Home Reportagens JPI utiliza soluções TV Networks em produção ao vivo remota

JPI utiliza soluções TV Networks em produção ao vivo remota

Por Redação

A produtora de mídia sediada em Detroit (EUA) implantou a solução RPS para aumentar a eficiência e reduzir os custos

A JPI (Joseph Productions), uma empresa de produção de mídia sediada em Detroit, escolheu a solução TVU RPS (Sistema de Produção Remota) para aumentar a eficiência de suas produções de vídeo remotas, que incluem eventos corporativos e reuniões de alto nível. Muitos dos clientes da JPI, desde empresas e produtores de eventos ao vivo até emissoras de notícias e esportes locais, enfrentavam orçamentos limitados e buscavam formas de reduzir custos e o tempo de retorno.

Com a TVU RPS, a JPI pode enviar várias câmeras e operadores de câmera para o campo e contribuir com até seis feeds de câmera sincronizados através da internet para sua sala de controle interna, onde é possível adicionar gráficos, efeitos, texto e outros elementos de produção. A solução transmite vídeo IP de alta qualidade e baixa latência do local remoto para um receptor TVU baseado em estúdio. O receptor, por sua vez, produz seis saídas SDI sincronizadas. A TVU RPS inclui suporte extensivo para áudio SDI integrado AES/EBU de 16 canais, taxa de bits variável (VBR) e a capacidade de definir prioridades de canal.

“Anteriormente, quando filmávamos um evento ao vivo de uma feira, por exemplo, havia custos envolvidos no transporte do nosso caminhão satélite, pagando a equipe para configurar o caminhão, cargas elétricas e de cabeamento, além do tempo envolvido em viagens de ida e volta”, explicou Josh Kowal, Gerente Geral Adjunto da JPI. “Queríamos produzir eventos rapidamente sem ter que configurar uma sala de controle em cada local. Sabíamos que tinha que haver uma maneira de usar nossa sala de controle interna, o que economizaria uma quantidade significativa de custos de instalação, tempo de viagem e equipamentos.”

A JPI então escolheu a TVU RPS porque com este sistema, os produtores podem utilizar pessoal e equipamentos do estúdio, economizando um custo significativo na produção de uma tomada remota com várias câmeras.

“Agora, toda a equipe de produção não é necessária no local”, disse Kowal. “Com o RPS, precisamos enviar apenas um técnico de áudio/vídeo com uma câmera para produzir a transmissão ao vivo globalmente. Antes dependíamos da transmissão via satélite para os mesmos serviços, o que pode sair caro. Agora podemos oferecer aos nossos clientes preços mais competitivos e, além disso, temos menos logística envolvida para levar a equipe para outros estados. O TVU RPS eliminou efetivamente nossos custos de viagem e satélite. Já não precisamos do tempo de satélite, caminhões de produção ou de satélite. Nossa produção remota é muito menor com o RPS.”

Kowal acredita que existem vários outros tipos de produção que podem utilizar o RPS, incluindo a comunicação de crise, quando as respostas são necessárias imediatamente; o streaming de reações executivas quando novos carros saem da linha para sua clientela de montadora; e eventos coordenados nacionalmente de vários locais e coordenados em um fluxo.

A JPI usou sua unidade RPS pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Los Angeles (EUA) para transmitir ao vivo durante 30 minutos a revelação de um carro novo de uma montadora para o um programa de automóveis do parceiro de mídia Yahoo Live. A transmissão ao vivo foi enviada ao redor do mundo, com apenas duas equipes da JPI no local. A produtora também já usou o RPS na Little Caesars Arena, em Detroit, para cobrir eventos ao vivo para emissoras locais.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados