A unidade móvel HDTV-4 da KBS (Korean Broadcasting System) foi atualizada com uma seleção de ferramentas Lawo que permitem à emissora pública coreana começar a aproveitar as vantagens dos ambientes de televisão IP.
A HDTV-4, a maior unidade móvel da KBS, é projetada para produções de alta qualidade, graças à sua configuração de 16 câmeras e um espaço de trabalho meticulosamente planejado. Recentemente, a emissora asiática renovou completamente a infraestrutura de áudio do veículo, optando por uma mesa de áudio de produção Lawo mc²56, um núcleo de áudio A__UHD Core, um gateway Power Core e um palco A__stage64, elementos integrados pela Dongyang Digital (DYD).
A mesa mc²56, projetada para ambientes de ritmo acelerado, oferece grande poder de processamento digital de sinais, uma interface fácil de usar e fluxos de trabalho personalizáveis. Compatível com SMPTE ST 2110, AES67 e Ravenna, a mesa se integra à infraestrutura IP da KBS. Por outro lado, a integração do gateway Power Core e do stagebox A__stage64 melhora a conectividade e o transporte de sinais, proporcionando uma rede de áudio robusta e escalável.
Choelho Park, responsável pela gestão geral e mixagem de áudio da KBS HDTV-4, fornece mais detalhes sobre o dia a dia da unidade móvel: “Durante as transmissões esportivas, a unidade móvel recebe sinais individuais de microfones e comentários para criar um som envolvente. Para os programas musicais, colaboramos com produtoras de som externas, gerenciando diversos sinais (analógicos, AES3, AES10) para a produção do programa. A mesa mc²56 acomoda esses sinais externos, bem como os sinais internos provenientes de players de arquivos, equipamentos gráficos, players de CD e unidades de reverberação, garantindo uma mixagem perfeita e uma saída de áudio de alta qualidade”.
A KBS optou pela tecnologia da Lawo, pois precisava de um “sistema capaz de processar de forma confiável vários sinais”, além de “se integrar perfeitamente ao sistema de controle VSM” e se encaixar no “espaço limitado do rack”. A reputação da marca também foi um fator-chave para Park: “Com nossa transição para uma infraestrutura baseada em IP, precisávamos de uma solução que garantisse a confiabilidade. A excelente estabilidade do sistema Lawo, combinada a características de som excepcionais, foi um fator decisivo”.
Site relacionado: https://lawo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube