Home Reportagens Makee Studio aposta em eventos virtuais e híbridos com apoio da AJA

Makee Studio aposta em eventos virtuais e híbridos com apoio da AJA

Por Ricardo Batalha

Uma vasta gama de soluções AJA permitiu à empresa taiwanesa Makee Studio posicionar-se como uma referência na área de eventos virtuais e híbridos

A empresa taiwanesa Makee Studio oferece instalações de produção de última geração, tecnologia profissional e talentos experientes para ajudar os clientes a produzir conteúdo de alta qualidade e comunicar melhor as mensagens da marca por meio de mídia audiovisual rica. Seus projetos mais recentes incluem eventos como o Computex Taipei, que a própria empresa filmou e transmitiu ao vivo. Uma vasta gama de soluções AJA permitiu à empresa taiwanesa Makee Studio posicionar-se como uma referência na área de eventos virtuais e híbridos.

As instalações da Makee Studio apresentam áreas VIP para clientes que são separadas da sala de controle principal, uma parede de LED, um palco AR e áreas adicionais designadas para a equipe. Para evitar a confusão de cabos nesses espaços, a equipe da Makee instalou oito caixas montadas na parede que abrigam todo o cabeamento SDI e NDI. Isso permite que a equipe mova câmeras PTZ para filmar em qualquer lugar da instalação e se conecte ao sistema interno conectando-se a cabos SDI.

Os cabos levam a dois roteadores AJA Kumo 16×16 compactos, um dos quais recebe as entradas SDI de entrada e o outro transmite as saídas. Um único painel de controle AJA Kumo CP permite que a equipe monitore, configure e controle ambos os roteadores remotamente ou a partir de um local central. Dentro da sala de controle, Kumo alimenta dois a quatro sinais de entrada em um AJA Ki Pro GO para gravação no formato H.264. Segundo Louis Lu, CEO da Makee Studio, o sistema “oferece a força e a confiabilidade necessárias para capturar conteúdo o dia todo. Enquanto as emissoras típicas podem gravar um programa por uma hora por dia, gravamos de oito a dez horas por dia, o que o Ki Pro GO lida com facilidade”.

AJA FS-HDR
O Makee Studio também conta com o AJA FS-HDR para correção de cores em tempo real e sincronização de quadros entre as fontes da câmera, incluindo sinais remotos trazidos por clientes ou participantes que não podem fotografar no estúdio. Como o estúdio está equipado com uma variedade de câmeras de estúdio e PTZ de diferentes fabricantes, o FS-HDR é fundamental para sincronização de quadros ao vivo e correspondência de cores de cada câmera para criar uma aparência unificada. Além disso, a equipe usa o dispositivo de transmissão e gravação H.264 HELO da AJA para transmissões ao vivo, que oferece desempenho “confiável e estável” nos ambientes de produção em tempo real “mais exigentes”.

Além disso, para ajudar seus clientes a produzir conteúdo visualmente mais atraente, a Makee Studio integrou recentemente uma parede de LED para rolar fundos em tempo real com o Unreal Engine. “Para este fluxo de trabalho, estamos atualmente usando o Io 4K Plus da AJA para inserir o sinal SDI e emitir o sinal HDMI para visualizações ao vivo enquanto configuramos a parede de LED. Vemos as previsões em um monitor externo antes das filmagens, o que economizou muito dinheiro para nossa equipe”, analisou Louis Lu.

Olhando para o futuro, o CEO da Makee Studio espera ver a demanda contínua por eventos híbridos com um componente virtual, mesmo após o levantamento total das restrições da pandemia. As feiras têm registrado um aumento de até 600% no número de participantes de eventos virtuais, devido à maior acessibilidade do público global. “Estamos ajudando as marcas a repensar a maneira como trabalham, oferecendo novas oportunidades de comunicação e conexão com o público-alvo por meio de conteúdo de vídeo de alta qualidade, e as soluções da AJA têm sido fundamentais para tornar isso possível”, concluiu.

Sites relacionados:
https://www.aja.com/
https://makee.net/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados