Home Reportagens LIVEU: relatório ‘State of Live’ confirma crescimento forte e contínuo na transmissão IP ao vivo

LIVEU: relatório ‘State of Live’ confirma crescimento forte e contínuo na transmissão IP ao vivo

Por Ricardo Batalha

Descobertas refletem o crescimento substancial de notícias sobre IP e transmissão de esportes

Com base nos dados coletados de sua base de clientes global de milhares de usuários, a LiveU apresentou o relatório anual “State of Live” e as descobertas refletem o crescimento substancial de notícias sobre IP e transmissão de esportes. Houve um crescimento de 50% no número de unidades LiveU usadas para transmitir eventos ao vivo e um aumento de 250% para cerca de 20 milhões de espectadores em sessões ao vivo em geral.

O HEVC continua a desempenhar um papel fundamental na transmissão ao vivo, essencial para essa forma de produções esportivas. Isso se deve ao desempenho de vídeo de maior qualidade e à eficiência da largura de banda permitida pela tecnologia HEVC. O LiveU registra um crescimento de 65% nas unidades HEVC implantadas em todo o mundo e mais de 400% nas sessões baseadas em HEVC. Quase 50% das unidades de campo usadas para transmitir esportes são baseadas em HEVC, com quase 80% das sessões de esportes transmitidas em HD.

A crescente implantação da tecnologia de ligação celular para cobertura de esportes ao vivo ficou evidente em todo o mundo. Após a Copa do Mundo Feminina da FIFA, Kevin Callahan, vice-presidente de Operações e Engenharia de Campo da Fox Sports afirmou que a Copa do Mundo superou todas as expectativas. “A unidade de transmissão portátil LU600 HEVC, da LiveU, forneceu a espinha dorsal de nossas sessões de ENG que não estavam no estádio, o que nos permitiu aumentar o número de transmissões ao vivo”, revelou. “Também enviamos conteúdo para vários locais simultaneamente usando a plataforma de gerenciamento de vídeo em nuvem IP da Matrix da LiveU, disponibilizando o conteúdo para as estações de TV da Fox que desejavam integrar imagens ao vivo em seus noticiários”, acrescentou.

O relatório “State of Live” da LiveU também mostra um aumento significativo nas produções remotas em casa (REMI) a partir de 2018, permitindo que emissoras e organizadores de esportes reduzam custos produzindo shows ao vivo a partir de uma sala de controle centralizada de estúdio, em vez de produção no local e caminhões satélites. Os clientes de produção doméstica da LiveU relataram uma economia de mais de 70% em seus custos de produção este ano.

“Nossas conclusões anuais mostram um crescimento significativo ano a ano na transmissão ao vivo de IP, impulsionada pela tecnologia HEVC. Agora, com a implantação de redes 5G, o potencial é ainda maior. Do mesmo modo que a 4G transformou o mercado de transmissão, o 5G provavelmente terá um impacto ainda maior em vários setores, inclusive o esporte, e acreditamos que 2020 será um ano marcante com os Jogos Olímpicos em Tóquio e o UEFA EURO 2020”, observou Samuel Wasserman, CEO da LiveU. “Adicionando maior eficiência e confiabilidade, o 5G oferece novas oportunidades interessantes para a cobertura de eventos ao vivo. Já vimos isso em nossos testes cobrindo eventos como a Liga de Verão da NBA com a AT&T e a Maratona de Berlim. A combinação do 5G e nossas unidades HEVC resultará em um desempenho de vídeo excepcional, ainda melhor do que o alcançado pelos métodos tradicionais de transmissão. A produção remota em casa também será facilitada pelo surgimento do 5G e já estamos vendo um aumento nos aplicativos usando nossa tecnologia, de acordo com as tendências do setor”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados