A empresa alemã estreia a Fase II de seu poderoso motor de áudio A__UHD Core e a próxima geração do mixer mais compacto, o console de produção mc²36
Em uma transmissão de estreia muito antecipada ao vivo do Jazz Club Karlsruhe, a poucos minutos da sede de Lawo em Rastatt (Alemanha), a empresa revelou duas novas soluções de mixagem na quarta-feira. Por um lado, a Fase II de seu poderoso motor de áudio A__UHD Core e a próxima geração do mixer mais compacto e repleto de recursos da Lawo: o console de produção mc²36.
Ambos os produtos são projetados para fornecer produção máxima, usando o mínimo de espaço, peso e energia. O núcleo A__UHD Core IP nativo acaba de se tornar o novo núcleo do console da Lawo para consoles mc² e tira proveito do poder de processamento por centímetro cúbico, oferecendo incríveis 1.024 canais de processamento de áudio de qualidade mc² em apenas 1RU, reduzindo drasticamente o consumo de energia, desempenho que anteriormente exigia 5 vezes mais energia e 10 vezes mais espaço em rack.
O novo console de mixagem mc²36 eleva o nível de produção de áudio em mais do que o dobro do número de canais DSP do original, além de apresentar uma versão ultracompacta de 16 faders que oferece ótimo desempenho no menor espaço do mc². E um novo recurso importante, o IP Easy, torna o gerenciamento de dispositivos de rede IP mais fácil e intuitivo do que nunca.
A__UHD Core Fase II
O novo pacote de software da Lawo para o kernel A__UHD não é apenas uma atualização – é um grande avanço. “UHD significa densidade ultra-alta”, explica Christian Struck, gerente de produto sênior de produção de áudio da Lawo.
“O kernel A__UHD combina tamanho mínimo com desempenho máximo. Ele tem tudo que um console de produção ao vivo precisa, incluindo 1.024 canais de algoritmos de processamento de grau mc², vários conjuntos de matrizes de monitoramento, downmixing e upmixing, e está pronto para formatos de áudio de última geração como Dolby Atmos e MPEG. -H. Reúne a potência dos sistemas que antes exigiam de 7 a 10 RU em um único espaço de rack; pesa apenas 7 kg em comparação com 20 a 25 kg para um núcleo de console tradicional. Ainda mais incrível: consome apenas 220 watts de potência”, acrescenta.
O novo núcleo A__UHD de Lawo é um dispositivo IP nativo, projetado desde o início para funcionar em redes IP e gerenciar dispositivos de rede. Como tal, é totalmente baseado em padrões abertos como ST2110-30 / -31, AES67, Ravenna, Ember + e NMOS. E foi projetado para funcionar em 48 kHz e 96 kHz.
“De agora em diante, o núcleo A__UHD será o poder por trás de todos os consoles mc²”, diz Struck.
Notavelmente, o conjunto de recursos A__UHD Core é puramente definido por software, o que significa que é à prova de futuro e pode acomodar novos recursos e capacidades sem a despesa e a inconveniência de alterações de hardware de empilhadeira.
Os usuários podem adaptar os recursos de seu A__UHD Core para atender às suas necessidades e orçamento, alterando recursos e funcionalidade com base em licenças de software permanentes ou temporárias.
Por outro lado, uma licença de pooling permite que um A__UHD Core divida seu imenso poder DSP entre várias superfícies de mistura. Usando esta licença de pool, um A__UHD Core pode alimentar vários consoles menores em vez de um console muito grande, por exemplo, quatro consoles com 256 canais DSP cada.
A nova função “IP Easy” dos consoles mc² baseados no A__UHD Core permite a operação de dispositivos de áudio em rede, sem a necessidade de ser um especialista em IP.
Além disso, qualquer área de mc² pode ser atribuída em tempo real a qualquer núcleo A__UHD conectado à rede.
Suas 8 portas no painel frontal são divididas em 4 interfaces de rede SFP que fornecem conexões de rede IP independentes duplas; proteção contínua ST2022-7 Classe C com tamanho de buffer estendido garante uma operação perfeita em WAN e LAN. Cada interface SFP pode receber um total de 128 streams Tx e Rx; fornecendo 512 canais de áudio.
Observe também que um segundo núcleo A__UHD com uma “licença de redundância” pode ser implantado localmente, em todo o campus ou em todo o país como um dispositivo hot standby 1 + 1 que espelha o dispositivo ativo e assume sem problemas, se necessário. Por fim, ele possui fontes de alimentação redundantes e hot-swap.
Novo mc²36: pegada pequena, grande desempenho
Os profissionais de produção de áudio aplaudiram com entusiasmo as recentes reformulações dos consoles Lawo mc²96 e mc²56. Agora, esta tecnologia inovadora também foi trazida para o mc²36 em um conceito compacto.
“Quando introduzimos o mc²36 em 2014, seu formato pequeno e o preço rapidamente o tornaram um favorito dos clientes que nunca havíamos conseguido alcançar antes como igrejas, centros para artes cênicas, unidades móveis ou locais menores, em qualquer lugar, um pequeno e poderoso mixer ao vivo era necessário”, afirma Lucas Zwicker, Gerente Técnico de Produto para Produção de Áudio.
“Os novos recursos do mc²36 oferecem aos clientes que precisam de um console pequeno algo que nunca tiveram antes – um mixer IP nativo, com potência DSP excepcional e conectividade I / O completa. Além disso, o novo console não apenas fornece a melhor conectividade IP da classe, mas também entradas de microfone e saídas de linha de nível Lawo, bem como AES3 e uma porta MADI embutida para equipamentos mais antigos ”, acrescenta.
“Mover o mc²36 para o kernel A__UHD significa que todos os desenvolvimentos futuros serão em uma única plataforma e Lawo continua a fornecer compatibilidade de arquivos de produção em todos os consoles mc². Imagine as possibilidades… um arquivo de produção de um mc²36 pode ser usado em um mc²96 para pós-produção! A plataforma A__UHD Core abre a porta para muitos desenvolvimentos muito interessantes. É um novo nível de desempenho”, conclui Zwicker.
O novo mc²36 possui 256 canais de processamento, disponíveis em 48 e 96 kHz com um novo recurso de E / S de 864 canais, com conexões locais incluindo 3 interfaces de rede IP redundantes, 16 entradas de grau de mic / linha Lawo, 16 saídas de linha, 8 entradas e saídas AES3, 8 conexões GPIO e uma porta MADI SFP.
É uma solução IP nativa e, graças ao A__UHD Core, oferece suporte nativo a ST2110, AES67, RAVENNA e Ember +.
O novo chassis de 16 faders torna este mc² o console mais pequeno e leve perfeito para uso móvel ou qualquer espaço de mixagem apertado. Uma versão de 32 faders também está disponível. No entanto, o mc²36 ainda é um mixer mc² completo, com todos os recursos e capacidades que você espera, como Button-Glow e controles giratórios sensíveis ao toque, visores TFT com faixa de fader colorida, miniaturas de vídeo LiveView e controles de tela sensível ao toque. Full HD de 21,5 ″ super preciso.
O controle total de volume está em conformidade com o padrão ITU 1770 (EBU / R128 ou ATSC / A85) e a medição de pico e volume pode até medir canais individuais, bem como a soma dos barramentos.
Esta nova proposta permite incorporar facilmente soluções de terceiros, como sistemas de gravação, motores de efeitos … que funcionam em PCs externos para a interface de usuário mc²36. Os aplicativos são exibidos na tela do console, enquanto o teclado do console, o touchpad e a tela sensível ao toque fornecem controle.
O mc²36 oferece a melhor integração Waves SuperRack SoundGrid da classe, dando aos operadores acesso à ampla seleção de plug-ins de processamento de sinal em tempo real da Waves, além do mecanismo de processamento interno do console. Além disso, não são necessários monitores ou dispositivos de controle adicionais.
Finalmente, observe que a Fase II do desenvolvimento do núcleo Lawo A__UHD inclui a nova e inovadora funcionalidade IP Easy, que torna a configuração do IP tão simples quanto analógica. O IP Easy simplifica o gerenciamento de dispositivos IP, tornando a conexão de dispositivos de E / S de áudio tão fácil quanto se fossem banda base. O console detecta automaticamente novos dispositivos e os disponibiliza com o premir de um botão. O IP Easy gerencia até mesmo endereços IP, intervalos de multicast e VLANs, e inclui recursos de segurança como controle de acesso e quarentena de dispositivos desconhecidos para proteger sua rede.
“Lawo sempre foi conhecido por sua inovação e desempenho, bem como por sua máxima redundância e confiabilidade. Com a introdução simultânea do novo pacote de software para A__UHD Core e o novo mc²36, os profissionais de áudio se verão desfrutando de um mundo totalmente novo de potência, flexibilidade e facilidade de uso. Esta arquitetura flexível definida por software é a plataforma a partir da qual muitos novos desenvolvimentos interessantes serão lançados ”, conclui Christian Struck.