O Connected Cam foi lançado no ano passado com seu carro-chefe, a câmera broadcast de 2/3 “GY-HC900. Este ano, com a nova série 500 de câmeras 4K, a JVC amplia o conceito Connected Cam para câmeras portáteis
A JVC Professional Video continua a desenvolver a linha de produtos Connected Cam para alcançar o que é atualmente o transporte de vídeo mais resiliente na Internet. Esta proposta foi apresentada no ano passado com seu carro-chefe, a câmera broadcast de 2/3” GY-HC900, disponível como ENG e também em configuração de estúdio. Este ano, com a nova série 500 de câmeras 4K, a JVC amplia o conceito para compactar câmeras portáteis. Além disso, a JVC também amplia suas soluções integradas de produção com o sistema Connected Cam Studio 6000S.
A série 500 de câmeras 4K com streaming inclui um sensor de imagem CMOS 4K de 1 polegada, uma lente zoom integrada 20 com filtros ND e anéis de controle de foco manual, zoom e diafragma. Embora a série 500 possa gravar em vários formatos de arquivo 4K UHD e HD em cartões SDHC/SDXC, as câmeras também podem gravar em drives de estado sólido (SSD) em 10 bit 4: 2: 2 usando o codec Apple ProRes 422. A capacidade de gravação de conteúdo HDR e o recurso de câmera lenta HD adicionam mais possibilidades à produção.
Para responder a diferentes necessidades e aplicações, a nova série JVC possui 3 modelos: o modelo básico GY-HC500, o GY-HC550 com gráficos e streaming avançado e o modelo GY-HC500SPC especial para produção esportiva. Tanto a GY-HC550 como a GY-HM500SPC têm um gerador de caracteres que permite inserir títulos e outros dados no terço inferior da tela ou em tela cheia sem ter que recorrer a nenhum gerador de caracteres externo ou titulador. A GY-HC500SPC permite que você insira dados na forma de um placar eletrônico para vários esportes e trabalha com o software Sportzcast Scorebot, que permite que você atualize as informações da partida em tempo real. E, além disso, o GY HM500SPC é compatível com as tecnologias DV Sport e XOS Digital para a análise de vídeo do jogo e o comportamento do atleta.
Câmeras Connected Cam são projetadas para otimizar o processamento de imagens com desempenho IP ao mesmo tempo. Todos os modelos das séries 500 e 900 permitem a geração de streaming de 1080p até 20 Mbps com correção de erros SMPTE 2022 e uma latência inferior a 500 ms. Alguns modelos também incluem uma correção avançada Zixi com ARQ para uma transmissão mais confiável.
JVC Portable Bridge Uplinks Pro HD Bridge
Outra parte importante do fluxo de trabalho de vídeo da JVC são os uplinks Pro HD Bridge para redes telefônicas vinculadas que permitem que os criadores de conteúdo transmitam seus programas ao vivo com mais confiabilidade.
A Digital P Media, por exemplo, usou 5 links ProHD Portable Bridge emparelhados com as câmeras ProHD da série 800 para produzir a final da Liga Mundial de Pesca (FLW). Essa transmissão em particular representou um verdadeiro desafio técnico, pois a liga FLW é desenvolvida em grandes lagos com cobertura telefônica muito ruim. A equipe de produção foi capaz de expandir e melhorar a cobertura, usando até mesmo seus equipamentos JVC Portable Bridge como pontos de acesso, conectando seus telefones celulares via Wi-Fi e usando o aplicativo de discagem por voz Discord móvel como um sistema de intercomunicação.
A mais recente adição a essa faixa é o SFE-CAM Dockable Bridge, um uplink de Dual Link para rede LTE vinculada que se conecta diretamente a qualquer câmera das séries 800 e 900 para aplicações nas quais é necessário alcançar e emitir quase instantaneamente. Como uma versão atualizada do ProHD Dockable Bridge lançado em 2017, ele incorpora a tecnologia patenteada SpeedFusion VPN Bonding da Peplink que permite combinar várias conexões sem fio, com fio e Wi-Fi para estabelecer uma conexão VP forte e segura.
Todas as unidades Bridge, como outras câmeras JVC com conectividade IP no campo, podem ser monitoradas e controladas a partir do ProHD Command Center. Ele possui um mapeamento em tempo real em tela cheia de todos os recursos com conexão GPS, além de permitir o roteamento de um vídeo ao vivo com controle mestre, sites ou plataformas de redes sociais.
Seja no estúdio, produção remota de conteúdo, captura de notícias ENG quanto a contribuição ponto-a-ponto HD, o novo codificador ProHD BR-EN900 é um componente importante das abrangentes soluções de produção IP da JVC. Este codificador portátil fornece qualidade de transmissão de compressão HEVC (H.265) até 1080p60 de 10 bits e amostragem 4: 2: 2. Totalmente baseado em hardware, seu recurso de codificação dupla permite o trabalho simultâneo com streaming H.264 e H.265 para diferentes públicos, como decodificadores de hardware e redes de difusão de conteúdo (CDN). Se emparelhado com o decodificador JVC BR-DE900 lançado no ano passado, o BR-EN900 é capaz de fornecer até 50% mais economia de largura de banda em comparação com o H.264.
Com a gama de sistemas portáteis Studio de produção ao vivo e streaming via IP, a conectividade se estende por todo o processo de produção de emissoras de TV, escolas, centros de culto e órgãos públicos. Em Cleveland, por exemplo, o sistema ProHD Studio 4000 forneceu o Raycom Media, o conjunto de ferramentas para estabelecer uma solução de cobertura ao vivo para portal da Web, aplicativos móveis e Facebook Live. O sistema inicia a partir de sua redação e usa uma câmera robótica JVC PTZ KY-PZ100. Em vez de ter apenas uma fonte de vídeo, os operadores criam versões mais simples das transmissões, completam-nas com gráficos, imagens ou conexões do Skype, entre outras.
O novo sistema de produção móvel da JVC Connected Cam Studio 6000S promete, se possível, maior funcionalidade, oferecendo 6 entradas IP que suportam os protocolos NDI e SRT (assim como fontes HD-SDI e HDMI). Entre outras funções, incorpora um mixer de áudio, um gerador interno de caracteres com modelos predefinidos, 4 camadas de DSK e memória de armazenamento de clipes com reprodução. O Studio 6000S também inclui funções específicas para a produção de eventos esportivos ao vivo, como repetição automática de reprodução multicanal, câmera lenta e um gerador de caractere integrado para dados de tempo e resultados.
Desde 2012, quando a JVC introduziu a primeira câmera profissional no mercado com conectividade Wi-Fi e FTP, a produção de notícias por IP é agora uma realidade e a transmissão ao vivo se tornou cada vez mais sofisticada. A JVC melhora continuamente o desempenho IP de seus produtos. Por exemplo, a marca recentemente integrou o Facebook Live em sua câmera GY-HM250, seu modelo mais básico com streaming embutido, para tornar mais fácil do que nunca transmitir ao vivo nas redes sociais.