Home Especiais Lawo reforça a posição como fornecedora de produtos e serviços de produção e infraestrutura IP na IBC 2019

Lawo reforça a posição como fornecedora de produtos e serviços de produção e infraestrutura IP na IBC 2019

Por Ricardo Batalha

As soluções mais recentes da Lawo incluem sistemas de controle e monitoramento, consoles de mixagem de áudio digital, roteadores, ferramentas de processamento de vídeo, bem como soluções para infraestruturas de A / V baseadas em IP e sistemas de roteamento

Andreas Hilmer, diretor de marketing da Lawo, apresentou na IBC, feira de tecnologia, mídia e entretenimento que teve início nesta sexta (13) e vai até 17 de setembro, em Amsterdã (HOL), as novidades da empresa, destacando que “se há apenas um ano falamos sobre 4K HDR, ST 2110, WAN (ST2022-7 Class C), com IP para todos os sites … hoje é uma realidade que vai além com soluções surpreendentes.”

O IBC Lawo lança a nova versão Xtra Fader do seu mc²96 Grand Production Console, que fornece um número maior de faders na Seção de Controle Central. Assim, encontramos 16 em vez de 8 faders no Sweet Spot (uma opção de design que também pode ser adaptada aos consoles existentes) que fornecem acesso direto ao número duplo de canais na posição de audição ideal.

Os engenheiros de som desfrutam de maior liberdade para um fluxo de trabalho mais confortável e flexível ao ajustar suas configurações de produção de áudio. A versão Xtra Fader do console mc²96 é dedicada a aplicativos de estúdio e unidades móveis exigentes, com a necessidade de um número máximo de faders em um espaço pequeno. A versão Xtra Fader mc²96 permite a aplicação de uma estrutura de 112 faders que se encaixa em uma largura de apenas 2.350 milímetros (92,52 polegadas) para instalação em vans OB de tamanho padrão (caminhões transversais).

O console de áudio principal da Lawo foi projetado especificamente para fornecer desempenho ideal em ambientes de produção de vídeo através da compatibilidade nativa com todos os padrões IP relevantes: SMPTE 2110, AES67, Ravenna e Dante. O Lawo mc²96, disponível em tamanhos de quadro com 24 a 200 faders (e faders adicionais da versão mc²96 Xtra Fader), é capaz de operar em 44,1 – 96 kHz e tem uma capacidade de roteamento de até 8.192 x 8.192 pontos cruzados, e um poder de processamento de até 1024 canais DSP.

Com os mesmos faders de qualidade lendária conhecidos da série Lawo mc²90 para desbotamentos extremamente suaves e precisos, telas sensíveis ao toque Full HD de 21,5″, assim como TFT colorido em faixas de canal e codificadores de codificação de cores sensíveis toque, eles fornecem uma visão geral rápida e fácil operação para o usuário.

Monitor de fluxo AES67

As emissoras que usam o padrão AES67 AoIP em seus estúdios e instalações de produção finalmente têm uma maneira fácil de se manterem informadas sobre o status de suas seqüências de programas: Lawo AES67 Stream Monitor, um novo produto para software de PC com Windows lançado na IBC2019.

O AES67 Stream Monitor exibe informações detalhadas de até 16 seqüências de áudio definidas pelo usuário, cada uma das quais pode conter vários canais de áudio. A tela principal apresenta rapidamente os níveis de áudio e as indicações de alarme para todos os fluxos monitorados; a seleção de uma tela de fluxo individual permite que os usuários façam um “mergulho profundo” para descobrir informações detalhadas sobre o fluxo.

Os recursos incluem a capacidade de adicionar sequências AES67 sob demanda usando a placa de som do PC; monitoramento de duas placas de rede Ethernet simultaneamente para compatibilidade verdadeira com ST2022-7; um monitor de qualidade de fluxo que rastreia flutuações, pacotes perdidos e erros de dados; e medição LUFS com monitoramento detalhado das unidades de volume ao longo do tempo; alarmes para detecção de silêncio, alertas de nível inferior ou superior, com limites definidos pelo usuário, entre outros.

V__matrix

Outra novidade na IBC2019 é o novo conjunto V__matrix 1.10 com conversão de espaço de cores SD / HD / 3G / UHD para cima / baixo / cruzamento e HDR / SDR, expandindo ainda mais os recursos da plataforma de roteamento, processamento e multiviewer IP definida pelo software Lawo.

A versão 1.10 inclui novos recursos e aplicativos V__matrix vm_dmv e vm_udx. Além disso, a Lawo lança seu novo quadro silencioso V__matrix, projetado para locais sensíveis ao ruído, como salas de controle ou cabines de áudio.

O pacote de software V__matrix 1.10 do Lawo inclui várias melhorias e novos recursos para todos os aplicativos V__matrix. O aplicativo vm_dmv, a tela múltipla IP UHD / HDR de expansão infinita do Lawo, agora é complementada pelo suporte à redundância de fluxo ST2022-7.

Além disso, a versão 1.10 adiciona a conversão do espaço de cores HDR <-> SDR ao conversor up / down / cross vm_udx UHD / HDR. O módulo virtual (VM) V__matrix vm_udx é um módulo de software capaz de converter formatos entre SD, HD e UHD no ecossistema V__matrix quando carregado em um blade de processamento C100. O aplicativo vm_udx fornece quatro caminhos de conversão de formato independentes entre SD, HD e 4K / UHD para sinais IP e / ou SDI.

A conversão entre os formatos SD, HD e 3G usa uma rota, enquanto a conversão para / de 4K usa quatro rotas. Cada rota fornece sincronização de quadros de vídeo e conversão da taxa de amostragem de áudio, além da funcionalidade de atraso de áudio. Cada rota também possui recursos completos de incorporação / descalcificação de áudio com ganho de áudio e reprodução aleatória. A correção de cores RGB e YUV da qualidade da emissão é fornecida para cada caminho de processamento.

Com a nova opção + HDR, o aplicativo vm_udx obtém quatro instâncias de conversão de espaço de cores SDR <-> HDR usando LUTs 3D. Uma grande variedade de LUTs especialmente desenvolvidas para produção ao vivo está incluída e os usuários também podem fazer upload de seus próprios LUTs personalizados. As LUTs incluídas permitem a conversão entre SDR e HDR em HLG e PQ.

Projetado principalmente com a rede IP em mente, o vm_udx suporta nativamente o vídeo IP ST2022-6 e ST2110-20, bem como os fluxos de áudio ST2110-30 / AES67 e RAVENNA IP. A conversão entre os padrões de vídeo IP e áudio IP também é possível, por exemplo, ST2022 para ST2110. Para garantir alta disponibilidade, o sistema ST2022-7 suporta nativamente comutação de proteção sem costura (SPS).

Com as placas traseiras io_bnc disponíveis, o vm_udx permite a conexão herdada com SD, HD e 4K-SDI. O link único 12G-SDI e o quad-link (2SI) são suportados, bem como a capacidade de converter entre link único e quad-link.

Com a opção de licença + 4UDX, quatro rotas independentes adicionais podem ser adicionadas, para que a quantidade total de processamento Up / Down / Cross por C100 possa ser oito. A atualização do V__matrix 1.10 estará disponível em outubro e é gratuita para todos os clientes do Lawo Care4 SLA.

Embora a unidade de processamento de núcleo V__matrix C100 tenha sido projetada para ambientes de data center e sala de equipamentos, há aplicativos em que alguns núcleos de processamento podem ser instalados em locais sensíveis ao ruído, como salas de controle ou cabines de áudio. O novo quadro silencioso V__matrix aborda esses tipos de aplicativos.

Com dois slots para os núcleos C100 padrão e as placas traseiras que o acompanham, o Silent Frame é tão silencioso que pode até impressionar um engenheiro de som. Os grandes ventiladores de giro lento da unidade são controlados por temperatura e fornecem o mesmo fluxo de ar de refrigeração da frente para trás como os quadros V__matrix padrão, mas silenciosos.
Como o Quadro Silencioso V__matrix hospeda os mesmos blades de processamento C100 que todos os outros quadros V__matrix, ele tem acesso imediato a qualquer um dos aplicativos V__matrix já disponíveis, incluindo vm_streaming, vm_dmv e vm_udx.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados