Home Reportagens La Casa Encendida renova seus estúdios com tecnologia AEQ

La Casa Encendida renova seus estúdios com tecnologia AEQ

Através de sua estação de rádio, agora equipada com tecnologia da AEQ, centro social e cultural de Madrid pretende explorar o formato radiofônico numa perspectiva artística

Por Ricardo Batalha

A direção técnica da La Casa Encendida, um centro social e cultural de Madrid (ESP), decidiu renovar seus estúdios de rádio após mais de 15 anos de uso, optando pela tecnologia AEQ e instalando um console de áudio digital AEQ Forum IP Split como centro do sistema e o sistema de automação AudioPlus.

“Optamos por um mixer Forum Split com placa Dante para interconectividade AoIP, o que nos permitiu usar a mesa em um iMac com ProTools, bem como no PC com automação AEQ e software de playout. O resultado foi um estúdio de rádio muito versátil que nos permite produzir tanto falsos shows ao vivo quanto gravar vocais para produções mais elaboradas”, disse Ángel Aranda, coordenador da Rádio La Casa Encendida.

AEQ Forum IP Split é um mixer de áudio projetado para controle de transmissão ONAIR. Incorpora todas as funcionalidades básicas necessárias neste tipo de ambiente: corte automático do monitor, corte da tosse, início do fader, controle de sinalização, sinais de controle para a automação de equipamentos externos, gestão de comunicações externas, intercomunicação, etc. Com um design modular e tamanho pequeno, adapta-se perfeitamente a diferentes cenários: autocontrole, controle de cabine, controles de produção de televisão, produção de som, configurações mistas, integração em grandes instalações , etc.

Simplicidade e poder de controle são combinados no console AEQ Forum IP para cobrir tanto as necessidades operacionais mais básicas quanto as mais avançadas. A versão Forum IP Split vem com o mecanismo modular FR Core em três unidades de rack. Pode ser composto por até seis módulos fader quádruplos e uma unidade de controle e monitoramento. Podem ser equipados com placas de entrada e saída multicanal AoIP compatíveis com o protocolo AES67 por meio da tecnologia DANTE.

Por meio dessa conectividade, os sinais podem ser coletados e entregues a outros consoles, roteadores e outros equipamentos terminais de entrada e saída de mais de 350 fabricantes diferentes. A conectividade também pode ser escolhida para ser MADI e pode ser equipada com até dois híbridos de telefone digital interno.

A La Casa Encendida, que iniciou suas atividades em dezembro de 2002, pertence à Fundação Montemadrid, entidade de responsabilidade social criada pelo banco espanhol Caja Madrid. Trata-se de um espaço aberto e dinâmico aberto a todos os públicos, onde algumas das expressões artísticas mais vanguardistas convivem com atividades educativas, de reflexão e debate em torno de suas quatro áreas de atuação: cultura, solidariedade, meio ambiente e educação. Através de sua estação de rádio, agora equipada com tecnologia da AEQ, pretende explorar o formato radiofônico numa perspectiva artística. Possui programas de produção atual e uma seleção de cápsulas de rádio para todo tipo de público.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados