa frequência para o sistema imersivo do celular. Os usuários, via GLM, podem alternar entre as configurações do monitor e os formatos surround com um clique, de um simples estéreo para surround e qualquer formato maior até ATMOS.
“Estou confiante de que a implementação desta solução de monitoramento Genelec e Dolby ATMOS nesta nova unidade móvel inspirará muitas ideias mais criativas dentro da indústria chinesa de transmissão”, afirma Hongliang. “É um ótimo exemplo do que pode ser alcançado e já está trazendo qualidade e amplitude para a produção de áudio dentro de nossa programação televisiva. Acima de tudo, gera a oportunidade para uma maior riqueza de novos conteúdos. O caminhão já foi usado em vários shows e eventos importantes, e esperamos que ele participe de muitas produções ao vivo de grande formato em 2018 e além.”