Os clientes da gNext, plataforma global de fotogrametria baseada em inteligência artificial especializada em inspeção e gestão de ativos, poderão utilizar a conectividade IP da LiveU para transferir os dados capturados por drones diretamente para a plataforma gNext, sem depender da cobertura Wi-Fi disponível.
A coleta remota de dados é essencial para engenheiros, inspetores de ativos e topógrafos de setores como infraestrutura geotécnica e ambiental, transporte, serviços públicos, construção civil e edificações. No entanto, quando as infraestruturas estão em áreas rurais ou remotas, com acesso limitado ou inexistente à banda larga, Wi-Fi ou redes móveis, os profissionais precisam adiar o envio dos dados até retornarem à base, o que pode atrasar projetos em dias ou até semanas.
Para solucionar essa questão, a LiveU firmou um acordo com a gNext para fornecer conectividade em qualquer localidade por meio da nova mochila LiveU LU-REQON1. Esse dispositivo portátil e autônomo, que pesa 955 gramas, transmite vídeo em tempo real a partir de qualquer fonte IP, como câmeras, sensores, drones ou plataformas de sensoriamento remoto, para qualquer destino, de forma sem fio. A unidade de campo utiliza o protocolo proprietário de vídeo IP LiveU Reliable Transport (LRT) para enviar vídeo e dados por meio de diversas conexões IP, incluindo Starlink e outras soluções de satélite de órbita terrestre baixa (LEO), combinando esses sinais para formar uma conexão segura e estável com um servidor receptor.
Parte da solução Situational Awareness da LiveU, o LU-REQON1 viabiliza a transmissão contínua de dados para a plataforma gNext, permitindo que empresas enviem imagens e vídeos imediatamente após a captura. O recurso de transferência de arquivos possibilita ainda o envio de grandes volumes de dados armazenados em cartões SD ou unidades USB diretamente para centros de operações ou escritórios remotos. O equipamento pode alcançar velocidades de upload de até 100 Mbps, dependendo da disponibilidade da rede, utilizando conexões móveis, Wi-Fi, satélite e/ou internet cabeada. Voltada para fotogrametria, essa parceria entre LiveU e gNext será inicialmente implementada nos Estados Unidos, com planos de expansão para a região EMEA e outros mercados.
Joseph Yaker, diretor de segurança pública da LiveU, afirma que “a confiabilidade da LiveU para a conectividade e transferência rápida de arquivos, combinada com a qualidade dos modelos 3D da gNext, proporciona uma visão clara, precisa e detalhada da situação, permitindo uma resolução ágil de projetos críticos. Além disso, a capacidade de alcançar áreas remotas e compartilhar conteúdos em tempo real reduz tempo e custos para o cliente, evitando os atrasos do método tradicional de coleta de dados”.
Site relacionado: https://www.liveu.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube