Home Reportagens Maxim Gorki Theatre de Berlim conta com a tecnologia de áudio Lawo IP

Maxim Gorki Theatre de Berlim conta com a tecnologia de áudio Lawo IP

Por Ricardo Batalha

Fundado em 1952, o Maxim Gorki, que leva o nome do escritor soviético Maxim Gorky, se considera um “teatro urbano contemporâneo em um cenário histórico”

O Maxim Gorki Theatre (MGT) adotou uma nova infraestrutura de áudio, contando com um console de produção Lawo mc²96 no salão principal e um Lawo mc²56, que serve como backup e console remoto para a preparação de novos projetos. O mc²56 também é usado como console de gravação para o estúdio interno do local. Fundado em 1952, o Teatro Maxim Gorki é o menor de Berlim, com 440 lugares, e se considera um “teatro urbano contemporâneo em um cenário histórico”.

Um compacto Nova73 serve como roteador central da instalação, com cinco unidades DALLIS disponíveis como caixas de transporte, duas das quais podem ser usadas móveis em combinação com o mc²56 ou no palco. Outras unidades DALLIS estão localizadas onde a maioria das entradas e saídas é necessária, no poço da orquestra e no porão (Amp-City). As ‘entradas e saídas locais’ na parte traseira dos dois consoles também são usadas na área FOH e no estúdio de gravação.

O chefe do departamento de som e vídeo, Christopher von Nathusius, foi responsável pela modernização da tecnologia de áudio do teatro, juntamente com sua equipe e pelo suporte de planejamento de Gunter Lühder, da Avissplan. Elektroakustik Neuenhagen realizou o trabalho do projeto.

Para Christopher von Nathusius, a confiabilidade foi a consideração mais importante na escolha do novo sistema. “Uma vantagem decisiva do sistema Lawo para nós é que, no caso de uma falha do console FOH no corredor, o console de backup pode assumir um controle relativamente rápido”, observou von Nathusius.

A decisão de ir com Lawo foi baseada principalmente nas extensas opções de personalização para os respectivos usuários. Basta pressionar um botão para alterar todo o gerenciamento de direitos entre o mc²96, o roteador e o mc²56, conforme necessário. Dessa maneira, o console FOH (mc²96) pode, por exemplo, habilitar o console de estúdio (mc²56) para controlar os níveis de ajuste das entradas de microfone usadas na sala.

Outras vantagens incluem a atribuição gratuita dos botões do usuário para acesso rápido às funções mais importantes, o controle da função Next Scene via MIDI, a função Sends to Fader, o agrupamento rápido de canais e o rastreamento fácil de roteiros complexos em um design modular. Apesar desse alto nível de complexidade, os menus de funções inteligentes do sistema permitem que os parâmetros sejam chamados com um mínimo de etapas operacionais. Isso promove uma compreensão intuitiva do princípio funcional e da estrutura do console.

“Quatro equalizadores totalmente paramétricos da Lawo são capazes de fazer o que costumava exigir seis equalizadores”, diz o engenheiro de som Yavuz Akbulut. O colega engenheiro de som Hannes Ziegler compartilha seu entusiasmo: “O acesso rápido a todos os parâmetros via interface do console é notável.”

Sites relacionados:
https://gorki.de/
https://www.lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados