A Blackmagic Design anunciou que o filme de terror independente “Creeping Death” foi filmado com as câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K. Com ISO nativo duplo e excelente desempenho sob pouca luz, as câmeras foram essenciais para captar as cenas sombrias e assustadoras do thriller sobrenatural ambientado na noite de Halloween.
“Creeping Death” conta a saga de um grupo de amigos que acaba levando as brincadeiras de Halloween longe demais, interrompendo uma tradição sagrada mantida entre os humanos e as deidades de outro mundo conhecidas como Aos Sí. O filme estreou recentemente no FrightFest 2023.
“‘Creeping Death’ é uma história de amadurecimento transformada em um slasher sobrenatural”, descreveu o roteirista e diretor Matt Sampere. “Como a maior parte do filme se passa na noite de Halloween, tivemos que gravar a maioria das cenas à noite e ao ar livre. Às vezes era difícil encontrar fontes de energia estáveis para todo o nosso equipamento de iluminação, o que nos obrigou a trabalhar em condições de pouca luz. O ISO nativo duplo e o excelente desempenho das câmeras em baixa luminosidade garantiram imagens nítidas em praticamente todas as situações.”
“Devido à maior parte das filmagens ocorrer à noite ou em interiores escuros, era fundamental contar com câmeras que se destacassem em condições de pouca luz, especialmente no que se refere à retenção de detalhes nas sombras”, acrescentou o DF Jonathan J. Lee. “Ao usar o segundo ISO nativo de 3200, consegui preservar muitos detalhes das sombras e recuperar com eficiência a maior parte das informações nos realces, com ajuda das configurações do Blackmagic RAW no DaVinci Resolve Studio. O Blackmagic RAW, inclusive, é extremamente eficiente no que diz respeito ao uso de armazenamento.”
As câmeras cinematográficas digitais Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e Pocket Cinema Camera 6K foram as câmeras principais do filme, com a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K utilizada na fotografia da segunda unidade e para rolo B.
“Na maior parte das filmagens, utilizamos a Pocket Cinema Camera 6K com o ISO configurado em 1000 ou 1250 para alcançar a máxima faixa dinâmica tanto nos realces quanto nas sombras, com ajustes ocasionais para 3200 para obter uma exposição melhor em condições de pouca luz. “Usamos a Pocket Cinema Camera 6K Pro exclusivamente nas filmagens com o gimbal, já que podíamos mantê-la leve com os filtros ND internos e ver melhor a composição com a tela articulada”, continuou Lee.
“O Matt tinha uma visão para o filme que demandava muitos movimentos, manobras de câmera criativas e um estilo de filmagem ‘guerrilha’, portanto as Pocket Cinema Cameras eram a escolha perfeita”, explicou Lee. “Eu podia correr e filmar planos complicados sem ficar cansado. O design leve e compacto também nos ajudou, pois podíamos colocá-las em um gimbal, em tripés e até em girafas para serem içadas a três metros de altura.”
“Elas também são muito intuitivas e podem ser operadas por um único operador de câmera, o que foi importante para a nossa equipe pequena. O tempo de inicialização rápido e a confiabilidade inigualável também foram grandes vantagens, especialmente ao filmar na chuva e no frio”, continuou Lee.
O fluxo de trabalho Blackmagic RAW continuou na pós, com o tratamento de cores concluído no software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós de som DaVinci Resolve Studio, o que ajudou os cineastas a manter a consistência, independentemente de onde ou o que estavam filmando.
“Estávamos gravando em diversos ambientes, indo desde espaços apertados até o meio de uma plantação de milho em uma noite fria de outono”, acrescentou Sampere. “As câmeras são compactas e leves o bastante para filmagens em espaços reduzidos, e o excelente desempenho sob pouca luz nos permitiu captar todas as cenas externas sem precisar de muitos equipamentos de iluminação adicionais. No entanto, para mim, uma das grandes vantagens é gravar em uma taxa de quadro off-speed e visualizar a reprodução em câmera lenta na mesma hora, sem ter que esperar pela pós-produção para conferir se um determinado plano de imagem ficou legal.”
Na pré-produção, Sampere e Lee colaboraram com Shaina Holmes, supervisora de VFX da Flying Turtle Post, em preparação para as cenas de efeitos visuais. Após planejar cuidadosamente quais planos assustadores poderiam ser criados com efeitos práticos em vez de efeitos visuais, a equipe estava confiante de que as câmeras conseguiriam captar o material necessário, tanto para a fotografia principal quanto para os plates VFX.
“O roteiro tinha muita ação e elementos sobrenaturais que exigiriam VFX, incluindo nosso monstro, o Aos Sí. Devido ao cronograma de filmagem apertado, tivemos que equilibrar as filmagens práticas com a quantidade de plates adicionais necessários para executar certos efeitos visuais. No entanto, nunca tivemos preocupações em relação às câmeras, pois sabíamos que elas captariam tudo o que precisávamos para criar nosso terror de Halloween”, concluiu Sampere.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2023-11-01 01:41:20 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Longa-metragem de terror Creeping Death filmado com Blackmagic Design”, […]
Comentários fechados.