Home Reportagens Leighton Broadcasting simplifica o transporte de áudio sobre IP com o GatesAir Intraplex Ascent

Leighton Broadcasting simplifica o transporte de áudio sobre IP com o GatesAir Intraplex Ascent

Por Ricardo Batalha

Ascent consolida o transporte seguro e confiável de cinco fluxos de áudio de programa e dados associados

A GatesAir anunciou que a Leighton Broadcasting, grupo de estações de rádio com sede em St. Cloud, Minnesota (EUA), substituiu o Sistema IP STL ponto a ponto com base em hardware pela plataforma Intraplex Ascent Audio over IP, definida por software. O projeto representa a primeira implementação comercial do Intraplex Ascent para transporte baseado em software, bem como a primeira aplicação do setor de Transporte Seguro Confiável (SRT) para fluxos de áudio de transmissão.

O Intraplex Ascent oferece vários benefícios imediatos e de longo prazo para a Leighton Broadcasting. A arquitetura utiliza servidores comuns disponíveis em sites agregados de estúdios e transmissores, consolidando o transporte de dados de áudio e de programas associados por IP para cinco estações de rádio que atendem ao mercado St. Cloud (KCLD-FM, KCML-FM e KZPK- FM, mais dois sinais tradutores de FM).

“A natureza escalável da arquitetura do Ascent nos dá a flexibilidade de simplificar o transporte de programas para nossas estações de St. Cloud e gradualmente fazer a transição de todo o nosso grupo de estações por Minnesota e Dakota do Norte, como acharmos melhor”, observou Tony Absalter, diretor de engenharia para Leighton Broadcasting. “A capacidade de controlar e monitorar o transporte de áudio sobre IP para várias estações ao mesmo tempo a partir de um hub centralizado é um dos maiores atributos do Ascent. Também é bom porque podemos configurar o sistema para enviar sinais para nossos sites principais e auxiliares de transmissores, bem como para impulsionadores e/ou tradutores, com a capacidade de redirecionar sinais em curto prazo”, completou.

O aplicativo SRT fortalece a confiabilidade e a segurança como um protocolo de streaming de mídia de baixa latência de código aberto que fornece recursos de criptografia e retransmissão de pacotes, juntamente com ferramentas de controle e monitoramento baseadas em navegador. O aplicativo DSS (Dynamic Stream Splicing) integrado da Intraplex Ascent protege ainda mais a integridade do sinal de cada estação, diversificando os dados SRT em redes redundantes.

O Intraplex Ascent reduz os custos e a complexidade da Leighton Broadcasting, eliminando cinco codecs de hardware separados na extremidade de recebimento para atender a cinco transmissores distintos. A configuração de alta capacidade do Ascent suporta até 16 programas de áudio diferentes em uma unidade de rack, oferecendo muito espaço para as estações adicionais da Leighton Broadcasting avançarem.

“A GatesAir, há muito tempo, adota uma abordagem agressiva para migrar emissoras para redes IP para programar o transporte de áudio e dados, trazendo constantemente novas inovações ao mercado que ajudam nossos clientes a reduzir custos, otimizar a conectividade e adicionar serviços”, disse Keyur Parikh, vice-presidente e gerente geral, Intraplex Product Group para GatesAir. “O Intraplex Ascent amplifica esses benefícios, fornecendo um caminho mais rápido para os três, sem a necessidade de comprar novo hardware à medida que cada nova estação de rádio é adicionada”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados