Home Reportagens J SPORTS implementa fluxo de trabalho da Blackmagic Design para streaming sob demanda

J SPORTS implementa fluxo de trabalho da Blackmagic Design para streaming sob demanda

Workflow conta com diversos produtos Blackmagic Design, como o switcher de produção ao vivo ATEM 1 M/E Production Studio 4K, roteadores Smart Videohub, conversores Teranex AV e muito mais

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a J SPORTS Corporation implementou um fluxo de trabalho Blackmagic Design em sua divisão de streaming sob demanda para transmissão diária de conteúdo e eventos esportivos. O workflow conta com diversos produtos Blackmagic Design, como o switcher de produção ao vivo ATEM 1 M/E Production Studio 4K, roteadores Smart Videohub, conversores Teranex AV e muito mais.

A J SPORTS atua como uma rede de televisão esportiva no Japão, gerenciando quatro canais de esportes. Além das transmissões televisivas de eventos esportivos nacionais e internacionais, a empresa está envolvida em vários negócios relacionados ao esporte, como streaming através do “J SPORTS On Demand” e a venda de produtos esportivos em sua loja online.

“Em 2022, montamos nosso sistema de streaming durante uma mudança de escritório. Anteriormente, utilizávamos um sistema combinado para transmissão televisiva e streaming sob demanda. No entanto, devido às mudanças nos hábitos dos espectadores, agora entregamos cerca de 90% de nosso conteúdo de transmissão televisiva via streaming. Com o aumento do conteúdo exclusivo para streaming, decidimos separar os departamentos. Além do subsistema de transmissão televisiva, criamos um subsistema dedicado para streaming”, explicou Yuichiro Waki, chefe de tecnologia de produção do departamento técnico da J SPORTS.

“No fluxo de trabalho anterior, também usávamos os conversores Teranex AV e os gravadores HyperDeck. Especificamente, o HyperDeck funcionava continuamente 24 horas por dia como dispositivo de reprodução de VTR para substituição de comerciais quando transmitíamos conteúdo simultaneamente sem direitos de distribuição. Conseguimos operá-lo sem problemas. Com base nessa experiência, decidimos construir o novo subsistema de streaming usando produtos da Blackmagic predominantemente”, continuou Waki.

Atualmente, o subsistema de streaming utiliza o ATEM 1 M/E Production Studio 4K e o ATEM 1 M/E Advanced Panel 10 para controle. Além disso, um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD está instalado como backup. “Como exemplo de implementação de um sistema redundante em nosso subsistema de transmissão, criamos um sistema de backup alternando diretamente o switcher de matriz. Isso nos permitiu alternar os sinais antes de chegarem ao switcher de vídeo. No entanto, graças à acessibilidade dos produtos Blackmagic Design, conseguimos introduzir switchers de backup dentro do orçamento. Além disso, usamos o SmartScope Duo 4K principalmente para monitoramento de preenchimento/chave de CG”, acrescentou.

Para acomodar uma grande quantidade de conteúdo de streaming, a J SPORTS utiliza três unidades dos switchers ATEM, cada um emparelhado com um ATEM 1 M/E Advanced Panel 10 e um monitor SmartScope Duo 4K. “Todas as três unidades têm exatamente a mesma configuração, então usamos aquela que estiver disponível com base na situação. Como roteador de matriz para agrupar essas três configurações, usamos o Smart Videohub 40×40 e o Videohub Smart Control Pro, e mudamos o roteamento com flexibilidade dependendo do conteúdo”, disse Waki.

Além disso, o subsistema de streaming está equipado com um monitor SmartView 4K, um monitor Blackmagic MultiView 16 para exibir as entradas designadas de cada subsistema em um monitor grande, quatro Teranex AVs e HyperDeck Studios para gravação, dois HyperDeck Studio Minis para reprodução e vários Micro Converters SDI to HDMI 3G.

“É possível realizar transmissões simples com apenas um operador. Nos casos em que atualizações constantes de títulos como placares de jogos são necessárias, um profissional de CG se junta para formar uma dupla e conduzir as operações. Embora a maior parte da operação do subsistema seja terceirizada para uma equipe externa, eles rapidamente dominaram sua operação. Tornou-se um workflow fácil de usar”, concluiu.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados