O Studio PX Anzen foi inaugurado como um estúdio de produção virtual de ponta, equipado com tecnologia Brompton. Criado pela Metaverse Production, a iniciativa colaborativa tem como foco a sustentabilidade na produção avançada de vídeo.
Localizado no Factory Anzen Studio Red, em Tóquio, dentro do Dentsu Creative Cube, o Studio PX Anzen é o primeiro estúdio japonês a implementar uma “calculadora de carbono para produções cinematográficas”. Essa ferramenta mede as emissões de CO₂ ao longo de todo o processo de produção, alinhando-se ao objetivo da Metaverse Production de reduzir gases de efeito estufa e aumentar a eficiência nos processos produtivos.
O sistema de telas de LED do Studio PX Anzen utiliza processadores Brompton 4K Tessera SX40, conhecidos pelo desempenho avançado e pela precisão cromática necessária para produções virtuais. A tela principal do fundo é composta por painéis Ruby 1.5F da ROE Visual, com passo de 1,56 mm, em uma configuração de 12 metros de largura por 4,5 metros de altura, oferecendo resolução ultra-alta de 7.680 por 2.880 pixels. A iluminação ambiental utiliza painéis ROE Visual Carbon3 Mark II (passo de 3,75 mm), instalados no teto, em uma área de 7,2 por 6 metros, e nas laterais, com painéis móveis de 1,8 por 3,6 metros, permitindo uma iluminação adaptável e de alta intensidade.
O fluxo de trabalho de efeitos visuais em câmera é gerenciado por servidores de mídia Disguise vx4+ e servidores de renderização rxII, junto com o sistema de rastreamento de câmera RedSpy 3.0, da stYpe.
A equipe do estúdio também utiliza as funcionalidades mais recentes do software Tessera v3.5, da Brompton, incluindo a tecnologia Dark Time Insertion, baseada no recurso ShutterSync. Essa funcionalidade permite especificar o tempo de escuridão dentro do intervalo do quadro, reduzindo o efeito de desfoque de movimento e melhorando a experiência visual. Outros recursos exclusivos do Tessera empregados no estúdio incluem Red Spy Hidden Markers Integration, Custom Markers, Frame Remapping, ChromaTune e Extended Bit Depth.
Elijah Ebo, diretor de operações da Brompton na região da Ásia-Pacífico, destacou a importância do projeto: “É emocionante ver o Studio PX Anzen se tornar o primeiro estúdio do Japão a adotar a medição precisa das emissões de CO₂ durante a produção de vídeo. O compromisso do estúdio com a sustentabilidade representa um avanço significativo para o futuro do setor, e temos orgulho de que nossa tecnologia de processamento de vídeo LED apoie essas instalações inovadoras”.
Site relacionado: https://www.bromptontech.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube