Engenheiros da Lawo realizaram um Teste de Aceitação de Fábrica totalmente remoto para novos sistemas de rádio da NRK – Norwegian Broadcasting Corporation
O Covid-19 interrompeu os negócios normais na maior parte do mundo, mas os engenheiros da Lawo realizaram um FAT (Teste de Aceitação de Fábrica) totalmente remoto. Para novos sistemas de rádio da NRK – Norwegian Broadcasting Corporation, os engenheiros da Lawo realizaram o teste usando mídias de conferência online, cuidadosamente selecionadas, para interagir com a equipe de projeto local da NRK e certificar que seus novos sistemas fossem pronto para transmissão.
A complexa infraestrutura de sistema da NRK inclui três plataformas Lawo Power Core: uma usada como roteador principal e duas implantadas para aplicativos de rádio de última geração em dois estúdios de rádio auto-op. Todos os três são controlados com interfaces gráficas personalizadas criadas com o VisTool, o software de criação de GUI de tela sensível ao toque da Lawo. A instalação também inclui um console de produção mc²56 com o software Lawo mxGUI em um estúdio separado; para programas de rádio com apresentações de música ao vivo, o mc²56 pode assumir o controle de mixagem e transmissão com funcionalidade abrangente para ambos os estúdios.
O compromisso da Lawo com seus clientes significa manter uma vigilância constante de novas tecnologias e abordagens inovadoras para resolver problemas. Nesse caso, o trabalho foi realizado por Jürgen Sigrist, engenheiro de aplicação, personalização de software e configuração do sistema.
“Levei alguns dias para configurar o cenário de teste combinando um computador, duas webcams e três telas do Lawo VisTool, bem como o mxGUI de um console de produção do mc²56”, disse Jürgen. “Mas valeu a pena, pois essa configuração possibilitou a uma pessoa operar o console de mixagem, puxar e conectar os GPIOs, pressionar os botões e acionar a reprodução do áudio.”
“Como todos os engenheiros da NRK envolvidos também estão trabalhando em sistema de home office, as condições para esta sessão remota foram excelentes. Todos na equipe já haviam mudado para a comunicação on-line nas fases anteriores do projeto, para que pudéssemos explorar com segurança todo o escopo de possibilidades”, explicou Börje Brüggemann, engenheiro sênior de soluções e gerente de projetos. “Os clientes puderam compartilhar e atualizar listas e documentos de E / S e concluir a lista de verificação durante o teste. Para isso, usamos outra plataforma que, além de áudio e vídeo, também possibilitou comentários e troca de documentos”, completou.
Sigrist, que conduziu o FAT remoto, apontou que “com este teste de aceitação virtual da fábrica, conseguimos uma aceitação válida dos sistemas do cliente, apesar das difíceis circunstâncias atuais, que não permitem visitas no local.”