Home Reportagens Iluminação LED permitirá ver em detalhes os Jogos Pan-Americanos ‘Lima 2019’

Iluminação LED permitirá ver em detalhes os Jogos Pan-Americanos ‘Lima 2019’

Por Redação

A companhia belga Schréder fornecerá e instalará as torres de iluminação e refletores LED de vários locais onde os jogos serão realizados

Os Jogos Pan-Americanos são o segundo evento esportivo mais importante do circuito olímpico e o terceiro do mundo, após a Copa do Mundo, atraindo uma audiência aproximada de um bilhão de espectadores. Daí a importância e o cuidado que os organizadores de Lima 2019 estão dando cada detalhe em termos de infraestrutura e, especialmente, de iluminação, que nesta ocasião permitirá uma experiência nunca antes vista no Peru, tanto em espaços esportivos, como para quem assiste a este evento na televisão HD.

Este evento, que acontecerá entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, reunirá cerca de 6 mil 700 atletas de elite, que competirão em 39 modalidades esportivas e 62 disciplinas, dia e noite. Por conseguinte, a organização acaba de adjudicar o concurso para “Concepção, Fornecimento e Instalação do Sistema de Iluminação Desportiva no Complexo Desportivo Andrés Avelino Cáceres, no distrito Villa Maria del Triunfo – Lima – Peru”, à multinacional belga Schréder, o mesmo que já iluminou vários estádios da Copa do Mundo da África do Sul 2010 e Brasil 2014, o Euro Polônia-Ucrânia 2012 e os Jogos Olímpicos 2016, como o Estádio Moses Mabhida em Durban, Maracanã, Olímpico de Kiev, Nacional de Varsóvia, Mineirão e Arena das Dunas em Natal, entre outros.

A Schréder irá fornecer e instalar inicialmente as torres de iluminação e reflectores LED para o Centro Aquático (Polo Aquático), Baseball (1 campo), Softball (2 campos), Rugby (2 campos), Hóquei (2 campos), Basque Ball (4 campos), Fronton (2 campos), Futsal (11 campos) e Ténis (2 campos). O trabalho começará em dezembro e um total de 912 luminárias OMNIblast 1 e 164 OMNIflood 3 serão instaladas.

Estas luminárias têm um índice de reprodução cromática (CRI) de 90, a medida da capacidade de uma fonte de luz para reproduzir fielmente as cores de vários objetos em comparação com uma fonte de luz natural ou ideal, no caso de uma gama que garante alto nível de reprodução de cor para uma transmissão de televisão HD e iluminação ideal para a prática de esportes de alta competição. O maior CRI é igual a 100.

Outro ponto importante a considerar é que estas luminárias têm um TLCI (Índice de Consistência de Iluminação de Televisão) superior a 80 e as luminárias estão livres do efeito de cintilação que pode ser visto ao visualizar imagens em câmera lenta ou lenta.

Tanto no estádio quanto na televisão, o nível de detalhe de cada movimento ou objeto melhora ostensivamente, com o qual o telespectador viverá uma experiência incomparável, entendendo melhor o que acontece em cada evento esportivo.

Essa tecnologia também atende aos mais rigorosos padrões internacionais e permite economia de energia de mais de 50%, melhorando os níveis de iluminação, a segurança dos atletas e cuidando do meio ambiente.

Adeus aos apagões

Além disso, a tecnologia LED evita longas esperas antes de uma falha de energia. “A tecnologia tradicional que hoje possui muitos estágios conhecidos como descarga ou HID possui lâmpadas elétricas de descarga de gás ou haleto metálico, gerando luz ao passar corrente elétrica por um gás. Em uma lâmpada de iodetos metálicos, o tubo compacto onde o arco é formado contém uma mistura de argônio, mercúrio e uma variedade de haletos metálicos. O calor gerado pelo arco elétrico vaporiza esses elementos, produzindo luz à medida que a temperatura e a pressão aumentam. Portanto, é um processo no qual as lâmpadas intensificam o fluxo de luz à medida que os minutos passam “, diz Diego Royo, CEO da Schréder Peru.

Esse profissional explica que, ao contrário, “o LED, ou diodo eletro luminescente, é capaz de emitir luz quando recebe uma corrente elétrica quase instantaneamente. E o que é melhor, controlado a partir de um painel ou dispositivo móvel, sendo muito mais flexível em seu controle. Portanto, a tecnologia LED põe fim à espera por apagões, como costumávamos sofrer”.

A Schréder irá também fornecer e instalar torres de iluminação em vários campos esportivos: beisebol (7 torres de 32 metros e 1 a 40 metros), softball para competição (6 torres de 28 metros); softball para treinamento (6 torres de 21 metros); rúgbi para competição e treinamento (6 torres de 30 metros); hóquei para competição e treino (6 torres de 30 metros), bola basca para competição (2 torres de 16 metros), bola basca para aquecimento (2 torres de 14 metros), frontão para competição e treino (4 torres de 10 metros), Futsal (26 torres de 10 metros) e tênis (6 torres de 10 metros).

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados