Home Especiais IBC 2022: Blackmagic Design anuncia novos modelos Ultimatte 12

IBC 2022: Blackmagic Design anuncia novos modelos Ultimatte 12

Os modelos Ultimatte 12 serão demonstrados pela Blackmagic Design no estande 7.C49 da IBC 2022, que será realizada de 9 a 12 de setembro na RAI em Amsterdã (HOL)

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou quatro novos modelos dos processadores de composição em tempo real Ultimatte 12, todos desenvolvidos para criar gráficos profissionais de última geração. Também foi anunciado um novo aplicativo Ultimatte Software Control para Mac e Windows, disponível gratuitamente para download. O software permite controlar todos os modelos Ultimatte 12 sem o custo adicional de um painel de controle físico.

Embora tenham sido desenvolvidos por um custo menor, os novos modelos Ultimatte 12 contam com o mesmo processamento de alta qualidade, oferecendo um processamento de bordas incrível, separação de cores superior, fidelidade cromática impressionante e supressão de espalhamento aprimorada. Entre os quatro modelos novos, estão o Ultimatte 12 HD, Ultimatte 12 4K e o enorme Ultimatte 12 8K. Dessa forma, os clientes podem adquirir o Ultimatte 12 ideal para o padrão televisivo que estiverem utilizando.

Além desses três modelos, há também uma versão mais acessível, Ultimatte 12 HD Mini, que inclui conexões HDMI e custa apenas US$ 495. O Ultimatte 12 HD Mini foi desenvolvido especificamente para que os usuários do ATEM Mini obtenham os mesmos benefícios do chaveamento de qualidade profissional ao criarem cenários virtuais inovadores com câmeras fixas. Todos os modelos Ultimatte 12 incluem memórias de quadro que permitem chavear utilizando fotogramas como segundo plano, o que elimina o custo de equipamentos externos. Assim, toda a composição pode ser feita no próprio Ultimatte.

Mesmo com os novos preços reduzidos, todos os modelos Ultimatte 12, inclusive o Ultimatte 12 HD Mini, contam com os mesmos algoritmos de processamento de imagem altamente avançados e um enorme espaço de cores interno. Ou seja, todos os modelos produzem composições de qualidades idênticas. O processamento gera foscos internos automaticamente para que partes diferentes de uma imagem sejam processadas separadamente com base nas cores de cada área. Assim, os clientes obtêm os detalhes finos das bordas onde são mais necessários, como em fios de cabelo, e transições mais suaves entre as cores e outros objetos na cena. Tudo é operado por um novo processamento matemático de subpixel inédito, desenvolvido para qualidade e clareza incríveis.

Em produções ao vivo, é necessário trabalhar rápido. O Ultimatte 12 oferece tecnologia de chaveamento de toque único que analisa uma cena e define mais de 100 parâmetros automaticamente para que os clientes façam sobreposições sem muito trabalho. O chaveamento de toque único é significativamente mais rápido e auxilia na extração de chaves com alta precisão e o mínimo de esforço. Assim, os clientes ficam livres para focar no programa enquanto o Ultimatte 12 se encarrega do resto.

Os algoritmos para reflexos aprimorados são capazes de remover o espalhamento e tingimento verde de qualquer coisa, razão pela qual o Ultimatte 12 cria ambientes virtuais verdadeiramente realísticos. Assim, os clientes também não precisam se preocupar com sombras ou objetos transparentes com reflexos. O Ultimatte 12 testa as cores automaticamente, cria foscos dinâmicos para paredes, pisos e outras partes da imagem, e aplica as correções necessárias.

Os modelos Ultimatte 12 4K e Ultimatte 12 8K têm conexões 12G-SDI avançadas para que os clientes possam operar com formatos de vídeo HD atuais e formatos Ultra HD e 8K futuros. A tecnologia 12G-SDI oferece Ultra HD de taxa de quadro elevada através de uma única conexão BNC que também é compatível com equipamentos HD convencionais.

O modelo Ultimatte 12 HD Mini tem um recurso especial que permite a conversão do controle de câmera SDI para HDMI. Isso significa que um switcher ATEM SDI pode controlar uma Blackmagic Pocket Cinema Camera conectada via HDMI. Todos os switchers ATEM enviam o controle de câmera via SDI, e este modelo Ultimatte pode traduzi-lo em HDMI para a câmera. Depois, é só adicionar um número de câmera no utilitário do Ultimatte para controlar o corretor de cores da câmera, a sinalização e até o disparo de gravações remotas.

Além disso, agora todos os modelos Ultimatte 12 incluem o Ultimatte Software Control gratuito para Mac e Windows. A janela principal apresenta menus organizados em seções que desempenham funções diferentes. Embora a interface possa intimidar no primeiro momento com tantos botões e configurações diferentes, não levará muito tempo para que os clientes consigam transitar entre as configurações instintivamente enquanto criam suas composições.

“O Ultimatte é o chaveador broadcast mais potente do mundo há mais de 40 anos”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Estamos contentes de trazer todo o potencial dessa tecnologia incrível para uma base maior de clientes em HD, Ultra HD e até 8K com os modelos Ultimatte 12 de segunda geração. Desde o Ultimatte 12 HD Mini até o Ultimatte 12 8K, todos os modelos incluem os mesmos algoritmos e processamento avançados para criar compostos profissionais incríveis e até cenários virtuais cinematográficos. Mal posso esperar para ver o que os nossos clientes, principalmente os principiantes em chaveamento, podem fazer com o novo Ultimatte.”

Os modelos Ultimatte 12 serão demonstrados pela Blackmagic Design no estande 7.C49 da IBC 2022, que será realizada de 9 a 12 de setembro na RAI em Amsterdã (HOL).

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados