Home Reportagens Ministério das Comunicações terá nova estrutura

Ministério das Comunicações terá nova estrutura

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tomou posse em cerimônia realizada na última segunda-feira (2), na sede do MCom

Por Ricardo Batalha

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tomou posse em cerimônia realizada nesta segunda-feira (2), na sede do MCom, em Brasília (DF). Durante a solenidade para transmissão do cargo, destacou que entre os principais compromissos está ampliar o acesso dos brasileiros à internet, melhorar a conectividade em escolas e recuperar a imagem e credibilidade dos Correios. Juscelino Filho acrescentou, ainda, que atuará para expandir o acesso à tecnologia 5G no Brasil, desburocratizar processos e otimizar o uso de recursos no âmbito setorial.

A solenidade contou com a presença do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende; do vice, Roberto Cervo Melão; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; além de radiodifusores de todo o país e de presidentes de associações estaduais de radiodifusão.

Natural de São Luís (MA), Juscelino Filho é médico especializado em radiologia e diagnóstico por imagem e está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo União Brasil. Em discurso, o novo ministro disse que dedicará esforços para a montagem e implementação de uma agenda positiva para o MCom, que tem “relevância estratégica para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”.

Juscelino Filho acrescentou, ainda, que atuará para expandir o acesso à tecnologia 5G no Brasil, desburocratizar processos e otimizar o uso de recursos no âmbito setorial. “Na telefonia, o tema central é a maximização da incorporação da tecnologia 5G sobretudo a aceleração da expansão do acesso às facilidades e do alcance territorial”, pontuou.

MCom terá nova estrutura
O Ministério das Comunicações (MCom) terá, a partir de 24 de janeiro, uma nova estrutura e a Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (antes chamada de Secretaria de Radiodifusão) terá três departamentos: de Inovação, Regulamentação e Fiscalização; de Redes Privadas; e um departamento de Redes Públicas, Comunitárias e Estatais de Radiodifusão.

Os departamentos de Política Setorial, de Investimento em Infraestrutura e Inovação e de Inclusão Digital compõem a Secretaria de Telecomunicações.
Já a Secretaria de Comunicação Social (Secom) volta a ser vinculada ao Palácio do Planalto e terá status de ministério.

As alterações estão no Decreto nº 11.335 publicado no domingo (1º); confira AQUI.

Foto: Cléverson Oliveira/MCom

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados