Home Reportagens Ikegami apresenta a nova UHK-X700RF, câmera broadcast SDI com sensor UHD nativo

Ikegami apresenta a nova UHK-X700RF, câmera broadcast SDI com sensor UHD nativo

Modelo sem fio da linha Unicam-XE combina captação em UHD com transmissão robusta para produções ao vivo

Por Ricardo Batalha

A Ikegami ampliará sua linha Unicam-XE com o lançamento da UHK-X700RF, nova câmera broadcast SDI com sensor UHD nativo, projetada para aplicações em telejornais, esportes ao vivo e eventos. O modelo será um dos destaques da empresa no IBC 2025, que acontece de 12 a 15 de setembro, em Amsterdã.

A UHK-X700RF é equipada com sensor de obturador global UHD nativo (3840 x 2160 pixels), compatível com taxas de quadros em UHD (2160\@50p/59,94p) e HD (1080\@50p/i, 59,94p/i). Como nos demais modelos da série Unicam-XE, a câmera conta com duas rodas de filtros independentes para controle preciso da luz e da temperatura de cor. O sistema também permite o uso de filtros ópticos especiais para efeitos visuais ou para minimizar artefatos como moiré e aliasing. Além disso, é compatível com lentes B4 que oferecem correção óptica automática de vinhetamento (OVC).

Um dos diferenciais da UHK-X700RF é o transmissor sem fio embutido, operando na faixa de 2 a 2,7 GHz com potência de saída de 100 mW e ajuste fino de frequência em passos de 250 kHz. Duas antenas traseiras se encarregam da transmissão de vídeo e dos dados de controle. A latência da codificação é baixa, com média de apenas 40 milissegundos da entrada até a saída, tanto em resoluções UHD quanto HD.

O alcance típico de transmissão, em configuração padrão, é de cerca de 550 metros. Para ampliar a cobertura, é possível conectar até 22 transceptores IP-Mesh em cascata. O receptor e decodificador principal é montado em rack de 19 polegadas e utiliza modulação DVB-T com suporte para QPSK, 16QAM e 64QAM. A largura de banda é comutável entre 5, 6, 7 e 8 MHz. Já o intervalo de guarda pode ser ajustado em quatro níveis (1/32, 1/16, 1/8 e 1/4), com diferentes esquemas de correção de erros FEC disponíveis.

A câmera oferece compatibilidade com múltiplos padrões de codificação de vídeo, incluindo H.265/HEVC, H.264/AVC e MPEG-2. Suporta os principais formatos de broadcast HD e UHD, em SDR (ITU-R BT.709) e HDR (ITU-R BT.2100), além da gama de cores ampliada BT.2020. O receptor fornece quatro saídas SDI com suporte a sinais 1,5G, 3G e 12G, incluindo áudio embutido. Também há duas saídas de áudio analógico XLR, entrada de sincronismo Genlock via BNC e alimentação de 12 V CC via conector XLR de quatro pinos.

Na configuração básica, o sistema pode ser ligado diretamente a até oito downconverters por meio de cabos BNC, com extensão de até 100 metros. Para maiores distâncias, a Ikegami disponibiliza uma base de fibra óptica combinada com unidade de extensão, usando cabos híbridos SMPTE (fibra e cobre) com conectores LEMO, capazes de alcançar até 1.000 metros. A própria unidade base fornece energia para o sistema por meio do mesmo cabo.

Site relacionado: https://www.ikegami.de/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados