Home Reportagens Lawo: plataforma V__matrix adiciona novos recursos que facilitam conversão mais eficiente

Lawo: plataforma V__matrix adiciona novos recursos que facilitam conversão mais eficiente

Por Ricardo Batalha

Segundo Stephan Türkay, gerente sênior de produto de infraestrutura de mídia da Lawo, a abordagem flexível permite que os usuários do V__matrix operem na vanguarda por muitos anos

A plataforma V__matrix da Lawo permite uma ampla variedade de fluxos de trabalho de vídeo e áudio que suportam a transição para um ambiente totalmente baseado em IP. Após cinco anos de constantes melhorias baseadas em software, agora vem a nova versão vm_udx. Ela transforma os blades de processamento definidos por software V__matrix C100 em poderosos conversores up/down/cross com até 8 caminhos de conversão de formato, além de até quatro caminhos de conversão de espaço de cor 3D LUT.

À luz da tendência crescente de manutenção remota, a interface de usuário da web vm_udx permite que os operadores monitorem o conteúdo de vídeo que está sendo processado por um determinado C100. A nova tela de visualização de vídeo ao vivo permite que os usuários visualizem o conteúdo de vídeo recebido por uma entrada SDI ou IP, ou a saída de um estágio de processamento, diretamente na interface do usuário da web vm_udx.

Melhor conversão 3D LUT
Em resposta às solicitações dos usuários do vm_udx, a Lawo melhorou o mecanismo de conversão +hdr color space 3D LUT . Cada um dos quatro caminhos vm_udx agora tem interpolação tetraédrica de primeira classe para conversões entre uma variedade de espaços de cores.

Para oferecer suporte a fluxos de trabalho de áudio flexíveis, a vm_udx adiciona vários novos recursos. Um mecanismo de downmix recém-projetado com 2.048 entradas mono-equivalentes em 256 barramentos de som mono-equivalentes pode ser configurado livremente para som mono ou estéreo flexível, bem como downmixing 5.1 > estéreo ou 7.1 > estéreo dedicado.

A faixa de ganho digital para todas as instâncias de nivelamento de áudio foi expandida para suportar ajustes de nível entre -∞ e +24dB. Além disso, a vm_udx é capaz de fazer interface com um ambiente MADI simplesmente adicionando a licença opcional +madi e comunicando-se com o backplane SDI conectado ao blade de renderização que abriga o conversor up/down/cross. Os conectores BNC podem ser alterados por software para MADI em praticamente qualquer combinação.

Suporte a metadados
A nova versão vm_udx também suporta fluxos de trabalho de metadados com um mecanismo avançado de manipulação de dados auxiliares. Capaz de lidar com dados ANC em sinais 2110-40, 2022-6 e SDI simultaneamente durante o processo de conversão, os usuários podem manter ou excluir os DID/SDIDs individuais contidos na carga útil ANC.

A nova licença +tc_gen gera timecode de PTP ou outras fontes de tempo e fornece até três geradores independentes. Os formatos de código de tempo auxiliar (ATC) gerados, que podem ser incorporados nas saídas TX e SDI, incluem VITC1, VITC2 e LTC. Linear Time Code (LTC) pode ser gerado como um sinal de áudio digital.

“Com esta nova versão, o aplicativo vm_udx possui áudio avançado e manipulação de dados auxiliares que complementam seu poderoso conjunto de recursos de vídeo upstream/downstream/crossover”, comentou Stephan Türkay, gerente sênior de produto de infraestrutura de mídia da Lawo. “A natureza definida por software do ecossistema V__matrix da Lawo significa inerentemente que seu conjunto de recursos pode evoluir à medida que os requisitos do mercado mudam. Essa abordagem flexível permite que os usuários do V__matrix operem na vanguarda por muitos anos”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados