Home Reportagens LVP fechou 2020 com mais de 56 milhões de telespectadores acumulados

LVP fechou 2020 com mais de 56 milhões de telespectadores acumulados

Por Redação

Apesar das dificuldades do ano, a LVP, maior organização mundial de eSports em espanhol, registrou um crescimento de 43% em termos de telespectadores

A Liga de Videojuegos Profesional (LVP-Mediapro), organização mundial de eSports em espanhol, fechou 2020 com os melhores resultados de audiência em seus quase dez anos de vida. No total, a empresa somou mais de 56 milhões de telespectadores acumulados em 2020, 43% a mais do que foi colhido em 2019, quando esse número chegou a 38,9 milhões.

Nesse sentido, a League of Legends Superliga Orange, a competição de eSports mais importante da Espanha, tem desempenhado um papel fundamental, já que atingiu 9,52 milhões de telespectadores acumulados em suas duas temporadas (primavera e verão), a 47% a mais que no ano anterior. A Orange Super League conseguiu superar a pandemia, levando toda a sua competição para o campo “online”, e conseguiu se conectar com novos públicos.

“Apesar das dificuldades do ano, nos despedimos de 2020 na LVP com os melhores resultados de audiência da história. O saldo é muito positivo, pois a nossa principal competição, a League of Legends Super League Orange, voltou a crescer na casa dos dois dígitos. Além disso, e graças ao apoio da Riot Games, somos uma referência no Valorant, que almeja ser um dos jogos mais importantes do setor nos próximos anos. Em suma, continuamos a liderar o ecossistema de eSports na Espanha”, explica Jordi Soler, CEO da LVP.

Um dos marcos da indústria em 2020 que teve um impacto positivo no LVP é o lançamento do Valorant, o tão esperado atirador da Riot Games. A LVP optou pelo desenvolvimento do ecossistema Valorant em Espanha desde o seu início, com a realização do primeiro torneio do país, o Rei do Beta. Posteriormente, LVP lançou as Copas Genesis, um circuito de torneios abertos em que diferentes jogadores e equipas puderam brilhar e que encerrou com mais de 3,1 milhões de espectadores acumulados.

Recentemente, a LVP também realizou, com o apoio da Riot Games, a primeira competição da história do Wild Rift na Espanha, a versão mobile de League of Legends. A competição, que contou com a participação de seis equipes formadas por jogadores profissionais e criadores de conteúdo, reuniu mais de 250.000 espectadores e foi a primeira etapa competitiva de um jogo chamado a dar muitas horas de entretenimento aos amantes dos eSports.

Em um ano marcado pela pandemia, a LVP voltou-se para a produção de eventos e competições beneficentes como o La ChamPlay Solidaria, evento liderado por Paulo Dybala, jogador argentino da Juventus de Turim, e Diego Schwartzman, tenista argentino. Além disso, a LVP também produziu o Gran Turismo All Star, uma competição de caridade com Carlos Sáinz como protagonista que colocou os melhores pilotos reais e virtuais. Por último, a LVP tem colaborado com a Save the Children ao longo do ano, doando todos os rendimentos obtidos nas subscrições do seu canal principal do Twitch, no valor final de 7.500 euros.

Portugal e Equador, novos mercados
2020 foi um ano de novas associações e projetos, reforçando também todas as estradas já pavimentadas nos anos anteriores. A LVP inaugurou a competição nacional League of Legends no Equador no início do ano, que foi mais uma etapa de sua expansão pela América Latina.

Três anos após o desembarque na região, a LVP não só consolidou a sua influência como organizadora das principais competições nacionais, mas também deu um impulso ao setor com um crescimento significativo de audiência e uma vasta gama de conteúdos. Depois do México, Colômbia, Chile, Peru e Argentina, o Equador já tem sua própria liga nacional League of Legends depois que LVP lançou a Volcano League em fevereiro.

A LVP encontrou na Electronic Arts um parceiro para projetos de relevância nacional e internacional. Nesse sentido, a Electronic Arts (EA) e a LaLiga elegeram mais uma vez a LVP, pelo quarto ano consecutivo, como operadora da eLaLiga Santander, a mais importante competição da FIFA na Espanha que acontecerá no primeiro semestre de 2021. Além disso, a LVP também foi escolhida como operadora da eLaLiga Santander Fan Cup, uma nova competição da FIFA para jogadores amadores de até 16 países diferentes ao redor do mundo.

No cenário internacional, LVP e EA produzem a FIFA Global Series na América do Sul, a competição mais importante do continente e que dá acesso às finais mundiais.

2021, um ano promissor
LVP continuará em 2021 com seu compromisso de desenvolver eSports. Na Espanha, a League of Legends Super League retornará em janeiro com uma divisão de primavera que deverá ser mais disputada do que nunca. Além disso, e entre muitas outras novidades, o casamento entre Valorant e LVP continuará durante o novo ano com a Rising Series, o circuito mais importante do jogo Riot Games na Espanha.

Na América Latina, o LVP se prepara para desfrutar de um dos duelos esportivos mais importantes da América Latina. River Plate e Boca Juniors, os dois clássicos do futebol argentino, se enfrentarão em 2021 com seus respectivos times de League of Legends na Master Flow League da Argentina. O Superclassic, agora no Summoner’s Rift, o mapa do jogo League of Legends.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados