A LiveU divulgou suas estatísticas do torneio mundial de futebol no Catar, refletindo um aumento maciço no uso em todos os setores. Mais de mil unidades de campo foram usadas por emissoras e organizações esportivas de 60 países, em comparação com 485 unidades de 40 países em 2018. O torneio teve um aumento de 160% nas sessões ao vivo para 78 mil, com 40% delas em 5G e um aumento de 73% em uso de dados, com 62 TB de transmissões ao vivo. Mais de 20 mil horas de transmissões ao vivo contínuas do Catar foram gravadas. Argentina e Espanha lideraram as paradas com mais dados, sessões e horas de transmissão.
As soluções baseadas em nuvem da LiveU também foram usadas durante o torneio, incluindo a LiveU Matrix para a distribuição econômica em nuvem IP de feeds ao vivo para compradores globais. Permitindo maior eficiência, fluxos de trabalho remotos de produção em nuvem foram implantados, com equipes menores necessárias no local e produção centralizada nos países de origem.
“Esses números, ainda maiores do que o esperado, são o resultado do planejamento e preparação do projeto de vários anos para se preparar para o evento. Vimos a necessidade do mercado de maior uso e suporte e nos preparamos de acordo. As unidades da LiveU puderam ser vistas em todo o Catar, cobrindo as próprias partidas, entrevistas com os jogadores, interação com os torcedores, atmosfera geral e aspectos técnicos dos jogos”, comentou Ronen Artman, vice-presidente de marketing da LiveU.
“O feedback tem sido enorme com os clientes aproveitando as redes 5G/4G dentro e ao redor dos estádios para uma cobertura confiável de qualidade 4K/HD e usando nossos fluxos de trabalho de produção remota (REMI) e distribuição IP para reduzir custos. Nossa equipe de eventos desempenhou um papel fundamental, fornecendo suporte local 24 horas por dia, 7 dias por semana e planos de dados ilimitados de nosso hub de serviços em Doha”, acrescentou.
Martin Pettit, cinegrafista sênior do ITV Good Morning Britain, disse: “Sou cinegrafista fazendo TV ao vivo nos últimos 40 anos, cobrindo toda uma gama de gêneros e transmitindo ao vivo de locais incríveis. A LiveU é a maior e melhor revolução técnica que já experimentei. Nunca foi tão fácil fazer transmissões ao vivo interessantes e informativas. Todas as nossas transmissões para o Good Morning Britain da ITV para toda a nossa cobertura da Copa do Mundo ocorreram sem o menor problema técnico”.
Javier Aybar, CEO e fundador da Madco Broadcast Services vai na mesma linha: “A Madco cobriu a Copa do Mundo com equipamento LiveU para as transmissões das partidas da Seleção Argentina para a Televisão Pública na Argentina. Durante as duas primeiras semanas, o Artear El Trece, um dos mais importantes canais matutinos, fez transmissões diárias de Doha, mostrando tudo o que estava acontecendo. De 20 de novembro a 18 de dezembro, também transmitimos ao vivo diariamente do restaurante 29’s da LaLiga no Kempinski Residences & Suites, Doha. Nossa cobertura ao vivo de Doha incluiu o show realizado por Ciro y Los Persas, uma das bandas mais famosas da Argentina, usando uma solução de produção remota multicâmera sob nosso controle em Madri”.
Aybar acrescentou: “Vale a pena mencionar o apoio que recebemos em todos os momentos da LiveU Espanha e o mesmo com o pessoal da LiveU em Doha. Sem eles não teríamos conseguido cumprir todos os compromissos que tínhamos como produtor”.
Por mais de 15 anos, as soluções da LiveU têm sido usadas para cobrir eventos de alto nível em todo o mundo, incluindo torneios esportivos internacionais, eleições e cúpulas políticas e econômicas.
Site relacionado: https://www.liveu.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube