A Logic assessorou a emissora pública alemã Norddeutscher Rundfunk (NDR) na preparação de um projeto de consultoria relacionado à migração para um ambiente IP e modernização de seu controle central na cidade de Hamburgo. Na principal sala de controle do NDR estão previstos investimentos e medidas de modernização nos próximos anos para prepará-lo para o futuro e substituir a tecnologia que chegou ao fim de seu ciclo de vida.
Uma parte das considerações da Logic diz respeito ao SMPTE ST 2110 que, combinado com o SDN, pode ajudar a agilizar ou simplificar a contribuição NDR e quebrar silos individuais (TV, rádio, online).
A Logic implementou o projeto com a ajuda de seu framework Portal. Dentro da Portal, a Logic usa a unidade Portal.skillset para apoiar as empresas de mídia na implementação de infraestruturas de mídia complexas ou, como no caso da NDR, para realizar projetos de consultoria como parte de um processo de desenvolvimento.
Neste caso particular, a Logic lançou um projeto multifásico que começou por entrevistar e documentar os processos e fluxos de trabalho atuais no NDR e, numa etapa posterior, questionar criticamente o estado atual. Na parte seguinte do projeto, a Logic desenvolveu possíveis novas infraestruturas, tendo em conta as atuais e potenciais funcionalidades futuras. O objetivo e conclusão do projeto de consultoria foi fornecer recomendações para futuras infraestruturas e as estruturas organizacionais necessárias que possam modernizar o NDR a longo prazo.
Um resultado essencial do projeto foi que há apenas valor agregado limitado na migração de áreas individuais, como a sala de controle principal para IP (ST 2110). Todo o potencial da nova tecnologia é realizado quando as empresas não se concentram em áreas como ‘ilhas’ singulares, mas, em vez disso, observam as interfaces ou redes entre as áreas e aplicam mudanças nelas.
Haci Cengiz, consultor de SDN da Logic, explica que “para estimular esse processo e fazer recomendações abrangentes, analisamos longamente as circunstâncias atuais. Precisávamos envolver os funcionários da NDR desde o início para fazer um balanço da situação atual e fazer uma recomendação. Pela nossa experiência, é claro que estes processos de mudança só podem ser bem sucedidos se forem tidas em conta as pessoas que trabalham com as infraestruturas, gerem os fluxos de trabalho e gerem a tecnologia”.
Felix Scheuer, arquiteto de soluções da LOGIC, conclui: “Além das recomendações puramente técnicas e de infraestrutura que faziam parte de nossa consultoria, organizamos workshops, treinamos a equipe da NDR sobre as possibilidades da produção baseada em IP e estabelecemos uma base de conhecimento. Esta base comum de conhecimento sobre as possibilidades de futuras infraestruturas baseadas em IP é, em nossa opinião, essencial para definir objetivos e formular recomendações”.
Site relacionado: https://www.logic.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube