Home Reportagens J Sports seleciona solução de produção remota multicâmera da LiveU para jogos de beisebol

J Sports seleciona solução de produção remota multicâmera da LiveU para jogos de beisebol

Por Ricardo Batalha

J SPORTS On Demand mostrará mais de 70 partidas em que a tecnologia da LiveU terá papel fundamental no aprimoramento da experiência de visualização

A LiveU revelou que a renomada emissora japonesa J SPORTS, com a parceira de produção Express, selecionou a solução de produção remota de multicâmera da LiveU para jogos do Yokohama DeNA BayStars, clube profissional de beisebol sediado em Kanagawa e que disputa a Nippon Professional Baseball. O serviço OTT da J SPORTS, J SPORTS On Demand, mostrará mais de 70 partidas em que a tecnologia da LiveU terá um papel fundamental no aprimoramento da experiência de visualização.

O ano de 2021 será o primeiro em que a J SPORTS oferecerá este serviço OTT ao vivo, já que inicialmente planejava usar apenas o feed de transmissão limpo, adicionando comentários e gráficos. No entanto, trabalhar em estreita colaboração com a Express, expandir a quantidade de conteúdo e aumentar o envolvimento do espectador tornou-se prioridade. Mudar para a produção remota também era uma ambição de longa data da Express e da J SPORTS.

“Queríamos muito transmitir vários sinais de câmera por meio de redes móveis e, é claro, precisava ser extremamente confiável. Originalmente, planejávamos enviar imagens de várias câmeras via Ethernet, mas as demonstrações da LiveU nos provaram que nossa ambição original era totalmente possível”, declarou Kanji Kato, Diretor Técnico da Express.

O feed limpo no ar (alternado entre várias câmeras) é enviado de uma unidade OB no solo por meio de um LU800 junto com dois feeds adicionais – uma imagem ampla do solo e o placar. Os comentários sobre este serviço são adicionados remotamente no estúdio J SPORTS, enquanto a mixagem de áudio e gráficos é realizada pela Express em seu estúdio em Tóquio, o Avenir-Hub. Além disso, um feed de retorno de vídeo com gráficos é enviado aos comentadores para que eles possam ver a bola, contagens de rebatidas e saídas e possam verificar os efeitos de câmera lenta.

“Uma das principais vantagens da produção remota é que não precisamos enviar uma grande equipe de produção para o local e é o mesmo em termos de equipamento. Isso tudo é feito em IP, o que foi fundamental para nós. Estamos ansiosos para implantar esta tecnologia LiveU muito confiável em outras produções e aumentar a complexidade delas. Estamos prontos para o futuro!”, comemorou Yojiro Tomihisa, Gerente Técnico da J SPORTS.

“O LU800 e seus recursos de várias câmeras mudaram a forma como olhamos para isso e acelerou nossa mudança para a produção remota. Antes de implantarmos este sistema de produção remoto, tínhamos que gerenciar e organizar horários para nossa equipe, incluindo o tempo de viagem. Isso reduziu muito o tempo disponível para nossa equipe de produção e equipe de gerenciamento. A solução de produção remota da LiveU torna nossas vidas muito mais fáceis e, no final do dia, podemos criar mais e ainda melhor conteúdo”, avaliou Kanji Kato, da Express.

O pacote de soluções da LiveU reúne três valores essenciais para os transmissores OTT: experiência do visualizador aprimorada, confiabilidade sem compromissos e redução comprovada nos custos de produção. “Estamos honrados em ver uma das principais emissoras de esportes no Japão, a J SPORTS, junto com a inovadora empresa de produção esportiva Express, selecionar a LiveU como seu parceiro de tecnologia de produção remota. É emocionante ver que eles reconhecem isso como o futuro da radiodifusão. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com eles para garantir produções de sucesso e sua abertura contínua de novos caminhos”, concluiu Yaal Eshel, gerente geral da LiveU Ásia.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados