Home Reportagens Instituto Educacional de Implantes Dentários Chinês, BITC, monta estúdio avançado com equipamentos Blackmagic

Instituto Educacional de Implantes Dentários Chinês, BITC, monta estúdio avançado com equipamentos Blackmagic

Por Ricardo Batalha

Entre os produtos Blackmagic no estúdio multimídia de última geração do BITC estão o ATEM Constellation 8K, ATEM 2 M/E Advanced Panel, Smart Videohubs, Ultimatte 12 e ATEM Mini Pro

A Blackmagic Design revelou que o BITC, Beijing-Citident Implant-Dentistry Technology College, um dos institutos de educação continuada de implantes dentários mais influentes da China, incorporou diversos produtos Blackmagic, incluindo o ATEM Constellation 8K, ATEM 2 M/E Advanced Panel, Smart Videohubs, Ultimatte 12 e ATEM Mini Pro em seu estúdio multimídia de última geração.

Fundado em 2006, o BITC tem se dedicado à formação, educação e pesquisa em implantes com o objetivo de fortalecer a comunidade de implantodontia e promover colaboração e comunicação entre os implantologistas. Em 2017, eles lançaram o centro de treinamento online para membros do BITC Global e construíram um estúdio broadcast no coração do centro comercial de Xidan, em Pequim, para criação de conteúdo educacional e comunicações acadêmicas. Este estúdio também é um centro de convergência de mídia educacional certificado pela Universidade Aberta da China.

O estúdio BITC é administrado por uma equipe formada por especialistas em implantologia, profissionais de vídeo e desenvolvedores de software, que customizam as soluções de produção e streaming de acordo com as particularidades de cada curso, oferecendo aos alunos cursos online de qualidade superior e o melhor aprendizado possível.

“O BITC não é uma emissora de televisão, mas nos esforçamos muito para montar o estúdio e a equipe que o administra, já que nosso público é formado por dentistas, que são bem treinados e não gostariam de fazer um curso online mal elaborado ou de participar de um webinar acadêmico mal produzido. É por isso que queremos sempre ter a certeza de que nossos cursos e webinários sejam apresentados de maneira elegante e profissional, usando produtos de transmissão de alta qualidade”, disse Su, chefe do estúdio do BITC.

“Gastamos milhões de dólares testando produtos de diversos fabricantes nas nossas soluções em diferentes cenários, como cursos de adesão, salas de aula abertas, webinários e entrevistas, e evoluímos para as soluções atuais, todas construídas em torno de produtos Blackmagic, não apenas porque a Blackmagic Design oferece uma ampla gama de produtos a preços acessíveis, mas também porque, sob a perspectiva de integração, quase todos os produtos Blackmagic são tão versáteis que podem ser usados para finalidades diferentes, o que é ideal para usuários como nós, que precisam personalizar soluções para diferentes cenários”, revelou Su.

O palco principal do estúdio apresenta uma enorme TV LED 8K de tela curva, que serve como pano de fundo, perfeitamente integrada com dois telões no teto e no chão, capazes de exibir efeitos incríveis no palco. Por exemplo, um raio de luz que atravessa o telão de 8K para acionar um efeito de fogo animado no telão principal e em seguida no telão do teto. Isso requer uma sincronização precisa de tempo em todos os telões, que é controlada por um computador equipado com duas placas de captura DeckLink 8K Pro e duas DeckLink Quad.

Além disso, há cerca de cem outros monitores no BITC, sendo trinta no estúdio, um telão na recepção e monitores ao longo dos corredores. Todo o roteamento de sinal para esses monitores e equipamentos no estúdio é gerenciado por três roteadores Smart Videohub 40×40 e um Smart Videohub 12×12 para redundância.

“É ótimo que os Smart Videohubs sejam controláveis via ethernet, porque precisamos controlar diversos roteadores ao mesmo tempo e podemos simplificar o processo colocando os roteadores em cascata, e fazendo com que eles executem uma série de ações automaticamente pressionando um botão em controladores como o StreamDeck”, explicou Su.

Todos os feeds de origem vão para os Smart Videohubs antes de serem enviados para o ATEM Constellation 8K, que é o switcher principal na sala de controle de produção, controlado por um ATEM 2 M/E Advanced Panel com ME 1 para controlar a saída de programa, e ME 2 para controlar o sinal para o telão LED 8K e janelas DVE.

“O ATEM Constellation 8K possui 40 entradas 40 e 24 saídas auxiliares 12G-SDI, que podem operar facilmente com um grande número de sinais entrando e saindo do estúdio. Cada uma das suas saídas é um AUX, então o switcher também pode ser usado como um roteador 4K HDR, o que pode aliviar a pressão em nossos roteadores e evitar possíveis erros devido a frequentes interligações”, disse Su. “Além disso, os feeds chegam em padrões diferentes, mas os conversores nas entradas do ATEM Constellation 8K podem convertê-los para o padrão que especificarmos, sem a necessidade de conversores externos, simplificando todo o sistema.”

Com os quatro DVEs e recurso SuperSource que oferece mais oito DVEs, a equipe do BITC consegue sobrepor janelas de maneira flexível no telão de LED 8K, por exemplo, para um close-up do apresentador, plano geral, público, etc.

Para o streaming ao vivo de uma cirurgia, ou de uma aula aberta, eles podem configurar um ATEM Television Studio 4K Pro ou um ATEM Mini Pro na sala de cirurgia ou na sala de aula, e o programa vai para o switcher principal na sala de controle de produção.  “Os dois switchers menores também têm recursos avançados do ATEM Constellation 8K, como a conversão de padrões, que é crucial para o streaming ao vivo dos nossos cursos online, já que o feed HDMI que vem do computador do professor precisa ser convertido para um padrão broadcast. O ATEM Mini Pro, inclusive, é capaz de transmitir o curso ao vivo com o seu próprio hardware de streaming. Quando não o usamos para streaming, às vezes o usamos como um conversor.”

Um chaveador croma em tempo real Ultimatte 12 está integrado ao cenário virtual 3D real do BITC com uma caixa verde 8×7.5×3.5 e sistema Vizrt. Centenas de Blackmagic Mini Converters e dispositivos Teranex Mini integram os equipamentos com diversas conexões, incluindo SDI, HDMI e DisplayPort, além de diferentes resoluções e taxas de quadros.

Múltiplos gravadores HyperDeck Studio e Video Assist também são usados para as gravações. Na produção de um programa de entrevistas, um Blackmagic Multiview 4 é usado pela equipe na sala de controle para monitorar os feeds dos computadores dos convidados. “Também usamos uma URSA Mini Pro para gravar vídeos promocionais. Filmar em Blackmagic RAW nos permite manipular as cores livremente na pós”, concluiu Su.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados