Home Reportagens Imagine Communications desenvolve IP Core para a emissora Tv2000

Imagine Communications desenvolve IP Core para a emissora Tv2000

Por Ricardo Batalha

A infraestrutura de IP híbrida baseada em padrões ajuda a emissora italiana Roman Catholic Network a olhar para o futuro

Tv2000, popular emissora de televisão italiana que oferece programação com o tema católico romano, está construindo as bases para um futuro IP com plataformas de infraestrutura chave da Imagine Communications. Localizado perto da Cidade do Vaticano, em Roma, o estúdio e centro de transmissão da Tv2000 está migrando para a conectividade IP em um projeto liderado pela Sony e o integrador de sistemas Allyn.

A mudança para uma plataforma IP permitirá que o Tv2000 melhore a flexibilidade operacional, o que é particularmente importante, pois a produção remota se tornou uma consideração cada vez mais crítica na indústria de mídia. Ele também libera a emissora para fazer uma mudança futura para a produção UHD e UHD HDR.

Como a Tv2000 tem um investimento considerável em equipamentos SDI, incluindo componentes importantes como equipamentos de produção e câmeras, a emissora buscou uma solução que permitisse uma transição confortável e gerenciada. Enquanto outros fornecedores exigiam uma mudança total para o IP, a Imagine Communications foi capaz de propor uma arquitetura que adotou a conectividade SDI e IP. Assim, manteve o valor do equipamento legado e ofereceu os benefícios de flexibilidade e agilidade do IP.

“A Imagine Communications atendeu perfeitamente aos requisitos que a equipe técnica da Tv2000 estava procurando”, disse Fulvio Gallo, CTO da Tv2000. “Trabalhando em conjunto com os engenheiros da Imagine e Allyn, nossa equipe, que incluía o gerente de TI Romano Storelli e o gerente técnico Vinko Vukoja, entregamos uma integração perfeita entre os mundos de transmissão e TI”, completou.

A Imagine forneceu dois componentes críticos para o Tv2000. O primeiro é o Selenio TM Network Processor (SNP), que fornece o gateway entre os ambientes SDI e IP. Amplamente utilizado em implementações híbridas devido à sua versatilidade única, o SNP oferece quatro caminhos de mecanismos de processamento de vídeo altamente potentes e independentes em um formato compacto de 1RU, suportando até 32 sinais 1080P (ou 8 UHD) simultaneamente.

O segundo componente crítico é a solução de controle de software Magellan SDN Orchestrator (SDNO), que fornece orquestração do sistema completo, quer o hardware subjacente use SDI ou conectividade IP. Ele permite que os usuários criem fluxos de trabalho e operem sistemas híbridos avançados sem se preocupar com interconectividade ou limitações técnicas conforme a transição para IP continua.

“A instalação da Tv2000 é uma das aplicações mais sofisticadas e desafiadoras do NMOS, proporcionando operação remota em rede de equipamentos importantes, como switchers de produção da Sony,” declarou Maurizio Maroli, CEO da integradora de sistemas Allyn. “Apenas o Magellan SDNO poderia fornecer o nível perfeito de controle e orquestração necessários para gerenciar este fluxo de trabalho híbrido e de vários fornecedores”, acrescentou.

“As emissoras tiveram que reformular completamente suas operações diárias para lidar com os desafios sem precedentes do ano passado, que trouxeram em foco os benefícios de Conectividade IP e sistemas definidos por software, como recursos remotos inerentes e flexibilidade para compartilhar ativos entre produções. Mas, ao mesmo tempo, eles devem planejar investimentos em fases que respeitem o investimento de capital existente”, disse Mathias Eckert, vice-presidente sênior e GM da EMEA / APAC. “Com SNPs fornecendo os gateways e Magellan SDNO fornecendo orquestração de sistema de alto nível, as emissoras têm uma maneira comprovada em campo de passar de legado a híbrido para IP – em seu próprio ritmo, conforme ditado por seus imperativos comerciais e operacionais.”

O novo núcleo IP na Tv2000, que foi construído e instalado sob condições cuidadosamente gerenciadas durante as restrições do COVID-19, foi ao ar no final de outubro.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados