Home Reportagens Metaverse Production cria estúdio de produção virtual focado na sustentabilidade com soluções Brompton

Metaverse Production cria estúdio de produção virtual focado na sustentabilidade com soluções Brompton

Studio PX Anzen é o primeiro estúdio japonês a implementar uma "calculadora de carbono para produções cinematográficas"

Por Ricardo Batalha

O Studio PX Anzen foi inaugurado como um estúdio de produção virtual de ponta, equipado com tecnologia Brompton. Criado pela Metaverse Production, a iniciativa colaborativa tem como foco a sustentabilidade na produção avançada de vídeo.

Localizado no Factory Anzen Studio Red, em Tóquio, dentro do Dentsu Creative Cube, o Studio PX Anzen é o primeiro estúdio japonês a implementar uma “calculadora de carbono para produções cinematográficas”. Essa ferramenta mede as emissões de CO₂ ao longo de todo o processo de produção, alinhando-se ao objetivo da Metaverse Production de reduzir gases de efeito estufa e aumentar a eficiência nos processos produtivos.

O sistema de telas de LED do Studio PX Anzen utiliza processadores Brompton 4K Tessera SX40, conhecidos pelo desempenho avançado e pela precisão cromática necessária para produções virtuais. A tela principal do fundo é composta por painéis Ruby 1.5F da ROE Visual, com passo de 1,56 mm, em uma configuração de 12 metros de largura por 4,5 metros de altura, oferecendo resolução ultra-alta de 7.680 por 2.880 pixels. A iluminação ambiental utiliza painéis ROE Visual Carbon3 Mark II (passo de 3,75 mm), instalados no teto, em uma área de 7,2 por 6 metros, e nas laterais, com painéis móveis de 1,8 por 3,6 metros, permitindo uma iluminação adaptável e de alta intensidade.

O fluxo de trabalho de efeitos visuais em câmera é gerenciado por servidores de mídia Disguise vx4+ e servidores de renderização rxII, junto com o sistema de rastreamento de câmera RedSpy 3.0, da stYpe.

A equipe do estúdio também utiliza as funcionalidades mais recentes do software Tessera v3.5, da Brompton, incluindo a tecnologia Dark Time Insertion, baseada no recurso ShutterSync. Essa funcionalidade permite especificar o tempo de escuridão dentro do intervalo do quadro, reduzindo o efeito de desfoque de movimento e melhorando a experiência visual. Outros recursos exclusivos do Tessera empregados no estúdio incluem Red Spy Hidden Markers Integration, Custom Markers, Frame Remapping, ChromaTune e Extended Bit Depth.

Elijah Ebo, diretor de operações da Brompton na região da Ásia-Pacífico, destacou a importância do projeto: “É emocionante ver o Studio PX Anzen se tornar o primeiro estúdio do Japão a adotar a medição precisa das emissões de CO₂ durante a produção de vídeo. O compromisso do estúdio com a sustentabilidade representa um avanço significativo para o futuro do setor, e temos orgulho de que nossa tecnologia de processamento de vídeo LED apoie essas instalações inovadoras”.

Site relacionado: https://www.bromptontech.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados