Home Reportagens MBC GROUP adota equipamento Lawo IP no Studio City em Dubai

MBC GROUP adota equipamento Lawo IP no Studio City em Dubai

Por Ricardo Batalha

Além de elevar o nível de qualidade de áudio e poder de processamento, decisão de basear a nova instalação em soluções Lawo nativas de IP foi a flexibilidade

MBC GROUP, empresa de mídia na região do Oriente Médio e Norte da África, recentemente atualizou sua infraestrutura de áudio com equipamento Lawo IP, AES67 / RAVENNA, para suas duas salas de controle e estúdios no Studio City, localizados em Dubai. Além de elevar o nível de qualidade de áudio e poder de processamento, uma consideração importante para a decisão de basear a nova instalação em soluções Lawo nativas de IP foi a flexibilidade, já que qualquer sala de controle precisava ser capaz de servir qualquer um dos andares do estúdio em uma variedade de E / S combinações.

Com base em um esquema de gestão de direitos, esta abordagem excedeu até agora as expectativas iniciais da MBC. Ela envolve dois Consoles de Produção Lawo mc²56 de 48 faders e E / S compartilhada para o sistema em rede IP, configurado como uma combinação de dispositivos A__stage64 e DALLIS Stagebox modulares. A incorporação e desincorporação de áudio em / de feeds de vídeo é realizada com a caixa de ferramentas de vídeo / áudio de 8 canais V__pro8 da Lawo.


Enquanto a maioria dos fluxos de áudio são trocados via AES67 / RAVENNA (IP), outros sinais são recebidos via MADI. Por razões de continuidade em relação ao equipamento de áudio instalado anteriormente, um roteador Nova73 HD fornece uma placa DANTE de 4 portas, permitindo que os engenheiros de áudio do Studio City aproveitem uma variedade de formatos em qualquer combinação autorizada.

O sistema de gerenciamento de direitos do usuário embutido nos consoles Lawo instalados na configuração do Studio City da MBC realmente permite proteger as fontes de áudio “reservadas” por um mc²56, a fim de evitar mudanças inesperadas de configuração do console na outra sala de controle de áudio. O novo sistema é perfeitamente capaz de lidar com streams AoIP de padrões abertos, sinais MADI e até mesmo fontes DANTE – em qualquer combinação e com uma alta contagem de canais.

O suporte de IP nativo oferece uma segunda vantagem importante: permitiu que a Lawo fornecesse treinamento prático remoto da Europa por meio de fader remoto baseado em WAN e controle de tela que complementava um link de vídeo ao vivo para transferência de conhecimento rápida e eficaz quando a pandemia mundial não permitia quaisquer viagens.


Em uma perspectiva mais ampla, a mesma capacidade remota nativa pode ser usada por operadores MBC para controlar caixas de palco no local durante eventos de alto perfil: os engenheiros da MBC agora são perfeitamente capazes de executar suas produções de áudio de suas salas de controle familiares do Studio City. Entre as vantagens que essa abordagem baseada em IP traz está a possibilidade de usar os operadores mais talentosos para produções consecutivas, porque eles não precisam mais se deslocar para o local. Da mesma forma, os flypacks compactos eliminam a necessidade de enviar caminhões OB ou caminhões para eventos no local.

Site relacionado: www.lawo.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.