Home Reportagens La Casamurada expande seu arsenal de gravação com monitores Genelec

La Casamurada expande seu arsenal de gravação com monitores Genelec

Estúdio La Casamurada expandiu suas capacidades de monitoramento com um par de monitores coaxiais de três vias The Ones 8361

Por Ricardo Batalha

O estúdio La Casamurada, localizado em Bañeras na província de Tarragona (ESP), expandiu suas capacidades de monitoramento com um par de monitores coaxiais de três vias The Ones 8361, da Genelec. O estúdio construiu sua reputação ao oferecer uma experiência única para artistas que aproveita todos os benefícios acústicos de sua localização histórica, além de oferecer um ambiente técnico totalmente moderno.

O La Casamurada está localizado na antiga adega na base de uma torre defensiva em uma fazenda fortificada do século XII. Em 2007, Jesús Rovira, baixista e compositor da banda de rock catalã Lax ‘n’ Busto, decidiu que a acústica tornava a adega perfeita para gravar e começou a criar um espaço que oferecesse aos músicos tudo o que eles precisam de um estúdio residencial, respeitando também a estrutura original do edifício.

“Usamos os novos 8361s para gravação – seu principal uso – e mixagem”, explica Rovira. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho deles; na verdade, todos os engenheiros que estiveram no estúdio desde que os anos 61 foram comprados ficaram muito satisfeitos e me disseram isso em termos inequívocos!”, completa.

O carro-chefe da série The Ones, os monitores 8361 foram criados para oferecer uma faixa dinâmica excepcionalmente ampla, direcionalidade e imagem incomparáveis e um SPL de 118 dB, fornecendo monitoramento de referência real mesmo em distâncias de audição mais longas. “Esses novos monitores Genelec informam claramente o que está acontecendo e como resolvê-lo em suas gravações e mixagens. A sensação de profundidade estéreo e 3D é linda”, avalia Rovira.

Para tirar o máximo proveito de seu novo sistema, o La Casamurada também aproveitou as capacidades de calibração do gerenciador de alto-falantes GLM da Genelec Programas. Para obter os melhores resultados, Rovira trabalhou com Roberto López, da Audio-Technica, distribuidor da Genelec na Espanha, para garantir que os monitores fossem otimizados perfeitamente para a acústica da sala. “O software GLM é muito útil e apto a corrigir falhas no ambiente em que você vai usá-lo”, afirma Rovira.

“O tratamento acústico na sala é excelente, então, uma vez que analisamos o desempenho do sistema com GLM, tudo o que foi necessário foi um ajuste muito pequeno na região LF abaixo de 100 Hz”, acrescenta López. “No geral, a resposta é suave e plana, e essa combinação de uma excelente sala e um ótimo par de monitores realmente produz mixagens nas quais você pode confiar. Jesús está planejando mover os 8361s da ponte do medidor do console para os suportes de piso, e então tudo o que é necessário é uma simples recalibração. A flexibilidade que o GLM oferece facilita muito a vida!”

O novo sistema de monitoramento foi acionado por várias sessões nos primeiros meses desde a adição dos 8361s. Os artistas que se beneficiaram do novo set-up incluem Ciudad Jara, com a equipe de produção de Santos e Fluren, Despistaos com Tato Latorre, uma produção de jazz com o Joan Claver Trio, Los Telepáticos com Ricky Falkner e Jordi Mora, e Mi Capitán, uma banda que inclui membros do Standstill, Egon Soda e Love of Lesbian.

“Estou muito feliz com esses monitores”, conclui Rovira. “Na verdade, eu já os recomendei para algumas pessoas. Tudo parece indicar que foi um bom investimento.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados