O codec SVT-AV1 pode ajudar os provedores de serviços a economizar até metade de sua largura de banda
Na NAB 2019, a Intel e a Netflix anunciaram um novo codec de vídeo de alto desempenho disponível como código aberto e sem pagamento de royalties para criadores de conteúdo, desenvolvedores e provedores de serviços. A tecnologia de vídeo escalável para AV1 (SVT-AV1) oferece alto desempenho e máxima escalabilidade no processamento de vídeo.
Para Lynn Comp, vice-presidente do Network Platforms Group e gerente geral do Visual Cloud Division da Intel, quando comparado ao codec mais popular hoje (H.264 AVC), o SVT-AV1 pode ajudar os provedores de serviços a economizar até metade de sua largura de banda, oferecendo experiências inovadoras aos usuários. “Eles podem fornecer de forma rápida e econômica em escala global. Este codec permite a inicialização de serviços de vídeo sob demanda para transmissões ao vivo de conteúdo 4Kp60 /10 bits com o uso de processadores Intel Xeon escalonáveis, incluindo a recém-anunciada segunda geração do processador escalável Intel Xeon.”
A modernização dos codecs de software de vídeo aumenta a eficiência e ajuda a oferecer aos usuários experiências mais completas em escala global, acelerando o lançamento no mercado de serviços e reduzindo custos para desenvolvedores e provedores de serviços.
O SVT-AV1 é um codec baseado em software escalável que oferece a melhor combinação de desempenho, latência e qualidade de imagem, quando usado com cargas de trabalho na nuvem visual. As vantagens de desempenho do SVT-AV1 são baseadas na arquitetura SVT, uma arquitetura de codec coesa, que já forneceu várias gerações de codecs, incluindo SVT-HEVC, SVT-VP9 e SVT-AV1.
O novo codec SVT-AV1 permite que os codificadores estendam seus níveis de desempenho de acordo com as necessidades de qualidade e latência dos aplicativos em que são usados – desde vídeo sob demanda (VOD) da mais alta qualidade até transmissões em direto através de streaming. A codificação e decodificação de alta qualidade no SVT-AV1 permitirão que os desenvolvedores trabalhem com cargas de trabalho de nuvem visual para trazê-los ao mercado mais rapidamente. O codec foi otimizado para codificação de vídeo com processadores Intel Xeon escalonáveis.
David Ronca, diretor de Tecnologias de Codificação da Netflix, diz que “a colaboração da SVT-AV1 com a Intel fornecerá uma solução AV1 alternativa para a comunidade de código aberto, para permitir o desenvolvimento mais rápido de algoritmos AV1 e estimular a inovação para a desenvolvimento da próxima geração de tecnologias para compressão de vídeo”.
Open Visual Cloud
Mais notícias: Além disso, a Intel lançou o Open Visual Cloud, um projeto de software livre que inclui um conjunto de projetos de referência otimizados para uso em cargas de trabalho visuais. Esses projetos para desenvolvedores são baseados em mídia de código aberto, inteligência artificial (AI) e componentes de software para gráficos. Eles também suportam as estruturas de código aberto mais populares conhecidas pelos desenvolvedores.
Por outro lado, o SVT, o kit de ferramentas OpenVINO e a tecnologia Intel Rendering Framework fazem parte do Open Visual Cloud, para fornecer codificação/decodificação de código aberto altamente otimizada, inferências e gráficos e, tudo isso, como uma referência interoperável para melhorar a inovação em serviços. Os dois primeiros projetos permitirão a transcodificação do streaming VOD através de redes de fornecimento de conteúdo (CDN) e a inserção de publicidade inteligente.
A Intel está demonstrando na NAB alguns gráficos na nuvem e projetos de mídia imersiva em desenvolvimento. Da mesma forma, mais projetos de referência serão apresentados trimestralmente.
Deve-se notar que o codec SVT-AV1 está disponível sob a licença da BSD + Patent, que é responsável por facilitar sua adoção e comercialização. Os desenvolvedores podem acessar o SVT-AV1 até 01.org/OpenVisualCloud/svt. O projeto de referência do Open Visual Cloud e os componentes para codificação / decodificação, inferências e mecanismos de renderização podem ser encontrados em 01.org/OpenVisualCloud.