Home Reportagens Lincs Group FM implementa solução totalmente AoIP com AEQ

Lincs Group FM implementa solução totalmente AoIP com AEQ

Por Redação

Um dos principais grupos de rádio comercial do Reino Unido implementa uma solução abrangente baseada no Dante AoIP com tecnologia AEQ

O Lincs FM Group, um dos principais operadores de rádio comercial no Reino Unido, possui oito emissoras de rádio em Yorkshire e Midlands, cobrindo diversas cidades no leste do País. Todas as emissoras conquistaram um público grande e fiel, informando e entretendo os ouvintes com uma mistura de boa música, notícias locais e nacionais e concursos de qualidade, além de outras atrações.

Quando a Lincs adquiriu equipamentos para seus 6 novos estúdios e mudou a sede do grupo para um novo local, aproveitou a oportunidade para implementar o formato de distribuição AoIP (áudio sobre IP) em seu novo complexo de estúdios. As novas instalações hospedam as emissoras Dearne FM, Lincs FM, Ridings FM, Rother FM e Trax FM, além de seu estúdio de notícias, que fornece informações locais para todas as emissoras anteriores.

A gerência, depois de procurar diferentes soluções e provedores de serviços, decidiu ir com a Broadcast Radio.com e sua equipe de especialistas. A Broadcast Radio fez uma proposta para uma solução abrangente em Dante AoIP com a solução de automação de programação e reprodução Myriad 5, com os consoles Split IP AEQ Forum e uma matriz de roteamento central AEQ Netbox 32 MX, todos da empresa espanhola AEQ.

Os consoles IP AEQ Forum Split usam sinais de rede Dante AoIP apenas com exceção das entradas de microfone, que são as únicas entradas “locais” para cada console. Em geral, todos os estúdios estão usando um total de 5 microfones, incluindo o microfone do DJ ou apresentador. O restante dos sinais estão exclusivamente no Dante e concentrados no equipamento Netbox 32 MX. Este último tem um papel duplo, fornecendo um conjunto de programas e antenas de 64 × 64 canais, além de interconectar todos os estúdios na rede, permitindo a troca ilimitada de sinais.

O Netbox 32 MX possui entradas e saídas analógicas e digitais AES3 para conectar equipamentos que não sejam dispositivos de áudio IP nativos, como sintonizadores de ar, downlinks de satélite e canais de notícias.

Flexibilidade
A flexibilidade desta instalação permite compartilhar todos os sinais da sua rede com qualquer estúdio. O roteamento e a soma de todos os sinais de rede são alcançados através do Netbox 32 MX. Eles podem ser executados manualmente ou automaticamente através de programação ou ativação remota, por exemplo, de qualquer console de mixagem ou do sistema de automação Myriad 5.

Este último aproveita ao máximo o sistema GPI/Os virtuais implementado por dispositivos AEQ com conectividade IP. Além disso, o Netbox 32 MX também oferece um amplo conjunto de alarmes que também podem ativar ações de roteamento na matriz ou iniciar GPI/Os virtuais, com base, por exemplo, em limites de áudio. O monitoramento de nível também é possível, pois o software de controle em tempo real do Netbox 32 MX oferece a possibilidade de criar visualizações dos medidores críticos de canais das estações.

A Broadcast Radio.com gerenciou esse projeto juntamente com a direção técnica do grupo Lincs FM com Andy Langford, engenheiro de transmissão do grupo Lincs, à frente do projeto.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados