Home Reportagens ITN conta com Vodafone e LiveU para transmitir Coroação de Carlos III sobre uma rede pública 5G SA

ITN conta com Vodafone e LiveU para transmitir Coroação de Carlos III sobre uma rede pública 5G SA

LiveU teve papel chave na cobertura da ITN (Independent Television News) para a cerimônia de coroação de Carlos III, ocorrida em 6 de maio

Por Ricardo Batalha

LiveU teve papel chave na cobertura da ITN da Coroação de Carlos III, a primeira transmissão realizada no Reino Unido utilizando network slicing em uma rede pública 5G Standalone (5G SA), impulsionada pela Vodafone. As 23 câmeras da ITN localizadas em frente ao Palácio de Buckingham e ao longo do Mall foram enviadas ao complexo de mídia de Green Park e transmitidas dali para a sede central da ITN em Londres por meio da tecnologia celular da LiveU, aproveitando a seção de rede exclusiva.

Com a assistência de milhares de pessoas, muitas delas ansiosas por compartilhar a experiência com seus celulares, a capacidade celular disponível poderia ser pressionada. O 5G SA, utilizado neste caso, permitiu que a alimentação do vídeo da câmera IP LRT (LiveU Reliable Transport) fosse transmitida por uma porção dedicada da rede, ajudando a garantir banda larga dedicada, baixa latência e alta qualidade de vídeo, enquanto o restante da banda larga permanecia disponível para uso público.

O ecossistema LiveU, com a unidade multicâmera LU800, foi instalado antes do evento para aumentar a eficiência e reduzir o fluxo de trabalho. A unidade estava pronta para operar com os cartões SIM dedicados da Vodafone em sua rede pública 5G. O uso desses cartões SIM dedicados e da porção habilitada da rede garantiu uma cobertura de máxima qualidade. A equipe da LiveU no local realizou testes exaustivos, preparação e validação da solução de transmissão em diversas localidades, tanto privadas quanto públicas, para garantir uma experiência de máxima qualidade aos espectadores.

Ao combinar o LU800 e a rede pública 5G SA, a ITN evitou os gastos, transtornos, tempo e limitações técnicas do uso de uma câmera com fio ou de radiofrequência.

Jon Roberts, diretor de Tecnologia, Produção e Inovação da ITN, mostrou-se encantado em “fazer parte deste bem-sucedido piloto com Vodafone e LiveU, e foi realmente emocionante ver as inegáveis capacidades da tecnologia de network slicing 5G SA claramente demonstradas em um evento tão emblemático. Poder utilizar de forma confiável a rede pública de telefonia móvel para transmitir a aparição na sacada enquanto a multidão enchia o Mall foi uma prova perfeita e um momento devidamente memorável. Estamos ansiosos para ver o que podemos fazer com esta tecnologia inovadora na ITN”.

Danny Kelly, chefe de Inovação da Vodafone, afirma que “estou muito orgulhoso de que por meio desta parceria a Vodafone tenha permitido outra estreia 5G SA no Reino Unido para a Coroação do Rei Carlos III. A tecnologia 5G ponta a ponta possibilita soluções tecnológicas criativas como o network slicing, que oferece inúmeras possibilidades às empresas. A equipe de inovação da Vodafone está constantemente explorando casos de uso do 5G SA para ajudar as empresas britânicas a se prepararem para o futuro”.

Steve Wind-Mozley, diretor de Marketing da LiveU, destaca que “a Coroação da falecida Rainha Isabel II foi a primeira a ser televisionada, portanto é lógico que a Coroação do Rei Carlos III também tenha sido pioneira no uso de tecnologia de ponta. Neste caso, trata-se do primeiro uso no Reino Unido de uma fatia de rede pública independente 5G para uma transmissão ao vivo. Todos nós da LiveU nos sentimos honrados por ter ajudado a compartilhar estas históricas primeiras imagens dos Reis com espectadores de todo o mundo”.

As provas da capacidade para esta parceria de network slicing contaram com o apoio do parceiro tecnológico da Vodafone, Ericsson, juntamente com a LiveU. As provas foram realizadas no 5G SA Media Innovation Lab da Vodafone e na Universidade de Coventry, o primeiro desse tipo no Reino Unido.

A LiveU já participou anteriormente de testes exaustivos e bem-sucedidos de segmentação de redes por meio do IP Bonding, demonstrando a relação vital entre ambos para obter a máxima qualidade e confiabilidade, e que os usuários também se beneficiam de todas as vantagens estabelecidas do Ecossistema IP da LiveU. A segmentação de rede é uma capacidade chave da próxima geração 5G para o setor de mídia e entretenimento e é uma das principais vantagens das redes 5G.

Site relacionado: http://www.liveu.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados