Os monitores da Neumann foram escolhidos para todos os novos espaços, mantendo uma parceria de longa data entre a LIPA e a empresa-mãe da Neumann, a Sennheiser.
O Instituto de Artes Cênicas de Liverpool (LIPA) obteve sucesso em toda a sua gama de cursos desde que foi fundado em 1996. Com classificações constantemente altas na maioria das medidas governamentais e independentes, possui vários ex-alunos bem-sucedidos e de alto nível nas disciplinas de atuação, dança e música, até administração, tecnologia de teatro e tecnologia de som.
Em tecnologia de som, o instituto está avançando, desenvolvendo novas instalações e novos cursos que abordam formatos emergentes de mídia e plataformas de entrega. Parte desse plano inclui a construção de novas instalações de produção de TV e um estúdio 7.1.4 Atmos Home Entertainment. Os monitores da Neumann foram escolhidos para todos os novos espaços, mantendo uma parceria de longa data e bem-sucedida entre a LIPA e a empresa-mãe da Neumann, a Sennheiser.
Jon Thornton é o chefe de tecnologia de som da LIPA e esteve envolvido na especificação dos novos estúdios. Ele explica que um dos principais motivadores para a escolha de Neumann em toda a instalação foi a consistência: “Pelo menos um conjunto de monitores em cada um dos nossos seis principais estúdios são Neumanns – os modelos KH 310, 120 ou 410. Mesmo apresentando recursos diferentes, há uma resposta compartilhada em toda a faixa; portanto, à medida que os alunos passam de estúdio para estúdio, o que ouvem permanece consistente. E essa consistência e variedade são importantes para aprender e entender o monitoramento”.
O novo estúdio 7.1.4 Atmos foi a primeira das novas instalações a serem concluídas em janeiro, com uma reforma estrutural de uma sala existente pela UBE Service e integração pelo Studio Care, em Liverpool. Os monitores esquerdo, direito e central são unidades de campo próximas tri-amplificadas Neumann KH 310, enquanto os alto-falantes surround, traseiro e altura são Neumann KH 120s. O subwoofer é um Neumann KH 810.
A escolha da Neumann para esta sala, em particular, baseia-se na experiência anterior de Thornton com 5,1 salas na LIPA. “Descobrimos que os monitores tinham uma resposta muito uniforme em todo o eixo HF. Para muitas coisas que estávamos fazendo no 5.1, isso significava que o ponto ideal de monitoramento era realmente agradável e fácil de alcançar. Isso é tão importante quando se aproxima os formatos imersivos.”
Outra consideração foi o ajuste da sala e os desenvolvimentos que a Neumann fez nas opções DSP, delay e EQ para os monitores: “Com o Dolby Atmos, todas essas coisas são ainda mais importantes. Ser capaz de gerenciar o atraso, o tempo e a equalização no monitor é a chave “.
A questão muito prática da colocação dos alto-falantes também foi considerada, de acordo com a extensa seleção de hardware de montagem da Neumann. “Quando você está projetando uma instalação como essa, é crucial determinar onde e como posicionar esses alto-falantes.” diz Thornton. “Em um espaço 7.1.4, nem sempre é fácil. Houve muitos arranhões na cabeça de nossos contratados quando se tratou de criar recortes geométricos no teto para os alto-falantes de altura … Mas há uma variedade incrível de opções de montagem para os alto-falantes e no final, foi muito fácil colocá-los no lugar certo e apontar na direção certa “.
As novas instalações de TV da LIPA foram projetadas pela Whitemark Limited, com a Aztec como contratada e a integração de sistemas pela Wire Broadcast. Os quartos incluem um novo estúdio de produção de televisão, galeria e sala de controle de som, além de outro estúdio de pós-produção 5.1.
O que anteriormente era o Sennheiser Studio Theatre está sendo renomeado para Sennheiser Studio. “Nosso objetivo foi alterado de basicamente um espaço de atuação para teatro para o que esperamos ser um estúdio de produção de TV muito prospectivo, mas que abraça novas idéias e fluxos de trabalho tradicionais. A vanguarda do nosso pensamento é que não é apenas a produção de TV tradicional, mas também trabalhar com fluxos de trabalho de vídeo 360, VR, AR e com os sistemas AMBEO da Sennheiser. Atualmente, estamos desenvolvendo cursos que tratam especificamente desses novos meios”, afirma Thornton.
Thornton vê a combinação de Sennheiser e Neumann como uma mistura potente para o futuro do áudio da próxima geração. “Você obtém uma enorme quantidade de confiabilidade e qualidade nos produtos, e há uma riqueza de conhecimento e suporte”, conclui. “Estamos ansiosos para o que será realmente emocionante em desenvolvimento de som envolvente, e é ótimo ter parceiros que não estão apenas produzindo produtos, mas trabalhando para descobrir a melhor forma de empregá-los e qual a melhor maneira de usá-los no futuro. Trata-se de ter esse conceito ou ideia abrangente e, em seguida, trabalhar com os clientes e o setor para fazer as coisas direito. Isso tem sido ótimo. “