Home Reportagens Integradora Fluge Audiovisuales contou com tecnologia AEQ para o Gamergy

Integradora Fluge Audiovisuales contou com tecnologia AEQ para o Gamergy

Divisão de locação da AEQ preparou dois sistemas de intercomunicação completos para coordenar a produção de diferentes competições no Gamergy

Por Ricardo Batalha

A AEQ implantou dois sistemas completos de intercomunicação para coordenar a produção de diferentes eventos nos dois palcos independentes que a Gamergy, encontro gamer mais importante e espetacular da Espanha, com grande projeção e repercussão na comunidade de videogames. Além disso, o integrador Fluge também contava com uma unidade de comentarista Olympia 3.

Desta forma, tornou-se entre todos os participantes, assistentes e jogadores o evento mais importante do ano para este estilo de vida gamer, que se realiza todos os anos no IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid), em Madrid (ESP), no final do ano. Para um evento tão grandioso, a empresa escolhida para cuidar de toda a parte audiovisual foi a integradora Fluge. Os seus responsáveis técnicos confiaram à AEQ toda a montagem e suporte técnico do sistema de intercomunicação e comunicações internas.

A divisão de locação da AEQ preparou dois sistemas de intercomunicação completos para coordenar a produção de diferentes competições nos dois palcos independentes montados para o evento. Além disso, também foi integrada uma unidade de comentários, Olympia 3, para “casters”, que forneciam o áudio na produção.

Cada sistema de intercomunicação estava localizado na sala de controle de produção de um palco. O maior sistema e uma unidade de comentários situava-se no palco 2, no pavilhão 6. Este pavilhão tinha um palco principal, denominado 1, e um palco 2 ou secundário. Além disso, havia também o food-truck e a área de refeições. O outro sistema Intercom foi instalado no palco 3, que ficava no pavilhão 4 do IFEMA.

Tecnologia IP
Para o funcionamento do cenário 2, foram configurados 10 painéis de usuário e 6 beltpacks sem fio, além de uma unidade comentarista. O sistema escolhido foi o AEQ Crossnet para ter integração AoIP com a tecnologia Dante e outras fontes externas de áudio. A parte sem fio consiste em beltpacks AEQ Xplorer, estimando inicialmente alguns pontos de acesso para cobrir toda a área necessária. Beltpacks suportam 3 câmeras, um gerente de palco, um controlador de combate de palco e um atendente. Por fim, para os comentaristas, foi utilizada uma posição digital AEQ Olympia 3, que também está conectada à matriz via Dante.

A utilização da tecnologia IP em toda a montagem simplificou as tarefas de cabeamento, minimizou as horas necessárias para a instalação e possibilitou uma grande versatilidade na operação, com infinitas alterações em tempo real para se adequar a uma produção tão ágil e dinâmica quanto necessário para a transmissão ao vivo de jogos de videogame.

Por fim, no estágio 3 do IFEMA foi implantado um sistema um pouco menor, onde foram necessários 7 painéis e 3 beltpacks sem fio, também conectados a um sistema com uma matriz AEQ Crossnet.

Sites relacionados:
http://www.aeq.eu/
https://www.ifema.es/gamergy

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados