No maior evento realizado no Parque Olímpico de Munique (ALE) desde os Jogos Olímpicos de 1972, a EMG foi responsável pela transmissão ao vivo do Campeonato Europeu de Atletismo, realizado de 15 a 21 de agosto, a partir de 9 controles localizados no International Broadcast Center (IBC), no qual a tecnologia AoIP, da Lawo, desempenhou um papel fundamental.
As nove salas de controle do IBC no próprio estádio e uma sala de produção dedicada para os locais externos, foram equipadas com consoles de produção Lawo mc²56 MkIII para cobrir a produção de áudio no estádio (atletismo, BMX, ciclismo, montanha), Olympia Park (cerimônias de entrega de medalhas), Olympia Halle (ginástica) e locais remotos.
O mc²56 da Lawo oferece suporte nativo para SMPTE 2110, AES67/RAVENNA, DANTE (através de um gateway Power Core), MADI e Ember+. A E/S local permite conectividade direta. Alimentado pelo mecanismo de áudio A__UHD definido por software 1U com funcionalidade Home intuitiva, até 1.024 canais DSP de grau mc² por núcleo de processamento podem ser compartilhados entre vários consoles.
Essa opção de pooling foi aplicada à instalação do ECM como um todo: em vez de núcleos de áudio dedicados, o poder de processamento necessário para todos os consoles de mixagem veio de um cluster de oito mecanismos de áudio A__UHD compartilhados em uma configuração redundante, permitindo atribuição de DSP flexível e confiável.
Para aumentar ainda mais a segurança, os contêineres Docker em um cluster de seis servidores, também projetados de forma redundante, abrigavam o software duplicado para os mixers de áudio. Assim, mesmo que alguma galeria caísse, todo o sistema ainda funcionaria, e a mixagem de áudio poderia ter sido feita fora do console.
Para contribuição de áudio, a configuração compreendeu mais de 30 caixas de palco Lawo AoIP dos nós AoIP com capacidade de WAN da A__line. Foram utilizados grupos de A__stage64 e A__stage 48, assim como unidades A__madi4 e A__madi 6 mais A__mic8, dedicadas a torneios e eventos ECM. 35 lâminas Lawo C100 foram usadas para 130 cabeças multiview.
Guy Haegman, engenheiro de áudio multicâmera da EMG, afirmou que “os serviços de produção esportiva da EMG para o Campeonato Europeu foram, sem dúvida, um evento excepcional. Muitos torneios foram realizados em paralelo. Tivemos que cobri-los em um lugar de diferentes pontos ou em locais diferentes. Isso significou que durante todo o evento tivemos que lidar com um grande número de fontes paralelas que tiveram que ser monitoradas, comutadas e produzidas.”
Haegman destaca que escolher uma solução Lawo AoIP em rede com consoles mc² e núcleos A__UHD, “deu a flexibilidade, potência DSP e capacidade de comutação de que precisávamos para nossos fluxos de trabalho complexos. O cluster de mecanismos de áudio A__UHD em rede com todas as galerias também tornou as mudanças de produção de última hora gerenciáveis. Quando ficou difícil, a equipe da Lawo estava sempre do nosso lado para nos dar apoio sempre que precisávamos.”
Além disso, a infraestrutura para o som dos comentaristas era inteiramente de Lawo. Um total de 65 unidades de comentários Lawo LCU forneceram uma interface de usuário intuitiva para até três comentaristas por LCU, enquanto pré-amplificadores de microfone com qualidade Lawo e áudio-sobre-IP em tempo real não compactado (24 bits / 48kHz) garantiram qualidade de áudio.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube