Projetada para uso em aplicativos como captura de vídeo aéreo e robótico de estúdio, câmera é capaz de capturar vídeo com qualidade de transmissão simultaneamente em 4K e HD com suporte HDR
A Ikegami adiciona ao seu portfólio de câmeras broascast a nova UHL-F4000, uma solução 4K HDR compacta e leve, com baixo consumo de energia. Projetada para uso em aplicativos como captura de vídeo aéreo e robótico de estúdio, ela é capaz de capturar vídeo com qualidade de transmissão em uma faixa extremamente ampla de condições diurnas ou noturnas. Os recursos de ajuste de imagem incluem remoção de neblina, correção da luz de fundo e zoom digital.
“Aqueles que tiram fotos aéreas trabalhando em helicópteros estão cada vez mais interessados em usar câmeras 4K, que tendem a ser maiores e mais pesadas que os modelos HD, porque exigem um geoestabilizador maior. Além disso, o maior consumo de energia das câmeras 4K faz com que a temperatura interna suba se uma câmera 4K for colocada em uma unidade estabilizadora selada. Isso reduz a vida útil da câmera e pode até levar a falhas repentinas. O UHL-F4000 supera todos esses desafios. É robusta, compacta e com baixo consumo de energia, que oferece qualidade de imagem muito alta”, avaliou Michael Lätzsch, diretor da divisão de transmissão e vídeo profissional da Ikegami.
Desenvolvida a partir do HDL-F3000 de alta definição da Ikegami, a UHL-4000 está sendo apresentada ao crescente número de produtores de programas que desejam testar seu trabalho no futuro, dominando em 4K. Também é excepcionalmente versátil, capaz de fornecer imagens em HD, bem como 2160p 59,94 ou 50Hz 4K. A unidade do sensor de imagem usa três elementos globais do obturador CMOS, para que não haja distorção do obturador rolante, mesmo em aplicações de imagens aéreas em que os objetos estão constantemente se movendo em paralelo.
Outras melhorias incluem o controle de contraste variável, que pode lidar com situações de baixa visibilidade, como neblina ou fumaça. Uma função de nitidez de imagem e um modo de inversão vertical de imagem são incorporados, permitindo que a câmera seja montada de cabeça para baixo. O operador pode ajustar a câmera em tempo real para uma redução de ruído ideal ao fotografar à noite com alto ganho.
A cabeça da câmera UHL-F4000 mede 100 x 128 x 90 mm WHD e pesa apenas 1,1 kg. O zoom digital de ampliação de 1,01x a 10,0x, incluindo aceleração gradual, pode ser combinado com uma lente de zoom óptico de montagem BTA S-1005B para efeitos de grande angular naturais em close de longo alcance. O nível mínimo de iluminação no modo de operação padrão é 0,0015 lux em F12. Uma função de assistência ao foco coloca os componentes das bordas da imagem 4K na potência de saída do monitor HD.
As correções de cores e aberração também foram aprimoradas com um filtro de densidade neutra motorizado integral, que pode ser definido como 1/4, 1/16, 1/64 ou 1/256. A correção de cores também pode ser ajustada e a cabeça da câmera consome muito pouca energia, pois todo o processamento de vídeo é feito em uma estação base separada.
Uma conexão de fibra óptica duplex de 40 Gbps se comunica entre a cabeça da câmera e a estação base. Estes podem ser colocados a uma distância de até 10 km. As fibras ópticas podem ser integradas a um núcleo bidirecional usando um circulador óptico e passar por uma junta rotativa óptica de núcleo único que é usada para um cardan pequeno.
A cabeça da câmera Ikegami UHL-F4000 pode ser montada em uma cabeça panorâmica vertical e horizontal acionada por motor para operação robótica em um estúdio. Nesta configuração, o controle remoto ou o cabo genlock pode ser conectado à estação base para que o cabo não obstrua o movimento da câmera.
A estação base também é compacta, medindo 145 x 145 x 173 mm WHD e pesando 2,5 kg. Produz simultaneamente vídeo em HD compatível com 4K e HDR. Ela usa o mesmo processador de vídeo AXII de alta velocidade que o embutido nas câmeras de estúdio / transmissão Ikegami UHK-430 e UHK-435, suportando uma variedade de estilos de imagem.