Os monitores ativos The Ones da Genelec protagonizam a reconstrução do histórico Studio 4 do londrino RAK Studios, instalações por onde passaram David Bowie, Pink Floyd, The Smiths, Suzi Quatro, Yes, Depeche Mode, Adele, Opeth, Arctic Monkeys e outros. O RAK Studios vinha tendo discussões criativas e comerciais há algum tempo sobre a construção de um espaço para mixagem de áudio imersiva. O Studio 4 era o candidato ideal para reforma, mas eles não queriam dar o salto até encontrarem um modelo de tecnologia flexível que lhes permitisse alternar entre uma experiência imersiva e uma “experiência estéreo de primeira classe”. Como afirmou Emma Townsend, diretora de estudos da RAK: “Em um projeto como este, ou você faz certo ou não.”
Com base nessa filosofia, o RAK Studios decidiu reconstruir o espaço ao invés de adaptá-lo, processo que fizeram com Level Acoustic Design para o projeto acústico e Studio Creations para a construção. Todas as decisões, como o CEO do RAK, Andy Leese, aponta, foram feitas para a versatilidade: “Queríamos uma sala que pudesse dominar todas as disciplinas, para que você pudesse fazer um Atmos ou mixagem estéreo, ou pudesse usá-lo para uma sessão de redação e colaboração. Queríamos que fosse um lugar realmente agradável para passar o tempo.”
Encontrar a equipe certa para alcançar sua visão levou o RAK a embarcar em um extenso processo de pesquisa. A equipe de engenharia do estúdio passou um tempo em várias salas ouvindo monitores de todas as grandes marcas, antes de chegar à decisão unânime de escolher a Genelec. Andy Bensley, gerente regional de desenvolvimento de negócios da Genelec, detalha como a RAK escolheu as soluções de sua empresa: “Convidamos toda a equipe de engenharia para o nosso Experience Center em Londres. Eles se apaixonaram por algumas das tecnologias inerentes aos Ones: coisas como as características de dispersão muito consistentes e controladas, ampla imagem estéreo e extensão LF dos sistemas de woofer adaptativos W371. Nossa filosofia combinava com a deles em termos de como eles imaginavam trabalhar neste novo formato.”
Genelec no RAK Studios
A solução resultante apresenta nove monitores coaxiais de três vias 8361 nas posições frontal e surround, com três sistemas de woofer W371 que ampliam o desempenho do LCR de baixa frequência. Quatro 8351s servem como canais de altura, com um par de 7380 subwoofers lidando com as funções LF do sistema. Como não poderia deixar de ser, foi utilizado o software GLM para a calibração do sistema principal, cuidando da compensação da resposta em frequência na sala, do atraso da distância e do alinhamento do nível.
Além dos monitores Genelec, o Studio 4 executa o Pro Tools através do Avid MTRX e HDX 3, apresenta a superfície de controle S1, integra um controlador de monitor imersivo Grace Design m908 e a seleção clássica de equipamentos externos que você esperaria do RAK.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube