Home Especiais IBC 2018: Panasonic traz switcher para produções de grande porte e câmera PTZ

IBC 2018: Panasonic traz switcher para produções de grande porte e câmera PTZ

Por Redação

O switcher AVAHS 7300 e a câmera PTZ 4K AWUE 150 são os grandes destaques da Panasonic nesta edição

Sob o slogan de “Esportes e Entretenimento Ao Vivo”, a fabricante japonesa Panasonic demonstrou a mais recente linha de sistemas de estúdio, ENG e câmeras remotas, juntamente com uma rede expandida de soluções complementares de terceiros, que vão desde robótica e transmissão até sistemas de rastreamento, no IBC 2018 – feira de tecnologia broadcast e produção audiovisual. Os grandes destaques são o switcher AVAHS 7300 e a câmera PTZ 4K AWUE 150.

Switcher AVAHS 7300

Com 72 entradas e 42 saídas, o switcher AVAHS 7300: switcher foi projetado para produções ao vivo de grande porte. A solução trabalha em 4K com quad 3G e também oferece oito canais de monitoramento de vídeo, todos com frame sink e correção de cor. É uma solução pensada para as produções esportivas e de grande porte que virão nos próximos, segundo a Panasonic.

Câmera PTZ AWUE 150

A câmera PTZ AWUE 150 é um modelo tudo-em-um que trabalha em 4K, com o dobro do padrão europeu de exibição, ou seja, 50 frames, e HDR integrado. A integração é fornecida através de uma variedade de interfaces 4K, incluindo 12G-SDI, HDMI, OpticalFibre e IP que suportam o modo HDR. Além disso, a câmera pode produzir simultaneamente 4K e Full HD. Este novo modelo é o primeiro em sua classe a apresentar 4K 50p e um amplo ângulo de visão de 75,1 graus horizontalmente com zoom ótico de 20x e com zoom inteligente de 32x (no modo HD).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O novo recurso de corte permite fazer três recortes simultâneos Full HD a partir de uma única imagem 4K, isso oferece maior flexibilidade e, juntamente com seu tamanho compacto, é a melhor opção para locais desafiadores. Assim é possível enviar diferentes cortes da imagem e com uma única câmera PTZ é possível fazer inúmeros presets de corte. Essa função é muito interessante para eventos ao vivo, shows ou conferencias, onde é necessário buscar um assunto no fundo da imagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras características incluem saídas SDI, HDMI e IP; um grande sensor MOS tipo 1, fibra óptica, estabilizadores ópticos e novo suporte para UI na Web. Ainda não foi anunciado o valor de venda ou adaptação para o mercado americano e brasileiro, mas mostra o que a Panasonic está buscando para o futuro.

Controle remoto AW-RP150

Além do lançamento da câmera, a nova unidade de controle remoto AW-RP150 também está em exibição, oferecendo uma grande tela LCD para monitoração e configurações de menu. O controlador oferece grande facilidade de uso e é operado com uma única mão com um joystick além da operação tradicional de duas mãos que gerencia todas as operações de controle.

O controlador é compatível com o UE150, assim como com os modelos de câmeras anteriores da Panasonic. O RP150 também adiciona uma entrada SDI ao painel LCD para monitoramento de controle, e é capaz de suportar até 200 câmeras em 20 grupos. “O UE150 é realmente o modelo de referência em produtos PTZ de ponta. A sua usabilidade é a melhor do mercado e pode controlar tanto as câmaras como a funcionalidade de recorte, permitindo aos utilizadores gerir vários feeds de vídeo de cada câmara”afirma Sivashankar Kuppusamy, diretor de marketing EMEA da Panasonic. “Quando combinados com a nova unidade de controle da câmera, temos certeza de que as operadoras terão uma solução de câmera remota que lhes proporcionará a melhor qualidade possível em sistemas de câmeras remotas para todos os tipos de mercado, desde instalações corporativas a um uso muito exigente de TV.”

Sistema multicâmera 8K ROI

A Panasonic apresentou um novo sistema multicâmera 8K ROI (Região de Interesse) no IBC 2018, mudando o panorama da produção de transmissão, permitindo que até quatro imagens HD diferentes sejam produzidas simultaneamente a partir de uma única câmera 8K. Disponível a partir do verão de 2019, o sistema melhora a eficiência operacional, permitindo quatro recortes separados de uma tela de imagem de 8K, reduzindo os custos operacionais em uma infinidade de aplicações de produção em potencial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com tecnologia de correção de imagem automatizada, o sistema de câmeras garante que quaisquer imagens distorcidas sejam corrigidas e recortadas com uma imagem Full HD natural e recortada de dentro da imagem principal de 8 K. Várias câmeras podem ser integradas em todo o sistema, com uma câmera principal controlada pelo operador câmeras, que também podem ser pré-programadas antes do evento. Como resultado, um único operador pode controlar várias câmeras, cada uma com vários recortes pré-definidos para uma operação multi-câmera versátil, mas econômica.

O sistema é capaz de reduzir drasticamente os custos operacionais em muitos eventos comuns, tornando-o adequado para transmissão de esportes, testes e aplicações de estúdio. Além disso, ele ajuda a aumentar as receitas em eventos ao vivo porque é necessário menos espaço para acomodar as câmeras dentro dos espaços. A Panasonic também apresentou um processador de 8K Media over IP (MoIP). Com base nos padrões de transmissão IP (ST2110), o sistema suporta escalabilidade, operação remota e compartilhamento de recursos com o potencial de expandir a conectividade de roteamento IP.

O processador de mídia é demonstrado tanto como um gateway IP/SDI quanto como um mainframe de switcher escalável, que permite a operação do switcher 2ME junto com a operação mais convencional do painel de controle do switcher. “Mudando de múltiplas câmeras 4K ou Full HD para a recém-lançada 8K da Panasonic, as empresas de produção são capazes de reduzir significativamente os custos sem causar impacto na experiência imersiva que estão procurando criar”, explica Sivashankar Kuppusamy, gerente de marketing EMEA na Panasonic.“ Até o momento, o 8K foi reservado apenas para uso de nicho. Estes desenvolvimentos trazem-na à terra, a um nível que pode beneficiar toda a indústria.”

Andre Meterian, diretor da unidade de negócios de sistemas profissionais de vídeo EMEA da Panasonic, afirmou: “Na Panasonic, pretendemos fornecer inovação contínua em transmissão ao vivo, melhorando os fluxos de trabalho e reduzindo os custos para nossos clientes. Ao fortalecer os relacionamentos com organizações de terceiros, também apresentamos soluções para aqueles que buscam integração fora da caixa de entrada para uma variedade de sistemas robóticos. Essa inovação está impactando toda a indústria, desde o estúdio até eventos ao vivo e corporativos.”

Firmware AK-UC4000

A Panasonic também anunciou uma atualização de firmware de alta velocidade (modo 2x, 3x e 4xin em modo HD) para a câmera AK-UC4000. A câmera de estúdio, lançada em março de 2018, agora tem capacidade para saída 4K via saídas de 12G-SDI da cabeça da câmera e da unidade de controle da câmera. Opera nos modos HDR e SDR simultaneamente, com o sensor 4.4K e a montagem de lente tipo B4 de 2/3, permitindo uma resolução 4K real e imagens de alta sensibilidade. Além disso, a recém-lançada unidade de controle mestre AK-MSU1200 oferece um controlador compacto que permite aos usuários combinar e operar todas as câmeras a partir de um único ponto centralizado.

Câmera de ombro AJ-PX5100

Para o setor ENG, a Panasonic lançou uma nova câmera de ombro P2 B4, a AJ-PX5100. Com um sensor 3MOS 2/3type2.2M, alta sensibilidade e suporte a HDR (HLG), a nova câmera oferece alta qualidade de imagem. Está equipada com uma variedade de codecs, incluindo AVC-Intra200/100/50, AVC-LongG25/50, e oferece gravação de codec duplo com o AVC-Proxy.

Para armazenamento, a câmera oferece dois slots P2 e micro P2, tornando-o um gravador eficiente e confiável. Interfaces múltiplas, recursos de streaming, fluxo de trabalho P2Cast com um aplicativo ROP dedicado e integração com o controlador AK-HRP200 garantem que a câmera atenda à necessidade do setor de fluxos de trabalho de rede de alta velocidade

Integração com a Quicklink

A Panasonic também anunciou o mais recente número de integrações de terceiros, através de um acordo com Quicklink para distribuir sua solução ‘Studio-in-a-box’. A solução de caixa portátil vem com uma câmera remota integrada da Panasonic e é voltada para o setor de ENG. Fornece suporte instantâneo de recursos de transmissão de vários locais, todos totalmente controlados remotamente e gerenciados pelo estúdio central.

oMoIP (Media over IP)

Outra tecnologia em exibição é oMoIP (Media over IP), o sistema de operação baseado em IP da próxima geração, que permite a integração de sistemas baseados em padrões de transmissão IP ( ST2110).

A tecnologia suporta escalabilidade, operação remota e compartilhamento de recursos com protocolos IP padrão. A Panasonic introduziu um novo processador de mídia IP, demonstrado no IBC como gateway anIP/SDI e como um mainframe de switcher escalável, que permite a operação do switcher 2ME junto com a operação mais convencional do painel de controle do switcher.

CineLive

Por fim, a Panasonic atualizou o setor em seu grande sensor de cinema para produção de entretenimento ao vivo, a chamada configuração ‘CineLive’. O EVA1 agora possui controle remoto com fio usando o CyanView RCP, enquanto o sistema de controle e transmissão 4K DTS da Varicam LT também on stand. Além disso, o fabricante japonês também anunciou que o EVA1 agora é capaz de disparar imagens em cores ao destravar o filtro IR com um único toque, substituindo-o por um filtro transparente.

A técnica foi mostrada usando um curta-metragem chamado ‘palette’, do diretor de fotografia japonês Yuji Nukui, que disse: “Eu uso a Panasonic AU-EVA1, porque o menu permite que o filtro IR Cut seja ligado/desligado no apertar um botão. É a única câmera no mercado com esse recurso e ajudou a reduzir os custos de produção como consequência.”

Acompanhe a cobertura do IBC na página da Panorama Audiovisual no Facebook, aqui no nosso portal especial e também por meio das nossas Newsletters enviadas diariamente – se você ainda não recebe nossas notícias por email, clique aqui para se inscrever.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados