Home Especiais IBC 2018: EVS impulsiona a criação de experiências de visualização com maior retorno sobre o investimento

IBC 2018: EVS impulsiona a criação de experiências de visualização com maior retorno sobre o investimento

Por Redação

A EVS está mostrando, inclusive através de uma parceria com o IBCTV, como a plataforma de tecnologia VIA forma a base de seus mais recentes produtos, incluindo X-One, Xeebra, DYVI e a nova versão do IPDirector

Aqueles que visitam o estande da EVS no IBC 2018 vão descobrir a nova plataforma VIA e ver como sua tecnologia Connected Live e suas soluções Creative Live se unem para oferecer experiências de visualização, permitindo aos produtores de conteúdo gerar um retorno da emoção do público.

Apresentada na última NAB, feira de tecnologia brodcast realizada em abril em Las Vegas (EUA), a VIA é uma nova plataforma tecnológica construída com uma arquitetura baseada em microsserviços e baseada em três pilares: VIA Flow, VIA Mind e VIA Opengate. O VIA Flow usa serviços modulares para simplificar o gerenciamento de mídia e criar fluxos de trabalho personalizados, o VIA Mind usa o poder da inteligência artificial para criar fluxos de trabalho mais inteligentes e o VIA Opengate usa uma API aberta de fácil integração com sistemas de terceiros todos para cada serviço empresarial.

Em todo o IBC, a EVS está demonstrando como a VIA forma a base dos mais recentes produtos da EVS, incluindo X-One, Xeebra, DYVI e a nova versão do IPDirector. O estande também apresenta uma demonstração do VIA Flow Monitoring, um serviço que amplia os recursos da sua solução de contribuição C-Next, usada para fluxos de trabalho de produção em vários locais. O serviço fornece uma visão transparente e um status instantâneo das tarefas e fluxos de trabalho usados para executar e monitorar as trocas de arquivos entre os centros de produção.

Conectado ao vivo

As demonstrações da tecnologia Connected Live da EVS incluem o Score Master, o sistema de roteamento e orquestração IP ao vivo baseado no EVS SDN, que facilita o gerenciamento, o monitoramento e a configuração de terminais inteligentes dentro dos fluxos de trabalho de produção de IP ao vivo.

O PM-Z, apresentado no IBC2018, é o novo módulo de processamento de hipervisores da EVS, uma solução pronta para uso projetada para implementação em unidades de produção de objetos móveis. A solução permite que os provedores de instalações virtualizem vários aspectos de sua infraestrutura de produção, otimizando o espaço em rack e expandindo as necessidades de produção em tempo real, conforme necessário.

No estande da EVS, também está em exposição a próxima geração de servidores de produção ao vivo. O XT-VIA é projetado para a produção de esportes ao vivo, enquanto o XS-VIA, para as necessidades de centros de transmissão modernos e operações de estúdio. Ambas soluções oferecem as atualizações mais significativas para a linha de servidores EVS com seis canais UHD-4K configuráveis ou 12 canais Full HD 1080p, bem como suporte total para operações HDR ao vivo. Os novos servidores EVS também oferecem conectividade IP nativa para operações de IP ao vivo – usando o padrão SMPTE 2110 – juntamente com a flexibilidade do 12G SDI.

Creative Live

Quando se trata de soluções Creative Live, é possível experimentar a evolução mais recente do IPDirector. O sistema PAM ao vivo da EVS inclui novos recursos de fluxo de trabalho totalmente baseados em IP, gerenciamento de conteúdo à prova de conteúdo para 1080i, HDR 1080p ou HDD-HDR, suporte avançado a feed de dados e um novo add-on para publicação em mídias sociais A versão mais recente do IPDirector também integra nossa solução de contribuição C-Next e as ferramentas remotas de navegação e edição IPWeb e Xplore, oferecendo maior acesso a mídia e maior colaboração entre vários sites de produção.

O sistema de produção unificado, X-One, oferece a um único operador a força total da experiência de produção ao vivo do EVS através de uma simples interface de usuário por toque. Perfeito para a produção de pequenos e médios eventos ao vivo, o sistema EVS permite até seis entradas de câmera, que os operadores podem usar para alterar mais de 12 fontes, para criar repetições, controlar áudio, reproduzir elementos, cortar uma entrada ao vivo e até adicionar gráficos e transições para a programação ao vivo.

O sistema de arbitragem de vídeos EVS Xeebra foi adotado para o uso das partes interessadas nos principais esportes internacionais, incluindo futebol, rúgbi, ciclismo e corridas de cavalos. A versão mais recente usa a funcionalidade IA (inteligência artificial) controlada pela VIA Mind para calibrar automaticamente o campo de jogo para facilitar a adição de uma linha de impedimento completamente precisa. Ele também possui um fluxo de trabalho centralizado e flexível para implantação em um centro VAR centralizado, alimentado por várias instalações esportivas remotas.

O uso crescente de DYVI em múltiplos ambientes de produção também será destaque. A EVS está mostrando como o seu mixer definido por software aumenta a criatividade e a eficiência das equipes de produção que cobrem esportes e notícias ao vivo com aplicativos de mixagem de visualização ao vivo que vão além dos formatos de vídeo 16: 9, bem como suporte IP nativo em ST2110.

IBC TV

Mais uma vez, a IBC TV utiliza a tecnologia EVS para oferecer notícias relacionadas ao evento e entrevistas ao vivo para as telas de todo o centro de exposições do pavilhão RAI e do website. Nesta ocasião, a IBC TV e a EVS darão um passo em frente na apresentação das mais recentes tecnologias de produção ao vivo, uma vez que toda a rede funcionará em IP com a norma SMPTE 2110.

O fluxo de trabalho de produção de IP ao vivo é implantado em vários locais dentro do imenso recinto. A equipe de produção opera a partir da sala de controle principal do Hall 13, controlando as transmissões de vídeo ao vivo capturadas pelas câmeras Grass Valley LDX 86 conectadas ao ST-2110 através de uma estação base XCU habilitada para GV IP e transportadas desde as salas de conferência e o estúdio principal através de uma rede de fibra conectada a 10 Gb/s e 40 Gb/s.

A sala também está equipada com o sistema PAM ao vivo IPDirector da EVS, que fornece um aplicativo centralizado para navegação, controle, edição e emissão de conteúdo. Os editores estão usando o plugin IPLink da EVS para acessar instantaneamente qualquer mídia disponível no armazenamento nearline EVS de seus editores Adobe Premiere Pro CC. O mixer GV Korona K-Frame V-series e o multiscreen Grass Valley também são conectados à rede IP.

O data center IP está instalado no estande da EVS no Hall 8, onde os servidores de produção ao vivo da XT-VIA, que controlam a entrada de feeds ao vivo e a transmissão de programas, são hospedados junto com um sistema central de armazenamento nearline XStore, um switcher Arista e o sistema de arquivos EVS XTAccess. Os equipamentos de outros fornecedores que participam do fluxo de trabalho são as soluções KVM da IHSE e Embrionix com sua solução de gateway emSPF SDI/IP para acelerar a produção IP remota.

A orquestração de fluxos IP ao vivo entre os terminais da rede que atendem ao SMPTE 2110 será o sistema de roteamento IP Score Master da EVS. Ele está localizado na rede IP da Arista e atua como a peça central de todo o fluxo de trabalho de produção. Sua arquitetura definida por software garantirá o roteamento de fluxo através da rede e fornecerá aos operadores uma visão geral de segundo a segundo de toda a rede durante toda a operação ao vivo.

Com tudo isso, os visitantes do estande 8.B90 da EVS podem ficar próximos com o compartilhamento instantâneo de mídia em vários locais, pós-produção rápida e entrega instantânea de mídias sociais usando o IPDirector do sistema PAM ao vivo da EVS. DYVI, o mixer de produção ao vivo da EVS, mostrará como sua arquitetura baseada em software facilita as operações das redações de forma rápida, simples e intuitiva.

“um servidor muito robusto em termos de capacidade e funcionalidades. Muito interessante que o showcase que estamos usando, estamos mostrando uma solução integrada aqui no nosso estande.

Em entrevista para a Panorama Audiovisual, Cristiano Barbieri, gerente de vendas LATAM da EVS, comenta como o uso do XS Via como infraestrutura de servidor e as demais tecnologias da empresa estão sendo utilizadas pelo canal de televisão do IBC para produzir notícias da feira em tempo real. “Toda a nossa infraestrutura está conectada via IP com o IBCTV, que está no hall ao lado do nosso estande, e lá está instalado um backbone IP de 40 G/s conectando esse site ao outro, onde uma solução replicada dá suporte ao estúdio. Estamos conseguindo fazer uma solução de notícias com múltiplos sites e produção remota em IP durante o IBC”, destaca Barbieri.

Acompanhe a cobertura do IBC na página da Panorama Audiovisual no Facebook, aqui no nosso portal especial e também por meio das nossas Newsletters enviadas diariamente – se você ainda não recebe nossas notícias por email, clique aqui para se inscrever.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados