Home Reportagens ISB produz a 11ª edição dos Jogos Mundiais com tecnologia AEQ

ISB produz a 11ª edição dos Jogos Mundiais com tecnologia AEQ

A produtora americana ISB implantou o sistema de intercomunicação AoIP CrossNet, da AEQ, para coordenação técnica

Por Ricardo Batalha

A produtora americana ISB utilizou as soluções da AEQ para levar os Jogos Mundiais de 2022 para todo o mundo. O evento internacional poliesportivo, no qual são disputadas modalidades esportivas não olímpicas que são reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI), reuniram 3.600 atletas de mais de 100 países. Esportes alternativos, como drone racing e cabo de guerra misto, e atletas Olímpicos estrelam a 11ª edição do evento, realizada entre 7 e 17 de julho em Birmingham, Alabama, nos EUA. A produtora ISB produzia o sinal de televisão e também se encarregava de vender os direitos de transmissão em todo o mundo, colaborando estreitamente com o Olympic Channel para garantir que o sinal chegasse a todo o mundo.

A ISB implantou o sistema de intercomunicação AoIP CrossNet, da AEQ, para coordenação técnica, enquanto uma combinação de unidades AEQ Olympia 3 e codecs de áudio portátil AEQ Phoenix Alio foi usada para áudio do comentarista. Por outro lado, a sede do Olympic Channel, em Madrid (ESP), utilizou os audiocodecs AEQ Venus 3 IP com AoIP local para o áudio do talk show e a coordenação com os comentadores de Birmingham (EUA). Ao mesmo tempo, várias federações tinham seus próprios equipamentos técnicos. Por exemplo, a World Flying Disc Federation optou pelo codec de áudio IPAEQ Talent compacto para seus comentários e coordenação de produção.

O AEQ Olympia 3 foi concebido para se adaptar a grandes eventos com centenas de posições de comentários no mesmo local, bem como a instalações mais modestas onde pode funcionar como unidade independente ou em unidade móvel ligada a um sistema de intercomunicação AoIP. AEQ Crossnet é uma matriz de intercomunicação compacta de 1RU com conectividade IP, baseada na tecnologia Dante e compatível com o novo padrão AES 67, que transporta áudio de alta qualidade adequado para broadcasters.

Já o AEQ Phoenix Alio é apresentado como um codec de áudio IP portátil de canal estéreo duplo criado especificamente para transmissões esportivas. Este mixer portátil possui quatro entradas de microfone com phantom power selecionável, duas entradas e saídas de linha, duas saídas de fone de ouvido, controle de volume e mix TX/RX, ajuste individual de controle de graves e agudos para cada canal de entrada, além de comunicação full duplex, com ida e volta canal estéreo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados