Como parceira global da LaLiga, Microsoft está ajudando a desenvolver novas soluções e aprimorar as existentes com o objetivo de transformar digitalmente o setor de esportes e entretenimento
A LaLiga torna-se pioneira entre as ligas europeias na jornada de 2022 ao representar graficamente nos replays de gols de suas transmissões audiovisuais nacionais e internacionais da LaLiga Santander uma métrica avançada de Probabilidade de Gols obtida em 30 segundos ao nível do fotograma – quase em tempo real. Este avanço é produzido graças à capacidade tecnológica proporcionada pela inteligência artificial e aprendizado de máquina do Microsoft Azure dentro do projeto conjunto Beyond Stats, uma iniciativa na aliança fortalecida entre a LaLiga e a Microsoft com o objetivo de aproximar os torcedores às métricas de desempenho com os quais o órgãos técnicos dos clubes trabalham.
No âmbito do acordo entre as duas entidades, reforçado em maio de 2021, estão a ser desenvolvidos diversos projetos com o objetivo de transformar digitalmente a indústria do desporto e do entretenimento. Uma equipa multidisciplinar da organização, liderada por especialistas em Business Intelligence da LaLiga Tech, atingiu o marco de obter o cálculo em 30 segundos, podendo assim incorporar estatísticas quase imediatamente ao nível dos gráficos na retransmissão, algo que não se consegue até agora a nível audiovisual devido à complexidade destes dados.
Torna-se assim pioneira entre as ligas europeias ao representar graficamente esta métrica em tempo de jogo com tecnologia Microsoft para incorporar nos replays de gols ao nível do frame, nomeadamente nas segundas repetições, permitindo ao torcedor ver em primeira mão a qualidade de uma oportunidade de gol. Esta informação permite aproximar um pouco mais as respostas a questões como “quais foram as hipóteses de sofrer ou marcar este gol?”, e assim ajudar a determinar a eficácia dos jogadores. Isso dá ao espectador mais dados na hora de avaliar o desempenho de equipes e jogadores, revelando tendências ofensivas ou defensivas de suas táticas, além de contribuir para uma análise do desempenho da temporada do time ou jogador graças à robustez do novo modelo estatístico.
A nova métrica foi gerada a partir de um modelo interno pelos analistas de futebol Mediacoach da LaLiga em conjunto com a equipe de Business Intelligence & Analytics da LaLiga Tech, subsidiária tecnológica da organização.
A plataforma Mediacoach pode capturar quase 3,5 milhões de dados de posicionamento por partida, o que se traduz em cerca de 2 mil métricas por jogador, ajudando a criar estatísticas particularmente precisas. A principal novidade, que contribui para afinar ainda mais as estatísticas, e que marca a diferença com os modelos anteriores, é a incorporação ao nível do quadro durante o tempo de jogo de variáveis avançadas que levam em conta a eficiência de pontuação do jogador envolvido na ação, incorporando estatísticas históricas em tempo quase real durante a transmissão de TV no segundo replay do gol. Trata-se de algo inovador e que agora foi possível graças ao poder do Microsoft Azure.
Como parceira global de tecnologia e inovação da LaLiga, a Microsoft está ajudando a desenvolver novas soluções e aprimorar as existentes com o objetivo de transformar digitalmente o setor de esportes e entretenimento. Entre os projetos em que ambas as entidades estão trabalhando estão também serviços de streaming over-the-top (OTT) de última geração, serviços avançados de proteção de conteúdo ou sistemas de gerenciamento de locais. Além disso, dentro do acordo da organização com a Microsoft, reforçado em maio de 2021, estão sendo trabalhados até mais 21 novas métricas e outras novidades que serão anunciadas ao longo de 2022.
“Graças à força do Microsoft Azure, conseguimos melhorar a experiência de nossos torcedores ao incorporar este modelo de cálculo de probabilidade de gol”, disse Miguel Angel Leal, Gerente Geral da LaLiga Tech. “Os algoritmos baseados em inteligência artificial que desenvolvemos exigem uma capacidade de processamento muito alta em grandes quantidades de dados, para oferecer as métricas quase em tempo real. O torcedor exige cada vez mais uma experiência personalizada e informações de qualidade que ajudem a interpretar e aproveitar o jogo, algo que estamos desenvolvendo a partir do projeto Beyond Stats, tanto pelo portal web quanto pelos gráficos desenvolvidos pela Microsoft nas transmissões”, completou.
“A tecnologia de aprendizado de máquina e inteligência artificial da Microsoft facilitou o desenvolvimento da estatística Probability of Goal, graças à análise de dados históricos de rastreamento de mais de 20 mil chutes obtidos em cerca de 2 mil partidas”, revelou Rebeca Marciel, diretora de grandes empresas da Microsoft na Espanha. “A capacidade desta tecnologia permitiu à LaLiga dar um passo adiante, conseguindo incorporar uma métrica com essas características avançadas em suas transmissões audiovisuais”, acrescentou.
Como funciona?
A Probabilidade de Gols da LaLiga e da Microsoft analisa esses parâmetros treinados por meio de um modelo matemático para determinar como cada uma dessas variáveis afeta o fato de marcar ou não um gol. Durante uma partida, os dados de posicionamento dos jogadores são recebidos em tempo real graças às 16 câmeras de rastreamento óptico instaladas em cada estádio de competição. A partir desses dados, cada parâmetro é calculado e o modelo é executado para obter a probabilidade de gol.
A métrica refinada é baseada em diferentes variáveis baseadas no cone de visão, destacando as posições dos jogadores da equipe adversária incluídas no ângulo de visão do jogador, que determinam decisivamente a dificuldade e, portanto, a probabilidade de finalização. Fatores como as distâncias da bola ao goleiro e ao gol, ou a distância e o ângulo do rival mais próximo também são levados em consideração. Quanto menor o valor final na tela em relação à probabilidade de marcar um gol efetivamente marcado, mais eficaz terá sido o chute em relação ao que se poderia esperar do jogador.
O modelo retorna uma probabilidade entre 0% e 100%, dando ao espectador uma aproximação das grandes oportunidades perdidas ou dos gols impossíveis marcados pelos melhores jogadores. No caso da LaLiga, este valor levará em conta a eficiência de pontuação do jogador específico. Assim, em um modelo antigo de Probabilidade de Gols, com um valor de 2%, apenas 1 em 50 tentativas terminaria em gol. No modelo LaLiga, que leva em consideração as métricas do jogador em particular, esse valor será maior com jogadores de maior qualidade técnica, sendo muito mais preciso.
Isso é alcançado graças a um indicador de eficiência do jogador calculado com base na proporção de gols por jogo e gols por chute feitos pelo jogador envolvido na ação. Por exemplo: o atacante francês Benzema, que atualmente joga pelo Real Madrid, apareceria atribuído ao nível máximo de eficiência de pontuação deste indicador. Portanto, um dado objetivo de Probabilidade de Gols que resulta em 14,1% sem esse “efeito jogador” é aumentado para 23,1% quando Benzema é envolvido em um dos exemplos obtidos nos testes métricos.
1 comentário
[…] LaLiga lança gráfico mostrando chances de gol graças a… […]
Comentários fechados.