Home Reportagens Mike Aiton confia em equipamento AJA para fluxos de trabalho de vídeo remoto

Mike Aiton confia em equipamento AJA para fluxos de trabalho de vídeo remoto

Por Ricardo Batalha

Engenheiro de som, com mais de 30 anos de experiência, está usando equipamentos AJA, como U-TAP SDI USB 3.0, T-TAP Thunderbolt ou XT Thunderbolt em um ambiente colaborativo

O engenheiro de som inglês Mike Aiton, com mais de 30 anos de experiência em projetos de cinema e televisão, além de mixar e projetar som para clientes da Mikerophonics em seu estúdio em Londres, trabalha remotamente na equipe de soluções da Source Elements, provedor de soluções de colaboração remota de áudio e vídeo em tempo real. Em ambas as funções, usa equipamentos da AJA Video Systems.

Ao construir fluxos de trabalho de colaboração remota, usa e recomenda um dispositivo de captura AJA U-TAP SDI USB 3.0 e, para projetos de mixagem de som e imagem autônomo, um dispositivo de saída AJA T-TAP Thunderbolt SDI e HDMI ou um AJA Io XT Thunderbolt caixa de E / S de áudio e vídeo. Aiton reconhece que “uma lição que aprendi durante a pandemia é que qualquer estresse emocional causado por equipamentos não confiáveis pode custar caro para a experiência geral de todos os participantes. Por isso, adoro usar e recomendar AJA.”

Para Mike Aiton, os equipamentos AJA são fáceis de instalar e configurar. “E funcionam perfeitamente! Basta conectá-lo, instalar as atualizações de software mais recentes e você estará pronto para usar. No caso do U-TAP, além de ser alimentado por barramento, é compatível com MacOS e PCs com Windows, portanto não há driver”, observou.

Para facilitar uma aprovação remota e uma sessão colaborativa de mixagem, seja trabalhando com diretor ou com uma equipe maior, Aiton frequentemente envia uma fonte referenciada do mecanismo de vídeo Avid Pro Tools de seu Io XT para uma tela grande em seu estúdio de mixagem via HDMI. Ele também envia o mesmo sinal via SDI (de uma saída separada no Io XT) para um AJA U-TAP SDI para recapturar o sinal e enviá-lo via USB 3.0 para um computador executando o software Source Elements, Source-Live Pro:Low latency.

Com esta configuração, o diretor, editores ou membros da equipe podem ver e ouvir o trabalho de Mike em imagem de alta qualidade com precisão de quadro digital genlocked, em full 1080 HD a até 60fps, praticamente em tempo real. A baixa latência que a configuração fornece torna mais fácil para o condutor se envolver em todas as conversas importantes ao vivo e, com uma janela de chat de vídeo, todos os participantes podem comentar a mixagem com a maior precisão, sem qualquer atraso na sincronização de áudio ou vídeo.

“Source-Live Pro com U-TAP é uma combinação vencedora, pois não há sobrecarga de CPU ou GPU do computador ao tentar capturar telas ou janelas. Juntos, permitem alcançar os colaboradores virtualmente, com uma experiência que reflete amplamente o mundo real. Meu estúdio se estende a eles, e eles podem vir ao meu estúdio de longe para colaborar interativamente”, explicou. “O U-TAP desempenha um papel importante na facilitação do fluxo de trabalho e adoro que ele não me vincule a um Mac ou PC específico. Hoje tudo tem USB 3.0 para que eu possa conectar o U-TAP e ele é reconhecido como uma fonte legítima de imagem. Então, posso capturar facilmente um stream de mecanismo de vídeo Pro Tools perfeitamente sincronizado digitalmente por meio de um conector BNC em um computador compatível com USB 3.0”, acrescentou.

Entre Chicago, Viena e Melbourne
Aiton recentemente usou este fluxo de trabalho para um projeto de apresentação do Source Elements na conferência AES (Audio Engineering Society). Usando seu AJA U-TAP com Source-Live Pro: Low Latency, ele ajudou a fundir uma gravação de música clássica 5.1 em Chicago, IL, da Vienna Synchron Stage Orchestra, com gráficos animados e dublagens realizadas em Melbourne (AUS). Espalhada por sete cidades ao redor do mundo, a equipe criativa que gerencia o projeto pôde acessar recursos visuais, uma “câmera do diretor” e uma transmissão ao vivo sinfônica em estéreo, tudo por meio do Source-Live Pro: Low latency.

Para gravação de voz, Mike foi capaz de controlar a voz sobre imagem remota em Melbourne usando a solução Source-Connect RTL (Linha de Tempo Remota) da Source Elements e simultaneamente transmitir a imagem, voz e mixagem de música para um estúdio de Chicago para aprovação. O U-TAP SDI da AJA capturou a saída do mecanismo de vídeo Pro Tools do seu Io XT, e a saída foi inserida no Source-Live Pro: Low Latency para transmissão em Chicago quase em tempo real.

“Nesse tipo de ambiente de colaboração remota você não tem controle sobre com qual dispositivo as pessoas estão assistindo a transmissão. Então, evitar qualquer degradação desnecessária de vídeo é crucial, e eu adoro isso no meu equipamento AJA. É sincronizado, tem precisão de quadros, é fácil de usar e simplesmente funciona”, concluiu Aiton.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados