Home Reportagens Jason Rising gravado com múltiplas unidades Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Jason Rising gravado com múltiplas unidades Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Por Ricardo Batalha

Fanfic baseada no universo de “Sexta-Feira 13”, foi gravada com múltiplas Pocket Cinema Camera 4K e colorizada no DaVinci Resolve Studio

A Blackmagic Design revelou que “Jason Rising”, uma fanfic muito popular baseada no universo de “Sexta-Feira 13”, foi gravada com múltiplas Pocket Cinema Camera 4Ks e colorizada no DaVinci Resolve Studio. Rodado com um micro-orçamento, o filme já foi visto mais de 300 mil vezes por espectadores no mundo todo em apenas três semanas de lançamento.

O filme segue um foragido à solta que é caçado por um grupo elite de rastreadores e caçadores de recompensas. Os caçadores viram presa ao entrar no acampamento frequentado pelo assassino vestido com uma máscara de hóquei, Jason Voorhees. Estrelado por Dan Kyle, Kyle Vahan, Anna Campbell, Jerry Ball Jr. e pela atriz do filme “Sexta-Feira 13” original, Adrienne King, o filme foi criado por James Sweet e pelo cineasta e músico baseado em Oregon, Karl Whinnery.


Whinnery, que desempenhou os papéis de produtor executivo, cinegrafista, editor, supervisor de VFX e colorista, trabalhou no filme por mais de dois anos. Isso incluiu um ano de pré-produção e uma agenda de produção impactada pela Covid e pelos incêndios florestais de grandes proporções em Oregon.

“Eu queria captar a mágica dos quatro primeiros filmes da franquia Sexta-Feira 13. Este filme foi autofinanciado e tudo foi feito com um orçamento limitado, mas de forma alguma isso nos impediu de fazer um filme com a mesma qualidade de um blockbuster hollywoodiano. As Pocket Cinema Camera 4Ks foram um fator importante para tornar isso possível e a escolha perfeita para este filme de terror de baixo orçamento”, disse Whinnery.


Pretendendo criar um visual que misturasse a atmosfera de prenúncio do terror em “Sexta-Feira 13”, a neblina e a iluminação surreal de “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” e o ritmo de ação acelerado de “O Predador”, Whinnery rodou o filme inteiramente em unidades Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, captando em Blackmagic RAW e com até cinco câmeras à disposição.

No set, a equipe geralmente utilizava duas Pocket Cinema Camera 4Ks na mão com mochilas estabilizadoras Flycam Flowline, uma câmera em um DJI Ronin S ou S2, uma câmera em um tripé ou em uma dolly e uma câmera numa grua.

“Tenho usado câmeras Blackmagic há anos e sabia que elas seriam capazes de oferecer a qualidade de imagem que precisava. Mas também importava o fato de que elas permitiriam ser mais eficiente. Com o menu e o tamanho pequeno da câmera, o tempo de preparação entre as tomadas levava apenas dois minutos, em vez de 10 ou 20 minutos como com outras câmeras. Quando você está filmando tarde da noite, ninguém quer esperar 20 minutos enquanto você calibra um gimbal ou monta a grua”, Whinnery continuou.


Com o preço acessível da Pocket Cinema Camera 4K permitindo que várias das câmeras fossem da propriedade de Whinnery, ele conseguiu planejar tomadas multicâmera, alternando rapidamente entre planos na mão e com um tripé.

“Uma das grandes vantagens da Pocket 4K é o menu fácil de usar. Nos deparamos alternando entre 24 fps e 22 fps para algumas das cenas de luta. Com o menu da Pocket, conseguíamos configurar as taxas de quadro em múltiplas câmeras e ficávamos alternando. Também podíamos configurar as predefinições para cores falsas e guias de enquadramento, conseguindo começar a filmar rapidamente em vez de ficar brincando com os ajustes”, continuou.

Devido à natureza da história, grande parte do filme foi rodada à noite e nas florestas de Oregon. Confiando nas capacidades das Pocket Cinema Camera 4Ks sob pouca luz, Whinnery filmou principalmente com ISO 3200 ao utilizar o recurso de ISO duplo da câmera.

“Ter a capacidade para filmar com ISO 3200 e saber que a imagem ficaria boa permitiu que utilizássemos luzes menores e mais portáteis. Todas eram luzes LED alimentadas por bateria em vez das M18 e 1K mais tradicionais e geradores. O rapaz do som direto também gostou disso”, disse.

“A usabilidade nas novas Pocket 4Ks foi incrível e as imagens da câmera são lindas. A qualidade da imagem e a capacidade de gravar em RAW é incrível. Você simplesmente não conseguirá achar uma câmera melhor pelo mesmo preço”.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados