Home Reportagens Imagine Communications: Texas A&M adota IP para produção esportiva integrada

Imagine Communications: Texas A&M adota IP para produção esportiva integrada

Por Ricardo Batalha

A implementação do SMPTE ST 2110 aumenta a eficiência operacional e reduz os pontos de falha

O campus da A&M em College Station, Texas, incorpora sete instalações esportivas, espalhadas por todo o site, que realizam até 110 eventos por ano. Além de oferecer transmissões de qualquer evento em qualquer local, a 12th Man Productions também fornece informações e entretenimento em tela grande no estádio. O estádio de futebol, Kyle Field, foi reconstruído em 2014 e, como parte desse projeto, um estúdio central foi planejado. Agora, a produtora 12th Man Productions, da A&M University, transferiu a conectividade IP para fornecer uma plataforma de produção comum para todas as praças esportivas – Selenio Network Processor (SNP), da Imagine Communications.

Hoje, os circuitos de fibra conectam todos os campos ao estádio Kyle Field, permitindo que os recursos sejam alocados dinamicamente a qualquer local. Quatro salas de controle permitem que dois locais sejam transmitidos ao vivo, enquanto também produzem grandes telões em mais dois locais. Isso exige um grande número de feeds em cada direção, suportando monitores, várias redes de sinalização digital e replays de tela grande, além de feeds para equipes domésticas e visitantes. Também é necessário prever instalações oficiais de repetição em muitos esportes. Todos os sinais são tratados como HD não compactado, minimizando a latência, eliminando os atrasos da matemática da compactação e permitindo a produção remota ao vivo, mesmo quando os locais estão a 10 quilômetros da sala de controle.

“Quando instalamos originalmente a fibra, a usamos como conectividade ponto a ponto”, disse Zack Bacon, engenheiro-chefe de transmissão da 12th Man Productions. “Isso não apenas limitou nossa capacidade, como também significou que todos os dispositivos se tornaram um ponto crítico de falha.

“O que esse projeto fez foi conectar todos os dispositivos em rede em todos os locais”, declarou Bacon. “Isso significa que, em vez de uma fibra transportando apenas um único feed SDI, ela transmite vários sinais bidirecionais – até 32 feeds HD não compactados. A capacidade entre locais não é mais um problema, nos dando uma utilização muito melhor da capacidade da fibra e nos permitindo fazer muito, muito mais. E como é IP, se houver uma falha no equipamento, a rede simplesmente contornará isso. ”

A nova instalação fornece conectividade IP contínua entre todos os campos, os estúdios, as instalações técnicas centrais e as salas de controle. O ponto central do sucesso é o SNP, da Imagine Communications, plataforma de processamento de mídia IP baseada em padrões mais flexível e eficiente. O SNP permite que empresas como a 12th Man Productions simplifiquem as operações e reduzam custos, suportando redes SDI e IP. Um único SNP pode suportar até oito canais de Ultra HD, 32 canais de HD ou uma combinação dos dois, configurados como SDI para IP, IP para SDI ou IP para IP.

“Nenhum outro dispositivo no mercado oferece os mesmos benefícios que o SNP: enorme flexibilidade nos recursos de processamento e gateway, densidade de sinal fantástica com quatro cadeias independentes em uma caixa de 1RU e suporte completo para otimização de fibra. Isso significa que os operadores da 12th Man Productions podem criar e desenvolver seus fluxos de trabalho sem se preocupar com a camada física – permitindo que eles respondam horizontal e verticalmente às demandas de seus consumidores”, concluiu Cassidy Phillips, vice-presidente de soluções de rede da Imagine Communications.

Imagine Communications: https://www.imaginecommunications.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados