Lançamento oficial do projeto, uma parceria entre Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso, ocorre nesta terça-feira (11)
Em um momento de tantas dificuldades no Brasil e no mundo em razão da pandemia do novo coronavírus, que atingiu diretamente a produção audiovisual, uma iniciativa inédita traz otimismo e ajuda os profissionais do setor a traçarem novos caminhos.
O projeto ‘Show me the Fund’ acaba de ser lançado pelo Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso. As três entidades, em parceria com a LatAm cinema, portal de informação especializado na indústria do cinema latino-americano, produziram um material que oferecerá aos brasileiros uma triagem ampla e customizada de fundos de financiamento, que poderá ser acessado por eles. A pesquisa apresenta os recursos internacionais disponíveis para as mais diversas fases da produção, do desenvolvimento à distribuição. Cada edição contém 10 fichas individuais sobre fundos e iniciativas estrangeiros, em países de diferentes continentes, de origem pública ou privada, para formatos e gêneros variados, junto com suas especificidades e modo de acessá-los. “Há tempos que o audiovisual nacional busca diversificar suas fontes de financiamento, e com essa parceria, um diretório exclusivamente produzido para brasileiros traz luz ao primeiro e fundamental elo da cadeia produtiva: os agentes financiadores”, comemora Mauro Garcia, Presidente Executivo da BRAVI.
A iniciativa pretende auxiliar a busca por fontes alternativas e oportunidades de financiamento para obras variadas, voltadas tanto ao cinema quanto à televisão, e que podem ser em formatos e gêneros diversos, como documentários, animações e ficções. O material reúne um perfil de cada fundo disponível, que pode ser uma alternativa para o financiamento tanto de projetos como de talentos no mercado internacional. Ao todo, serão apresentadas 50 oportunidades em cinco publicações, e a primeira parte dessa lista inclui desde um dos mais importantes fundos para o cinema latino-americano, como o francês Aide Aux Cinémas du Monde, com cerca de 250 mil euros em financiamento para filmes de diretores consolidados, até oportunidades menores, como as oferecidas pelo canadense Alter-Ciné para jovens documentaristas, com valor de 3.700 a 7.400 dólares. Faz parte desse primeiro recorte também o Hubert Bals Fund – Script and Project Development, da Holanda, que oferece 10 mil euros para o desenvolvimento do roteiro, incluindo pesquisa, tradução e consultoria; e há oportunidades para projetos em fase inicial, como o Catapult, que varia de 5 mil a 20 mil dólares, direcionado a documentários em desenvolvimento.
De acordo com Simoni de Mendonça, Presidente do Siaesp – entidade responsável pelo Programa Cinema do Brasil, as produções brasileiras são frequentemente elogiadas e reconhecidas pelos players internacionais, e isso vem crescendo nos últimos anos. Ao mostrar fundos com propostas diferentes, o ‘Show me the Fund’ poderá também contribuir para diversificar a atuação dos produtores brasileiros. “Eles terão acesso a um material didático que certamente fará crescer o número de oportunidades do Brasil no exterior. A iniciativa traz também bastante esperança para que muitas produções em andamento sejam finalizadas”, comenta.
Segundo Josephine Bourgois, diretora executiva do Instituto Olga Rabinovich, iniciativa filantrópica que criou o Projeto Paradiso no ano passado para apoiar os talentos do audiovisual nacional, “sempre tivemos no cerne da nossa missão estimular a internacionalização das obras, como caminho estratégico para sua sustentabilidade e alcance. O ‘Show me the Fund’ será um grande auxílio na busca por alternativas de financiamento no mercado internacional”.
O webinário de lançamento oficial do ‘Show me the Fund’ será no dia 11 de agosto. Mais informações serão divulgadas em breve.
Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) criado em 2004. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.
Sobre o Cinema do Brasil
Cinema do Brasil é um programa de internacionalização e promoção do cinema brasileiro, no exterior, criado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em 2006, e reúne cerca de 170 associados em todo o país. Suas ações têm como objetivo principal a internacionalização do cinema brasileiro, incentivando coproduções, bem como a circulação de filmes brasileiros em festivais e distribuição em outros países. Atua em cinco principais frentes de trabalho: informação, capacitação, promoção, acesso a mercados e circulação. As linhas de ações do Cinema do Brasil são concretizadas ao participar e promover encontros de negócios no Brasil e no exterior, firmar parcerias estratégicas e ao participar dos principais mercados internacionais: Berlim, Cannes, Locarno, Toronto, San Sebastian e Buenos Aires.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, o Projeto Paradiso atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em pouco mais de um ano de existência do Projeto Paradiso são 33 profissionais brasileiros do audiovisual beneficiados, nove projetos selecionados pela Incubadora Paradiso, 19 bolsas de estudo internacionais, 29 instituições parceiras e nove mentores nacionais e internacionais, além de 14 cursos e masterclasses oferecidos.