Home Especiais Lawo estreia novas soluções de áudio e vídeo para ambientes IP no IBC 2018

Lawo estreia novas soluções de áudio e vídeo para ambientes IP no IBC 2018

Por Redação

A empresa trouxe diversos lançamentos para o evento, como interfaces de áudio sobre IP com capacidade WAN, multivisualizador IP,  console de produção mc²56, interface Dante para Power Core, conversor 4K e sistemas de monitoramento e análise de rede

A Lawo trouxe uma série de lançamentos para o IBC 2018, feira de tecnologia broadcast e produção audiovisual realizada de 13 a 18 de setembro em Amsterdam, voltadas para ambientes de produção broadcast IP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A  nova versão WAN de família A__line de interfaces de áudio para IP em rede é um dos lançamentos dessa edição. São dispositivos 1RU capazes de transmitir áudio com qualidade broadcast em tempo real através de conexões WAN e LAN. Os nós A__line convertem áudio de microfone, line-level, AES3 e até banda de base MADI codificada digitalmente para streaming de áudio sobre IP, usando os protocolos SMPTE 2110-30/31, AES67 e RAVENNA de padrão aberto. O streaming de áudio IP é gerenciado usando a API de controle Ember + de código aberto ou RAVENNA.

Portas RJ45 duplas utilizam switching de Proteção Total (SPS) SMPTE 2022-7 para fornecer dois caminhos de conexão de rede redundantes e discretos, garantindo a transmissão de fluxo sem erros. A energia redundante dupla também está disponível. As amplas capacidades de buffer de recepção atendem às especificações ST2022-7 classe C, com diferenciais de caminho redundantes de até 150ms suportados; adicionalmente, são fornecidos até 160ms de buffer de jitter para cada canal de áudio recebido. Unidades de linha podem até sincronizar e converter entre sinais de referência PTPv2 e wordclock.

A família A__line de nós de áudio integra-se aos consoles de produção de áudio VSM IP Broadm e Lawo mc² da Lawo. Três modelos estão disponíveis:

A__mic8 possui oito entradas de linha/microfone Lawo-grade e quatro saídas analógicas de nível de linha em conectores XLR, oito GPIOs, portas de fluxo duplo redundantes e entrada e saída wordclock. A unidade é alimentada por PoE e sem ventilador.

Já o A__digital8 possui oito entradas AES3 com conversão de taxa de amostragem, quatro saídas AES3 em conectores XLR, oito GPIOs, portas de fluxo duplo redundantes e entrada e saída wordclock. A unidade é alimentada por PoE e sem ventilador. –

Por último, o A__madi4 fornece dois pares de interfaces MADI redundantes no SFP, dois pares de portas de streaming de mídia dupla SFP/RJ45 redundantes e entrada e saída de wordclock. O A__madi4 vem de fábrica com uma fonte de alimentação redundante dupla. O A__line WAN Edition está sendo enviado agora e pode ser encomendado a todos os revendedores da Lawo.

Núcleo UHD

A Lawo revela no IBC 2018 seu inovador Núcleo UHD, um mecanismo de DSP de áudio definido por software baseado em rede com densidade de processamento que eleva os consoles Lawo mc2 56 e mc2 96 para a próxima dimensão. Utilizando a rede IP como uma extensão do painel traseiro do núcleo do console, o UHD Core da Lawo pode estar localizado em qualquer lugar da rede. Sua densidade de processamento ultra-alta, com canais DSP com mais de 1.000 mc2, pode ser utilizada por um único console mc2 para lidar com as produções mais desafiadoras ou ser compartilhada em até quatro consoles. Devido a um modelo de licenciamento flexível, o UHD Core é ideal tanto para aplicativos móveis quanto para uso em instalações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para produções móveis, o desempenho escalável do DSP com licenças temporárias é uma ótima maneira de transformar CAPEX em OPEX, enquanto em aplicativos de instalação a possibilidade de agrupamento de recursos e alocação flexível de recursos DSP para vários consoles pode aumentar significativamente a utilização dos investimentos em infraestrutura de áudio. O núcleo UHD possui resfriamento de baixo ruído e está configurado para atender às mais altas demandas em qualidade e confiabilidade de produção. Oito interfaces de rede independentes de 10/1GbE com SFPs permitem o uso de redes redundantes via ST2022-7.

A capacidade total de E/S da rede do A__UHD Core é igual a 40 mil canais de áudio de 48kHz/24 bits. Para gerenciamento, a unidade fornece duas portas de gerenciamento redundantes RJ45 de 1 GbE. Além disso, a redundância total de hardware é obtida por uma segunda unidade hot spare que espelha permanentemente todas as configurações. A latência do sistema é comparável às arquiteturas convencionais conectadas via backplane: um perfil RAVENNA especial de alto desempenho fornece latência de ida e volta na rede em milissegundos enquanto o poder de processamento e a velocidade do núcleo UHD superam a latência de processamento de vários dispositivos DSP. Como o UHD Core é funcionalmente definido por seu software, é um investimento pronto para o futuro com um conjunto de recursos projetado para expansão

Multivisualizador IP expansível

A Lawo também lançou o primeiro multivisualizador IP infinitamente expansível do mundo, o vm_dmv64-4, no IBC2018. O novo módulo virtual (VM) vm_dmv64-4 para a plataforma de roteamento, processamento e multivisão de V__matrix da Lawo quebra o molde de multiviewers convencionais, fornecendo entradas e cabeçotes ilimitados, bem como suporte total de fontes IP e SDI em 4K/UHD, 3G, HD e SD. A solução suporta áudio integrado e discreto e trabalha com mosaicos de pixel perfeitos com latência ultra baixa. A configuração intuitiva do mosaico de arrastar e soltar é feita facilmente com o “theWALL” da companhia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O vm_dmv64-4 de Lawo é um multiviewer distribuído de modo que vários módulos se conectam em rede. Esses módulos podem ser hospedados no mesmo quadro V__matrix, em diferentes quadros ou até mesmo em diferentes locais geográficos – basicamente em qualquer lugar – juntando forças, desde que estejam em rede via IP. Cada vm_dmv64-4 tem um estágio de entrada capaz de receber até 24 fontes de qualquer combinação de 4K/3G/HD/SD, que é limitada apenas pelas entradas físicas (até 18 entradas SDI) ou rede (2x 40GbE). Essas fontes são reduzidas pelo vm_dmv64-4 e retornadas à rede como mipmaps encapsulados de IP (RFC 4175). Em paralelo ao estágio de entrada, cada vm_dmv64-4 também possui um estágio de saída capaz de criar até quatro mosaicos 3G (ou dois mosaicos UHD) com até 64 fontes / PIPs cada (128 cada em UHD).

Console de produção mc²56

A Lawo estreia o console de produção mc²56 de terceira geração no IBC, o Lawo mc²56. O novo mc²56 é otimizado para o ambiente de produção de vídeo IP com suporte nativo completo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67/RAVENNA, DANTE e MADI. Os novos recursos incluem a compensação de ganho IP-Share e a DSCA Dynamic Surface to Core Allocation. Como a confiabilidade é fundamental, a E/S local do console fornece duas interfaces de rede IP redundantes para fornecer duas conexões simultâneas idênticas ao roteador Nova73, seguindo o padrão SMPTE 2022-7 “Hitless Merge” para redundância de fluxo e porta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A abrangente E/S local inclui 16 entradas de microfone/linha de grau Lawo, 16 saídas de linha, oito entradas e saídas AES3, oito GPIO e uma porta MADI local (SFP). Ao usar E/Ss DALLIS compartilhadas, a Compensação de Ganho de Rede IP-Share exclusiva da Lawo impede mudanças inesperadas de ganho para até oito consoles de rede quando usuários individuais estão ajustando suas configurações de ganho.

A E/S da DALLIS se comunica com todos os consoles em rede e seu algoritmo IP-Share define o ganho analógico ideal para os requisitos de vários clientes. Além disso, o IP-Share garante que a compensação de ganho correspondente seja aplicada aos estágios de ganho digital de todos os consoles quando o ganho analógico do pré-amplificador é ajustado. A superfície de trabalho do mc256 também foi aprimorada.

Uma nova seção de controle livre estendida oferece aos operadores acesso direto a quatro parâmetros, além de obter controle para equilíbrio entre fluxos de trabalho de controle centralizado e descentralizado, e permite atribuições de parâmetros globais e individuais aos controles livres de cada faixa de canal. Para aplicações de gravação, o mc256 oferece automação dinâmica de código de tempo, microfilmamentos e processamento Lawo-grade, controle remoto DAW e uma cadeia de sinal personalizável com quatro módulos dinâmicos independentes.

Interface Dante para Power Core

Também foi anunciada a adição de uma placa de interface Dante para Power Core, sua nova plataforma de roteamento, mixagem e plataforma de E/S para rádio. Cada placa de duas portas suporta até 2×64 fluxos Dante. “Para as emissoras que querem conectar as redes Dante às suas redes de estúdio Ravenna AES67, essa é a maneira de fazê-lo”, diz Clark Novak, especialista da Lawo Radio Marketing. “Insira um cartão Dante no seu Power Core, conecte um cabo de rede e os dispositivos da sua rede Dante ficam disponíveis para sua rede Ravenna como recursos de áudio.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Power Core contém trifecta de alta densidade de sinal, formato compacto de 1RU e capacidade DSP. Ele também possui NICs duplas e redundantes com o SMPTE 2022-7 para garantir a recuperação imediata e inaudível de falhas de rede. “O Power Core é um mecanismo de mixagem/processamento projetado para o nosso console de rádio Ruby, mas os clientes rapidamente perceberam que podiam usá-lo sozinhos como um nó de áudio de vários formatos”, diz Novak. “Com todos os slots preenchidos, o Power Core pode lidar com várias centenas de canais de áudio AES3, HD MADI, analógico e AES67. E agora ele se conecta com as redes Dante também. Com todos esses recursos, o Power Core pode ser o “tradutor universal” para o áudio de transmissão.

Quando emparelhado com um console de mixagem Lawo Ruby, o Power Core pode fornecer até 96 canais DSP para modelagem de áudio de precisão, com até 80 soquetes, múltiplos grupos de AutoMix e ferramentas abrangentes de compressão/expansão/de-essing.

Power Core RP

A Lawo apresenta a mais nova adição ao seu portfólio de ferramentas flexíveis de produção remota no IBC 2018: Power Core RP, um dispositivo 1RU com recursos AoIP e HD MADI I / O integrados, oito slots de expansão I/O modular, dezenas de canais DSP, streaming IP via WAN ou LAN, e redundância de link de rede via SMPTE 2022-7 sem emenda.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Power Core RP é um companheiro para consoles de áudio Lawo mc² implantados em funções de produção remota, graças à sua densidade de sinal e recursos de rede avançados. Sua implementação do padrão ST2022-7 – também conhecida como “hitless merge”, ajuda a proteger contra falha de link de rede com NICs duplas redundantes, com comutação automática.

O Power Core RP também adere às especificações completas de latência de rede/jitter de classe C, eliminando a necessidade de gateways de WAN de terceiros e simplificando drasticamente as configurações remotas. O Power Core RP é totalmente baseado em padrões, aderindo aos padrões ST2110-30/-31, AES67 e RAVENNA AoIP. Além de ser adequado para tarefas de produção remota do mc2, ele também é parceiro para a solução de contribuição de vídeo da Lawo, V__remote4, que fornece transporte de sinal bidirecional compatível com WAN para vídeo 4K/3G/HD/SD-SDI.

O Power Core RP também se destaca graças à sua ampla gama de possíveis conexões de áudio: duas portas SFP redundantes de 1 GbE para o AoIP e quatro portas HD MADI são padrão; oito slots de E/S modulares podem ser preenchidos com qualquer combinação de cartões Mic / Line, AES3, MADI ou DANTE. Uma conveniente placa Studio I / O está ainda disponível, cada uma fornecendo duas entradas Mic / Line, duas saídas Line e duas saídas dedicadas para headphone para operadores de produção remota. As capacidades de DSP podem ser totalmente controladas remotamente a partir de consoles Lawo mc2 conectados à WAN.

SmartDASH System Monitoring e Realtime Telemetry

A Lawo também lançou no IBC 2018 seu novo smartDASH System Monitoring e Realtime Telemetry, um conjunto de software independente de fornecedor, projetado para fornecer total visibilidade de rede e mídia em infraestruturas broadcast IP, SDI ou híbrida WAN/LAN.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrategicamente posicionado para preencher a lacuna entre a engenharia de TI e de vídeo, o smartDASH aborda ambos os lados da operação para fornecer uma visão abrangente do que uma rede está fazendo e como os fluxos de mídia fluem através dela. Com base em um sistema operacional UNIX, essa solução de rede definida por software usa um banco de dados robusto e poderoso para documentar e pesquisar rapidamente qualquer aspecto da operação da rede – de um simples número de identificação de cabo ao caminho de um multicast em uma área ampla multinacional Rede (WAN).

Além disso, aproveitando uma vasta biblioteca de protocolos de comunicação de hardware, o sistema interroga automaticamente as conexões de caminho ativo e inativo para criar as camadas de apresentação mais intuitivas e ricas em dados de uma infraestrutura híbrida COTS. Com seus microsserviços de inspeção profunda de pacotes, o smartDASH oferece suporte ao monitoramento e decodificação de uma ampla variedade de formatos de mídia, desde fluxos OTT/ABR de baixa taxa de bitrate para fluxos de produção de estúdio ST2110, além de caracterizar a saída de pacotes da rede de entrega.

Uma solução de software corporativo escalável, o smartDASH visualiza a conectividade e o uso da largura de banda com precisão, descobrir e rastrear fluxos de mídia ao vivo da origem ao destino e converter pontos de dados de rede e mídia em inteligência acionável. Além disso, os agentes de telemetria fornecem geração e relatórios de alarme em serviço e fora de serviço, juntamente com a comunicação em tempo real e a telemetria das plataformas COTS para equipamentos de criação de terceiros.

SmartSCOPE Deep Packet Inspection & Network Analyzer

Lawo está apresentando no IBC seu smartSCOPE Deep Packet Inspection & Network Analyzer – uma plataforma de análise para fluxos IP em redes de produção e entrega ao vivo. O smartSCOPE fornece a análise e o processamento de decodificação necessários para alertar os níveis de deficiências relacionadas ao transporte de serviços e pacotes nos fluxos de produção ST2110/ST2022/ASPEN, serviços MPEG lineares e taxa de bits adaptável over-the-top (OTT/ABR).

No centro da operação do smartSCOPE, os pacotes de dados são processados para conformidade com o serviço e as condições da rede de distribuição analisadas. Essa abordagem de análise dupla fornece uma demarcação clara entre a entrega e o processamento, reduzindo drasticamente o tempo médio de reparo (MTTR). O smartSCOPE da Lawo decodifica e analisa fluxos de mídia em várias interfaces IP de alta capacidade, com a capacidade de examinar formatos compactados (incluindo MPEG-2 TS, H.264 e HEVC), formatos de produção, formatos OTT e formatos de áudio.

Conversor 4K

O IBC 2018 marca a rstreia mundial do conversor de formato 4K da Lawo. O novo módulo virtual para V__matrix projetado para o ecossistema V__matrix proporciona conversão independente entre os formatos SD, HD e 4K, além da funcionalidade de incorporação/exclusão de áudio, sincronização de quadros, proc amp e correção de cores RGB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada caminho de conversão de formato fornece conversão de taxa de amostragem de áudio e frames completos de vídeo, bem como funcionalidade de atraso de áudio e vídeo. Cada caminho também possui recursos de incorporação/redução de áudio com ganho de áudio, surround para downmix estéreo (5.1 e 7.1) e funcionalidade x / y-fade para todas as saídas.

Um roteador de áudio mono de 5.312×5.312 oferece amplo espaço para inclusão/remoção de áudio em vídeo, bem como uma nova remodelação do canal de áudio, se desejado. Fundamentalmente projetado com a rede IP em mente, o vm_udx suporta nativamente os vídeos ST2022-6 e ST2110-20 IP, bem como os fluxos de áudio ST2110-30/-31/AES67 e RAVENNA IP. A conversão entre vídeo IP e padrões de áudio IP também é possível, por ex. ST2022 de/para ST2110.

Para garantir alta disponibilidade, a troca de proteção hitless ST2022-7 é suportada nativamente. Com as placas traseiras io_bnc disponíveis, o vm_udx permite a conexão legada com SD, HD e 4K-SDI. Para 4K, o 12G-SDI de link único e o quad-link (2SI e SQD) são suportados. Além disso, o vm_udx também é capaz de link simples para a conversão cruzada quad-link e 2SI para SQD.

vsmWebPanel

Lawo estreia o vsmWebPanel no IBC 2018, uma nova adição integrada ao HTML5 otimizado para toque do sistema Lawo VSM (Virtual Studio Manager). O vsmWebPanel permite que você ajuste seu fluxo de trabalho como nunca antes – crie painéis de controle personalizados do VSM feitos sob medida para suas necessidades de produção e implante-os em dispositivos móveis como tablets, laptops e até telefones para comandar sua infraestrutura de transmissão praticamente de qualquer lugar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Lawo VSM é o sistema de controle de transmissão baseado em IP que se integra facilmente à variedade de equipamentos de broadcast populares, incluindo roteadores e roteadores de vídeo, roteadores e consoles de áudio, multivisualizadores, intercomunicadores e outros dispositivos de terceiros. Através do uso engenhoso de protocolos nativos, o VSM fornece a “cola” que fornece aos produtores controle rápido e preciso dos recursos de toda a planta – tudo em uma interface intuitiva, personalizável e habilitada para toque.

Outro novo módulo VSM é a interface vsmGadgetServer. Como o vsmWebPanel, este software é habilitado para HTML5 para permitir a implantação da interface vsmGadgetServer em dispositivos móveis. Os usuários obtêm recursos de configuração e controle para uma ampla variedade de conexões de qualquer host ou dispositivo em seus dispositivos móveis usando seu navegador da Web habilitado para HTML5 padrão – sem a necessidade de instalar ou manter software de controle específico do dispositivo.

Acompanhe a cobertura do IBC na página da Panorama Audiovisual no Facebook, aqui no nosso portal especial e também por meio das nossas Newsletters enviadas diariamente – se você ainda não recebe nossas notícias por email, clique aqui para se inscrever.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados