Home Reportagens Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros recebe ‘Prêmio Parceria’ da ABRA

Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros recebe ‘Prêmio Parceria’ da ABRA

Por Ricardo Batalha

ICAB recebe premiação da Associação Brasileira de Autores Roteiristas por valorização da indústria e incentivo aos profissionais do audiovisual

A Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) divulgou a lista com os finalistas do 5º Prêmio Abra de Roteiro. Eles concorrem em 11 categorias e foram escolhidos por membros da associação. Além das categorias tradicionais do prêmio, esse ano a associação promove premiações especiais: Prêmio da Crítica, Roteirista do Ano e Prêmio Abraço (de Excelência em roteiro para os roteiristas em ascensão). O Prêmio Parceria será dado ao ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros), em virtude das iniciativas de incentivo disponibilizadas aos profissionais do audiovisual durante a pandemia.

O ICAB tem como missão promover e apoiar o desenvolvimento de profissionais e estudantes brasileiros do audiovisual e áreas correlatas, impulsionando a conexão desses agentes com o mercado, estimulando a difusão do conhecimento e contribuindo para qualificação de maneira a potencializar talentos, com vistas a uma economia criativa brasileira com reconhecimento e oportunidades ainda maiores no Brasil e no mundo.

Durante o difícil ano de 2020, o ICAB foi responsável por gerir fundos que ajudaram profissionais do audiovisual que ficaram impossibilitados de trabalhar. Pela valorização da indústria, e por um trabalho essencial em um período tão complicado da nossa história, o ICAB é vencedor do Prêmio Parceria do 5º Prêmio ABRA de roteiro.

A comissão do prêmio da crítica foi composta pelos críticos Cristina Padiglione (TelePadi/Folha), Flavia Guerra (Plano Geral – podcast), Carol Moreira (Modus Operandi/YouTube), Nilson Xavier (TV História), Arthur Gadelha (Presidente da Aceccine – Ceará / autor do Ensaio Crítico) e Marco Aurélio (Cinemas Afro-Atlânticos).

Durante apresentação dos finalistas (em live com o roteirista cearense Vinicius Augusto Bozzo, diretor de GTs e Comitês da ABRA), a associação também divulgou que a roteirista homenageada será a cineasta Adélia Sampaio. Diretora cinematográfica brasileira do Cinema Novo, ela foi a primeira mulher negra a dirigir um longa no Brasil. Filha de empregada doméstica, teve um início de vida difícil e chegou a ficar afastada de sua mãe durante a infância, sendo criada em um asilo. Adélia foi pioneira na cinematografia negra brasileira, vivendo em um ambiente patriarcal, branco e elitista. Ela estreou como diretora em 1979, com o curta-metragem Denúncia Vazia.

Site relacionado: www.premioabra.art.br/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.