Home Reportagens L-Acoustics traz potência e flexibilidade para o Landesfunkhaus Niedersachsen da NDR em Hanôver

L-Acoustics traz potência e flexibilidade para o Landesfunkhaus Niedersachsen da NDR em Hanôver

Por Ricardo Batalha

Kiva II e flexível Série A atualizam o som dos auditórios Kleiner Sendesaal e Großer Sendesaal NDR

Em meio à beleza de parques e palácios reais, áreas verdes, museus e estúdios, além de ser a cidade de onde se originou a famosa banda de hard rock Scorpions e o ponto de famosas feiras comerciais, a cidade de Hanôver abriga a Landesfunkhaus Niedersachsen, um dos marcos mais conhecidos da região e parte da emissora pública Radio Television (NDR). Em seu edifício icônico está o Kleiner Sendesaal, um salão de 350 lugares que hospeda uma série de eventos corporativos e musicais, ao lado do Großer Sendesaal, com 1.250 lugares, que tem sido usado, principalmente, para a Radiophilharmonie da NDR, que produz mais cem concertos todos os anos. Recentemente, suas duas salas receberam uma atualização de áudio projetada em torno da acústica L ultracompacta, do poderoso Kiva II e do flexível Série A.

Ambas as salas hospedam eventos que variam de música ao vivo a shows de filmes com som de teatro, e o sistema de som existente não atendia às demandas por reforço de som de alta qualidade. Ingo Schwarze, Chefe da Equipe de Produção Musical da Landesfunkhaus na Baixa Saxônia, comenta que “os requisitos cada vez maiores de qualidade de som, juntamente com as demandas de produções que chegam, nos levaram a buscar um novo sistema de som otimizado que levar a uma nova era de áudio.”

Após uma avaliação das soluções disponíveis, o NRD analisou dois sistemas e o Theapro foi contratado para iniciar a rodada final de comparação. A L-Acoustics foi a vencedora tanto na medição técnica do som quanto nos testes de audição. “Além da exigência de reprodução sem distorção de certos níveis acústicos, como pé direito, a lista de critérios principais incluía obter a cobertura mais uniforme possível de todo o auditório”, continua Schwarze. “Também precisávamos de um sistema que eliminasse os reflexos das paredes, alcançasse alta inteligibilidade de fala e atenuasse o som no palco”, acrescenta.

Requisitos arquitetônicos
Além de considerações de qualidade de som, a equipe estava trabalhando nos requisitos arquitetônicos. Havia pontos de ancoragem claramente definidos com limitações de peso, restrições de altura para apresentações de filmes onde os alto-falantes pendurados tinham que ficar longe da tela do cinema e posicionamento pré-configurado dos preenchimentos laterais e frontais.

Com o L-Acoustics confirmado como o sistema de escolha para ambas as salas, o diretor de vendas da L-Acoustics, Sebastian Wittrock, e Martin Rode, gerente de aplicativos de instalação, começaram a criar o design do sistema. A configuração final do Großer Sendesaal compreende em sistemas esquerdo / direito de sete Kiva IIs e dois SB15m em arranjo cardióide.

Três subwoofers L-Acoustics SB18m foram colocados em cada lado do palco, enquanto cinco Kiva IIs foram implantados para enchimento lateral. Para a frente, nove alto- falantes coaxiais 5XT são uniformemente espaçados no palco, garantindo que o som seja totalmente distribuído por todo o auditório. “O Kiva II se destaca na sala grande, onde o layout hexagonal torna excepcionalmente difícil conseguir uma distribuição de som uniforme”, diz Schwarze. “Anteriormente, tínhamos grandes problemas com reflexos, cancelamentos de frequência e a inteligibilidade de fala pobre resultante. Com o Kiva II, esses problemas melhoraram notavelmente”, completa.

O Kleiner Sendesaal possui um A10 Focus e A10 Wide colocados para a esquerda / direita. “Dois subwoofers SB18m foram postos à esquerda e à direita, novamente no modo cardióide”, continua Schwarze. “A Série A foi escolhida para a sala pequena porque a equipe queria um sistema de alcance total que também pudesse ser muito versátil, já que os submarinos não podem ser pilotados ou colocados lá”, explica Wittrock. “A diretividade variável do Panflex Série A nos dá a capacidade de direcionar a dispersão no plano horizontal, evitando reflexos desnecessários nas paredes.”

Schwarze aprecia o fato de os subwoofers SB18m serem móveis. “Podemos utilizá-los nas duas salas, dependendo da necessidade de som, o que é ótimo para o retorno do investimento”, enfatiza.

A implantação completa do sistema foi feita pela empresa Amptown System. “Estamos muito satisfeitos com o design do sistema para ambas as salas. Nossas primeiras experiências com o som geral são extremamente positivas, especialmente a faixa de baixa frequência que, mesmo sem usar os subwoofers móveis SB18m, é impressionante. Estamos ansiosos para os primeiros programas pós-pandemia com público físico e temos certeza de que eles apreciarão a excelente qualidade sonora do novo sistema”, conclui Schwarze.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados